Neste espaço, você confere as dúvidas dos usuários do portal SINDICOJF respondidas pela Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. Confira todas as perguntas e respostas cadastradas ou faça uma busca para localizar o tema desejado. Quer enviar uma pergunta, clique aqui!

Busca:
Histórico de dúvidas:
« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 [18] 19 20 21 22 próximo »

Solange Santos
Fundo de reserva

Qual o percentual do fundo de reserva que o síndico pode lançar mão, sem consultar os demais condôminos, tendo em vista que a convenção do condomínio é omissa a esse item?

A principal destinação do fundo de reserva é atender aos gastos emergenciais não previstos no orçamento ordinário, garantindo a continuidade do funcionamento dos equipamentos do edifício e ainda formar recursos para viabilizar as grandes reformas das partes comuns do bem em condomínio. A assembléia tem poderes para destinar o fundo de reserva para realização de melhorias como nova pintura predial, compra de móveis, ou até mesmo para saldar gastos com despesas ordinárias. Já o síndico sozinho apenas pode decidir sobre o uso do fundo em casos de situações emergenciais. 

Solange Santos
Procuração

Qual o prazo normal de validade das procurações ou elas devem ser específicas para cada reunião?

Depende daquilo que estiver especificado na procuração, se está estipulada uma data de validade ou não, valendo assim por prazo indeterminado.  

Solange Santos
Procuração / eleição

Procuração para participar de reunião para a eleição de um novo síndico, deve trazer no seu bojo essa mesma especificidade?

Se o texto da procuração for genérico, servirá para qualquer objeto, mas se o condômino quiser especificar sua finalidade, ele poderá fazê-lo. 

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 [18] 19 20 21 22 próximo »
 
Página Inicial | Anuncie Aqui | Notícias | Currículos | Revista O Síndico | Índices | Contato
Síndico JF © 2014 Desenvolvimento: