Mercado de Juiz de Fora exige cada vez mais profissionais qualificadosNotícia publicada no dia: 22/09/2017
Curso de Síndico Profissional e Administração de Condomínios
Mercado exige cada vez mais profissionais qualificados
De empreendimentos grandiosos a condomínios com pouquíssimas unidades, muitos edifícios e associações vivem momentos de preocupação com relação à gestão condominial. A falta de tempo, de conhecimento ou até de interesse por parte dos moradores para ocupar a vaga de síndico coloca em risco a sobrevivência do condomínio. A grande saída pode ser a contratação de um síndico profissional que garanta eficiência e isenção no processo de gestão atuando de forma competente e adequada aos interesses maiores do condomínio.
Foi pensando nesta realidade, vivenciada diariamente por milhares de pessoas em todo o país e cada vez mais presente em Juiz de Fora, que a Lógica Comunicação, a revista O Síndico e a Shadai Consultoria, empresa de São Paulo, se uniram para trazer à cidade, pela terceira vez, o Curso de Síndico Profissional e Administração de Condomínios, no final do mês de agosto. Com patrocínio dos parceiros Sindicomércio, 676 Administradora de Condomínios, Casa das Bombas JF, Alterdata Software e Imperial Hotel, o curso que teve duração de três dias, reuniu profissionais de diversas partes da cidade e de diferentes áreas como advogados, corretores de imóveis, contadores, analistas de sistema, engenheiros e administradores.
Ministradas pelo presidente da Confederação Nacional dos Síndicos do Brasil (Conasi), professor Sérgio Craveiro, atualmente o maior multiplicador da atividade de síndico profissional no país, as aulas abordaram temáticas variadas sempre aliadas a exemplos práticos. Entre os assuntos, a importância do conhecimento profundo sobre a Lei de Condomínio- a Lei 4591 e também o Código Civil.
Segundo Sérgio, Juiz de Fora está tomando consciência de que o síndico profissional é uma nova realidade, e por estar neste período inicial, vive uma fase embrionária. “Nossa missão neste curso é envolver o pessoal com o que diz a legislação, e as regras válidas para condomínios. Mercado não falta, porque Juiz de Fora é uma cidade em crescimento, de grande importância não só para o estado, mas para o país. A cidade possui muitos condomínios, alguns com centenas de unidades, outros bem pequenos, mas todos precisam de um bom síndico. O curso é bem prático, discutimos aqui o que vivenciam. Vamos retornar pessoas mais capacitadas para atuar no mercado” finalizou.
Depoimentos
“O conteúdo do curso foi muito interessante, com exemplo de vivência bem realistas. Aprendi sobre os pilares que sustentam a gestão: a organização financeira, operacional e de pessoas. Tive uma visão bem profissional sobre a gestão de condomínios.”
Ramon Dias, gestor de Recursos Humanos e consultor, representante da Federação de Loteamentos da Cidade Alta (FALCA)
“Sou síndico há seis anos e esperava por um curso dessa qualidade desde o início. As aulas mostraram o caminho certo da profissionalização dessa função de síndico, cada vez mais necessária.”
Dilson de Souza Mattos, empresário e síndico do Edifício Dédalo, na rua Mamoré, no São Mateus.
“Vi este curso como um divisor de águas em termos de conhecimento que eu precisava para ter respaldo para a tomada de decisões. Esse curso agrega valor porque trouxe um profissional que tem um grande conhecimento de mercado.”
Lívia Ferreira Goyatá Lopes, advogada e síndica profissional de 4 condomínios
Fonte: revista O Síndico edição 22.