Gestão Condominial: um novo conceito



Artigo publicado no dia: 18/09/2018

Publicado por José Maria Braz Pereira - Consultor de empresas e condomínios

Vamos, a partir deste artigo, falar sobre um novo conceito de gestão condominial. Gerir um condomínio não se equipara a nenhum outro tipo de gestão. Quando falamos em gerenciar qualquer tipo de organização ou até mesmos nossas vidas pessoais, temos que usar técnicas, métodos e sistemas iguais: provisão, previsão, planejamento, organização, coordenação, comando, treinamento e controle, além de criatividade, proatividade, foco e inovação.

Em 1983, na saudosa Livraria Viviane, comprei um livro sobre condomínio e comecei a estudar, o que faço até hoje, frequentando cursos, palestras, encontros. Fui síndico por três mandatos alternados em meu prédio, em prédio residencial e comercial, e em um prédio comercial, além de prestar consultorias e sehttp://www.sindicojf.com.br/jornal.phpr interventor em outros condomínios. Neste mesmo período, passei a colaborar no jornal O Síndico, hoje a revista. 

Quando comecei a participar, como palestrante, de eventos referentes ao Dia do Síndico, senti a necessidade de ter uma visão mais ampla, um estudo profundo, fazendo uma auditoria sobre as ações do síndico, de forma pedagógica. Analisei desde convocação, assembleia, pautas e atas, verificando prestações de contas, realizações de obras e obediência às leis. 

Diante desse estudo, é possível afirmar que a gestão condominial é complexa e não pode ser comparada a nenhuma outra, embora possa parecer, uma vez que é um tipo de gestão.

Existem diferenciais fundamentais entre gerir um condomínio e outros tipos de empresa ou instituição. Isso porque, além da proximidade vivida no dia a dia, as pessoas que compõem o condomínio precisam respeitar umas às outras, cumprindo regras e leis, em uma convivência onde as diferenças se afloram e precisam ser administradas, onde a ética é a teoria e/ou ciência do comportamento moral das pessoas.

Sentimos a necessidade urgente da humanização em grande número de condomínios, entre os condôminos, moradores e prestadores de serviços, mas isso só será possível se aqueles que estão praticando a gestão condominial adotarem um comportamento ético, como prática e desejo de ter um ambiente acolhedor e harmônico, usando, além do exemplo, uma eficiente comunicação.

Nos próximos artigos vamos continuar nossa visão, face ao que constatamos nos condomínios focos de estudos realizados entre 2009 e 2017, quando percebemos a falta de ética, uso exagerado de poder, uso de achismo, falta de foco nas necessidades reais da edificação e desconhecimento sobre o que é patrimônio condominial. 

Até o próximo.

Fonte: revista O Síndico edição 28

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