Neste espaço, você confere as dúvidas dos usuários do portal SINDICOJF respondidas pela Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. Confira todas as perguntas e respostas cadastradas ou faça uma busca para localizar o tema desejado. Quer enviar uma pergunta, clique aqui!

Busca:
Histórico de dúvidas:
« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17 18 19 20 21 22 próximo »

Eli da Silva Vilela

Gostaria de saber se é responsabilidade do condomínio arcar com os prejuízos causados por um vazamento na prumada do prédio que danificou a rede telefônica de duas unidades?
 

 Eli, se o vazamento

1.    pertence às prumadas centrais de distribuição de água, a responsabilidade é do condomínio.

1.    Se o vazamento pertence aos ramais de serviço do apartamento ou da unidade comercial, no caso de prédios comerciais, a responsabilidade é do proprietário.

1.    A responsabilidade somente será do locatário se o contrato de aluguel mencionar essa responsabilidade de manutenção para este.

Portanto, é necessário verificar de onde vem o vazamento.

Para qualquer orientação complementar, estamos à inteira disposição. Abraços, Adresse Administradora - 3215-2854  - adresse.adm@hotmail.com

Eli da Silva Vilela

Quanto o condomínio pode cobrar de multa e juros por atraso no pagamento da cota condominial?
 

Eli,o Código Civil prevê assim: multa de 2% (aplicada apenas uma vez) e juros legais de 1% ao mês, ou outra taxa convencionada. Há prédios com convenções que estipulam juros maiores, já que o Código Civil permite (desde que não seja considerado abusivo). Mas a multa não pode ser diferente da legal, ou seja, apenas 2% e aplicada apenas uma vez. Para qualquer orientação complementar, estamos à inteira disposição. Abraços, Adresse Administradora - 3215-2854  - adresse.adm@hotmail.com
 

Carlos

Tenho um imóvel com aluguel SEM garantia (fiador).  O inquilino está inadimplente. Gostaria de saber: Como obter a ordem de despejo, caso necessite.

Carlos, com a nova lei do inquilinato, o inquilino que atrasar o pagamento do aluguel em um dia pode ter que deixar o imóvel no prazo de um mês. Se pagar em até 15 dias após a ação de despejo, ele ainda se livra da execução. Se não consegue uma negociação objetiva com o inquilino, entre com uma ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança ajuizada no Juizado Especial, desde que o valor a ser cobrado seja inferior a 40 salários mínimos. Se superior, terá de mover uma ação na vara cível. Vá até a Procuradoria  (no Fórum)  e oriente-se. Tenho certeza que obterá bons resultados. Para qualquer orientação complementar, estamos à inteira disposição. Abraços, Adresse Administradora - 3215-2854  - adresse.adm@hotmail.com

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17 18 19 20 21 22 próximo »
 
Página Inicial | Anuncie Aqui | Notícias | Currículos | Revista O Síndico | Índices | Contato
Síndico JF © 2014 Desenvolvimento: