As administradoras e a necessidade de boas práticas gerenciais



Artigo publicado no dia: 19/12/2019

Por Augusto José Almeida de Souza
augustojose@monhenybr.com

A crescente necessidade de se sobreviver num acirrado mercado competitivo, em todas as atividades empresariais, tem propiciado uma onda muito positiva no sentido do aperfeiçoamento das práticas gerenciais. No setor da administração de condomínios, são visíveis os resultados de boas práticas gerenciais que estão sendo implementadas, o que é demonstrado pelo surgimento de inúmeras micro e pequenas empresas, e pelo fortalecimento das já existentes, uma vez que, com preços praticamente constantes, margens de lucro atrativas do setor somente são possíveis se a redução de custos estiver presente.

O conjunto da maioria das administradoras de condomínio brasileiras oferece o mesmo portfólio de serviços, variando apenas na forma de apresentação de tal portfólio. Há aquelas sofisticadas e outras, nem tanto; há formas de apresentação bastante racionais de serviços e outras, nem tanto, etc.
Mas, como em qualquer outra atividade, sempre é possível se avançar na melhoria da qualidade e da performance na prestação dos serviços, e as administradoras de condomínios não são exceções neste quesito.

Um ponto importante que se verifica é que não há um esforço estratégico das administradoras para trazerem os condôminos à efetiva participação da gestão dos seus condomínios. O foco das administradoras está mais concentrado na sua própria performance gerencial e os aperfeiçoamentos que se tem visto são mais neste sentido.  

Assim, considerando-se: (i) que o portfólio de serviços ofertados pelas administradoras de condomínio é praticamente o mesmo; (ii) que os preços cobrados por estas são quase sempre os mesmos, significando dizer que são inelásticos para cima, em função da acirrada concorrência, e (iii) que é saudável para os condôminos que sempre conheçam bem os serviços que estão contratando, é chegada a hora de melhor interagir com os próprios condôminos, trazendo-os para que melhor entendam a administração condominial do seu prédio, conheçam em detalhes os valores gastos e, no limite, possam até fazer o papel de auditores operacionais, a custo zero para o seu condomínio.

Para se fazer qualquer tipo de análise, é preciso que se comparem coisas 100% idênticas, significando dizer que, no caso das administradoras de condomínios, como já comentado em artigo publicado na edição anterior, todas devem caminhar para uma universalização das rubricas dos balancetes mensais (ou de outra periodicidade), com definições precisas do que significam tais rubricas.

Além do entendimento pleno do que está contido em cada rubrica dos balancetes, a universalização também permitirá que os próprios condôminos possam fazer comparações de receitas e despesas condominiais entre condomínios com características similares aos seus, e até detectando a necessidade de aperfeiçoamentos nos seus condomínios.

Além da questão acima mencionada, as administradoras de condomínios também prestariam um valioso serviço adicional aos condôminos se criassem um relatório com periodicidade de emissão de, no máximo, 6 em 6 meses, com os dados das rubricas já universalizadas dos balancetes naqueles últimos 12 meses, para que possam ser feitas análises das evoluções dos valores, para que se conheçam eventuais distorções, as sazonalidades e outros aspectos que o conjunto dos dados organizado permite conhecer.

As sugestões aqui feitas não acarretarão aumentos de custos às administradoras, muito pelo contrário, vão gerar economias com custos evitados e aumentos de margens de lucro, mantendo-se fixos (exclusive inflação) os preços dos serviços das suas prestações de serviço.

Fonte: revista O Síndico edição 35

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