Reflexões sobre a gestão condominial



Artigo publicado no dia: 13/08/2018

Por José Maria Braz Pereira - consultor de empresas e condomínios

Seguindo a nova fase, conforme citamos no artigo anterior, vamos abordar o assunto do título, uma vez que administrar (gerenciar) um condomínio é uma tarefa bastante complexa que exige a aquisição de muitos conhecimentos. E para que possam atualizar e ampliar seus saberes, os síndicos contam com este veículo que além de dicas práticas, traz ainda informações sobre métodos administrativos, liderança, seguros, comunicação etc. Enfim, tenham o desafio de adquirir novos hábitos.

Você já parou para pensar a respeito de como se comunica com as outras pessoas? Já buscou analisar quais são os sinais que você emite? É preciso verificar que, geralmente, quando nos comunicamos, estamos atentos em organizar o conteúdo, as nossas ideias e os nossos pensamentos. Nossas ações tornam-se rapidamente um hábito, sobre o qual, muitas vezes, não temos a menor consciência. Mudar um hábito não é tão fácil, mas é preciso ser persistente. Precisamos ter coerência quanto ao que pensamos, falamos e fazemos. Portanto, para melhorar sua capacidade de comunicação e adotar o discurso de líder, é preciso começar. Uma gestão condominial deve ser conduzida com competência, transparência e integridade.

Para que se possa exercer uma gestão condominial com eficiência e ética, com foco em resultados positivos, além de não ter medo dos desafios, é preciso adquirir conhecimentos e enxergar o cargo de síndico com prazer, quer seja síndico voluntário ou profissional. Precisa o síndico, como qualquer gestor, ver o seu cargo como ação impessoal, com as necessidades do condomínio à frente, e não vontades pessoais.

Vamos comentar, então, alguns mitos e verdades que afetam a gestão em geral. "Errar é humano"... Não se pode ligar o erro à pessoa. Embora o trabalho seja uma atividade pessoal, precisamos ver que uma ação refere-se a uma escolha. Uma obra desnecessária ou que não traz o resultado esperado pode ser um motivo para aprendizado. "Caixa de sugestões" não funciona em gestão de condomínio, uma vez que pode ser motivo de afastamento de condôminos das assembleias. Mesmo que sejam dadas sugestões dessa forma, elas precisam e devem ser discutidas em assembleias devidamente convocadas, para que todos os interessados no assunto possam opinar. "Precisamos correr atrás" é um mito porque quem corre atrás não ganha a corrida. Um bom exemplo é a Fórmula 1, onde pilotos ganham por fração de segundos. O gestor precisa ser proativo, daí que a previsão antecede o planejamento. "Ninguém reclamou". Isto é gestão apaga incêndio. É preciso que o gestor faça, periodicamente, um diagnóstico, mantendo-se informado sobre a real situação. "Pautas com muitos assuntos" resultam em assembleias cansativas e sem decisões. Além disso, uma pauta mal elaborada não observa os quóruns exigidos para que as decisões sejam válidas.

Deve o síndico observar que condomínio é uma palavra que indica um direito exercido sobre um mesmo bem por várias pessoas, de forma simultânea. Até o próximo.

Fonte: revista O Síndico edição 27

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