Artigo traz dicas sobre atendimento, portaria, treinamento e garagem



Artigo publicado no dia: 15/07/2015

PORTARIA

O seguinte fato ocorreu em um prédio no centro de Juiz de Fora: uma senhora da nossa sociedade, após comprar uma vassoura no supermercado para atender a uma instituição de caridade, sendo que a mesma foi devidamente embalada com uma sacola na parte inferior, dirigiu-se ao prédio de uma amiga para visitá-la, como de costume, e já chegando ao elevador foi interpelada de forma indelicada pelo porteiro que mandou que ela se dirigisse ao elevador dos fundos, sem maiores explicações, lhe causando constrangimento.  Não houve reação por parte da ofendida, que assim o fez e seguiu o seu destino. Ao tomar conhecimento desse fato e como recebemos e-mails com diversas queixas sobre o comportamento dos porteiros, estamos querendo mostrar a necessidade de treinamento e reciclagem dos empregados de condomínios, para se obter conhecimento sobre relações interpessoais. Se tal atitude foi em cumprimento do Regimento Interno do prédio, que determina que pessoas com sacolas de supermercados não possam usar o elevador social, esta norma autoritária precisa ser revista principalmente em função da crise energética atual que requer o uso racional dos elevadores. Além de tudo isto, a forma de tratamento do porteiro poderia ser enquadrada na lei Maria da Penha ou no Estatuto do Idoso, etc., acarretando ao condomínio o ônus por danos aos envolvidos.

TREINAMENTO

 O relato acima caracteriza a necessidade de treinamento e reciclagem para todos os empregados de todos os níveis de ocupações tal como o de Porteiro que consta da CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) organizada pelo Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho. Como exemplo, citamos a CBO 5-51.25 – PORTEIRO DE EDIFÍCIO, onde consta suas tarefas típicas e correlatas:  “Executar serviços de vigilância e recepção em portaria de edifício de apartamentos, comerciais ou outros, baseando-se em regras de conduta pré-determinadas, para assegurar a ordem no prédio e a segurança dos seus ocupantes.” Portanto, os porteiros precisam ser treinados, além de serem recrutados dentro do perfil necessário para a sua ocupação.  Lembramos sempre de que a aquisição de novos conhecimentos leva-nos a desenvolvermos nossas habilidades e termos atitudes positivas em defesa do condomínio. O treinamento é considerado um método de Educação e como tal é visto como um processo contínuo que obedece a normas pedagógicas com objetivos gerais e específicos, onde as tarefas são vistas com suas características de aplicação. É importante salientar que há a necessidade de se treinar não somente os porteiros, mas também todos de outras ocupações, principalmente os síndicos que estão à frente da missão de gerir em nome de outros condôminos. Lidar com o cotidiano dos condomínios está deixando de ser uma atividade para amadores, prova disso é a oferta dos cursos voltados para a qualificação e a reciclagem no ramo de administradores imobiliários, com leis e tecnologias cada vez mais complexas, aumentando os desafios dos síndicos.

GARAGEM

 As faixas nos estacionamentos das garagens devem ser pintadas regularmente de modo a evitar que os condutores parem seus carros nos espaços destinados a outros veículos. Se um condômino, mesmo sabendo dos limites entre uma vaga e outra, insiste em invadir o espaço da outra vaga, talvez seja a hora de adverti-lo.
Até o próximo e lembrem-se do DIA DO SÍNDICO EM NOVEMBRO...

Por José Maria Braz Pereira - Consultor de Condomínios

Fonte: revista O Síndico - edição 08

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