Neste espaço, você confere as dúvidas dos usuários do portal SINDICOJF respondidas pela Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. Confira todas as perguntas e respostas cadastradas ou faça uma busca para localizar o tema desejado. Quer enviar uma pergunta, clique aqui!

Busca:
Histórico de dúvidas:
« anterior 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 próximo »

 A convenção do meu bloco diz que o síndico deve exercer suas atividades gratuitamente, ficando isento apenas da taxa de condomínio, mas há 6 anos atrás a síndica aprovou um pró-labore com "data retroativa" em Assembleia usando procurações, pois a mesma já a recebia sem aprovação em Assembleia, gostaria de saber se isso pode ser feito e pode ser decidido e aprovado em Assembleia com a data retroativa do tempo que ela já recebia, mesmo que a convenção diz que os serviços do síndico deve ser sem remuneração. Existe alguma maneira de anular esse pro labore (essa decisão) e pedir esse dinheiro de volta aos condôminos, mesmo que já tenham se passado 6 anos? Pois a mesma se beneficia até hoje desse benefício.
 

Prezada Nídia, o pró-labore do síndico deve estar previsto na convenção de condomínios, como não está previsto e a retirada vem sendo realizada de maneira arbitrária, o correto é solicitar uma assembléia para discussão do assunto para regularizar a questão com aprovação de 2/3 dos proprietários do edifício, uma vez que haverá modificação em cláusula da convenção, caso contrário o poder judiciário poderá ser acionado com a propositura de uma ação judicial para que a síndica devolva o valor recebido sem autorização.

 

Quem respondeu sua dúvida foi Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. O telefone é (32) 3212-7695 / 8866-5551 /8866-5549
 

1 - Eu assino o cheque ou a administradora?
2 - Se for assinar, ficarei "presa", ou seja, no momento não trabalho. E se eu começar a trabalhar?
3 - Não tenho desconfiança dela (até agora), mas como devo controlar todos os cheques emitidos?
4 - Se um cheque for anulado, como vou saber e ter certeza disso?
5 - Se tiver alguma orientação a acrescentar, já que estou sendo síndica pela primeira vez, será muito bom.
 

Prezada Suely:

Analisando os seus questionamentos temos a esclarecer o seguinte: Os cheques deverão ser assinados conforme a determinação da ata da assembléia, desta forma, se na ata estiver relatado que a administradora responderá pela assinatura dos cheques perante a instituição financeira será responsabilidade da empresa, caso contrário a responsabilidade pela assinatura dos cheques será do síndico. Caso tenha dificuldades em assinar os cheques quando começar a trabalhar fora, sugiro que verifique com a administradora um sistema de malote com a possibilidade da empresa te enviar os cheques para pagamento das contas com antecedência. Os cheques podem ser controlados através da cópia de cheque, desta maneira, quando houver a emissão do cheque, você terá como confirmar através da cópia, além disso você pode conferir pelo extrato da conta corrente que terá acesso.

Quem respondeu foi Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. Nosso telefone de contato é (32) 3214-6070 ou 3212-7695.

jose geraldo

Após ajuizar ação de cobrança contra uma moradora ela efetuou depósito das cotas atrasadas, na conta particular do síndico. antes ela foi informada que poderia realizar o pagamento ao advogado responsável. Fez essa ação para fugir do pagamento da despesas iniciais com custas judiciais e honorario do advogado. Como ela não compareceu à primeira audiencia, ficou marcada outra para janeiro. Pretendemos manter a ação para receber as despesas já ocorrida, porque a convenção diz que essas despesas deverão ser somadas à divida do responsável.Estamos corretos?

Prezado Sr.  José Geraldo, a atitude do condomínio está correta, pode ficar tranquilo, pois caso ela não compareça à próxima audiência, o processo correrá a revelia, ou seja, o senhor poderá apresentar os valores já quitados e o restante da dívida como multa, juros, custas correrão por conta da ré que assumirá como verdade os fatos narrados na petição inicial. Esperamos ter esclarecido sua dúvida. Quem respondeu foi Impacto Contabilidade e Administração de Condomínios. O telefone é (32) 3212-7695 / 8866-5551 /8866-5549

« anterior 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 próximo »
 
Página Inicial | Anuncie Aqui | Notícias | Currículos | Revista O Síndico | Índices | Contato
Síndico JF © 2014 Desenvolvimento: