Para celebrar a data, síndicos apontam as dores e alegrias trazidas pela funçãoNotícia publicada no dia: 21/11/2018
O dia do síndico, comemorado em 30 de novembro, está chegando. Uma forma de homenageá-los foi ouvir alguns representantes dessa categoria, a fim de saber quais são as dificuldades e desafios e também as alegrias de exercer essa função.
Com orgulho, por sermos um veículo de comunicação dedicado, inclusive, a assuntos e ações que estão diretamente ligadas a esses profissionais, aproveitamos para parabenizá-los, desejando sucesso e êxito quanto ao bem comum.
“Estou síndico há quase um ano. Antes disso, percebia que não havia muita abertura ao diálogo com os moradores, e sentia que podia ajudar. Para mim, ser síndico é como governar. Tento inovar com as redes sociais, que facilitam a comunicação. Além disso, como policial militar, tento auxiliar na segurança, apontando ações contra possíveis furtos e arrombamentos.”
Tiago Dornelles, síndico do Edifício Acapulco, no bairro Alto dos Passos
“Ser síndico não é tarefa fácil. O síndico deve demonstrar conhecimento sobre o condomínio e suas necessidades, além de ter noções básicas de administração geral, empatia e tolerância para lidar com os moradores. Aquela figura carrancuda e autoritária ficou no passado, com isso, está se tornando mais comum a contratação do síndico profissional. Ser síndica sem ser moradora permite uma visão diferenciada, sendo mais fácil apontar os erros e apresentar soluções aos moradores.”
Grasielle de Oliveira Mota, administradora de condomínios há 22 anos e síndica profissional
“Sou síndica aqui há 12 anos. Cheguei a esse prédio para trabalhar em sala comercial. Via problemas sérios que me incomodavam, e queria mudar, contribuindo com melhorias. Comecei no Conselho Fiscal e acabei assumindo como síndica. Costumo dizer que minha grande missão nesse condomínio foi moralizar. Minha primeira ação foi instalar interfone. De lá para cá, foram várias ações e melhorias, como instalação de câmeras, pintura, reforma dos telhados etc.”
Anna Mary Dutra Gotelipe, síndica do Edifício Sangiorgi
“Ser síndico é colocar o bem comum acima dos interesses pessoais dos indivíduos. Criamos um grupo de Whatsapp e, por meio dele, colhemos críticas, elogios e sugestões, mantendo os condôminos informados quanto aos problemas e soluções. O maior desafio é que todos aceitem seguir na mesma direção, visando o melhor para a comunidade.”
Geraldo Sérgio, síndico da Associação de Moradores do Bairro Jardim L’Ermitage
Uma outra forma de comemorar a data é realizar mais uma edição, a nona, do Dia do Síndico. O evento será realizado no dia 8 de dezembro, no Hotel Green Hill, de 13 às 17h, contando com atividades que propõem confraternização e interação entre os participantes.
OBS: AS INSCRIÇÕES PARA O 9º DIA DO SINDICO ENCERRARAM EM 27/11/18. AS VAGAS ESGOTARAM. SOMENTE SERÁ PERMITIDA A ENTRADA NO EVENTO DAS PESSOAS QUE SE INSCREVERAM PELO SITE OU TELEFONE.
Fonte: revista O Síndico edição 29