13ª edição do Dia do Síndico conquista pela qualidade

08 mar | 16 minutos de leitura
O 13º Dia do Síndico reuniu, pela primeira vez em um evento, representantes das administradoras de condomínios que integram a AACONDO|JF

EVENTO APOSTOU EM FORMATO MODERNO, COM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS AOS PARTICIPANTES


O que já era muito bom, ficou ainda melhor. Esse foi um sentimento compartilhado entre os participantes da 13ª edição do Dia do Síndico, realizada no dia primeiro de dezembro de 2022. Tendo como lema #vivaonovo, além das palestras com renomados profissionais e do aguardado coquetel, a noite no belo Espaço Conectar, localizado no quinto andar do Moinho, apresentou uma série de novidades que elevaram o patamar do evento para um nível ainda melhor do que das edições anteriores.

Confraternização e interação foram um dos pontos altos do evento

Idealizadora do evento, a editora da revista O Síndico JF e CEO do SíndicoJF Mídias Digitais, Andrea Castilho atribuiu às novas parcerias e à adesão das empresas o salto de qualidade observado. Além disso, uma mudança no conceito proporcionou que o Dia do Síndico de 2023 tivesse um formato moderno, típico do pós-pandemia e à altura dos grandes eventos nacionais.

Coquetel contou com peças da Oriente Sushi

“Tivemos a adesão dos patrocinadores e dos apoiadores, todo mundo tentando trazer o que tinha de melhor. E a programação atraiu a atenção, inclusive de pessoas de fora. Tentamos fazer não só um evento de palestras e de coquetel, mas que trouxesse experiências novas e rompesse modelos, padrões. E, devido aos anos sem evento em razão da pandemia, tivemos uma procura maior por inscrições nesta edição, já que as pessoas estavam carentes de se encontrar pessoalmente. Deu super certo”, avalia Andrea.

Márcia Montalvão veio do Rio de Janeiro para palestrar e empoglou o público

A organização da 13ª Edição do Dia do Síndico foi dividida com a CEO da Mundi Service, Daniele Duque. Em sua fala durante o evento, ela destacou que “tudo aqui foi feito com muito carinho. Movemos mundos e fundos”. Ela também destacou que o evento vai ficar na história porque trouxe muita coisa nova para diferenciar e agregar valor. “Só tenho a agradecer a oportunidade de ter feito parte da idealização e organização deste evento e a todos que acreditaram e apostaram em nós. Espero que os próximos surpreendam ainda mais”, comenta.

No palco, diante de uma arquibancada repleta de síndicos, profissionais de administradoras, e empresários, palestrantes qualificados apresentavam tendências para o mercado e dicas para melhorar a gestão condominial. Na parte superior do Espaço Conectar, os estandes dos patrocinadores chamavam a atenção pela qualidade. A recém-criada Associação das Administradoras de Condomínios de Juiz de Fora e Região (AACONDOJF) montou um espaço instagramável, já a Porter JF proporcionou uma experiência de metaverso. O novo também na arte, com a Artwall Galeria Virtual. Na gastronomia, comida japonesa com peças da Oriente Sushi e chope do MR. Tugas. E brindes, diversos brindes para os participantes.

Andrea Castilho e Daniele Duque festejam o sucesso do evento

Um tour pelos estandes dos patrocinadores

Juiz de Fora, 1º de dezembro de 2022, 18h. Imagine que você está chegando ao Moinho, aperta o número 5 do elevador e chega ao Espaço Conectar. O primeiro estande que encontraria seria o da Porter JF, empresa com atuação em portaria remota. O CEO Roberto Kamil foi um dos cinco palestrantes da noite e contribuiu com a organização ao ajudar na criação de um novo conceito para o Dia do Síndico.

Participantes avaliaram positivamente o evento

“Por que a gente fala do novo? Hoje, um sistema de gestão de acesso bem eficaz, funcional, e temos tecnologia disponível para isso, traz uma série de recursos para o condomínio. Melhoria no processo, melhoria nos serviços, assistência técnica 24 horas. Quando a gente fala de Viva o Novo, é porque é um modelo que já existe e que é inevitável as pessoas terem. Então, esse evento vem tentar fazer essa mudança de mindset nas pessoas, nos síndicos, para entenderem que as tecnologias estão aí para ajudar, auxiliar, acrescentar”, explicou Kamil.

Outro estande logo na entrada do evento foi o da Wagon Seguros. O diretor executivo e proprietário Wagner A. de Paula elogiou o evento, destacando que é importante para a profissionalização do setor. Ele agradeceu a oportunidade de estar conscientizando síndicos e administradoras sobre os cuidados na hora de contratar seguro para o condomínio.

Síndicos, administradores e empresários se reuniram no Espaço Conectar do Moinho

“O seguro é obrigatório e todo condomínio tem que ter. É nossa função fazer um trabalho de consultoria para que o prédio tenha a melhor proteção com o melhor custo e benefício. E com uma estrutura por trás disso. Fazemos a atuação em tudo: desde a venda até atendimento de sinistro e renovação. Tudo é feito com a gente”, destacou Wagner.

Ao lado da Wagon estava o estande da LLZ Garantidora. O CEO da empresa, Zener Costa, também foi um dos palestrantes da noite e abordou a importância dos recursos financeiros para os condomínios. Ao atender a equipe da revista O Síndico JF, ele explicou como é o funcionamento de uma garantidora.

LLZ Garantidora trouxe a equipe de Belo Horizonte para expor no evento

“O que a gente faz é acabar com inadimplência e problemas de fluxo de caixa. Depositamos para o condomínio o valor da receita total, independentemente se os condôminos pagarem ou não em dia as taxas condominiais. Fazemos também a compra da carteira de inadimplência histórica do condomínio, acumulada ao longo dos anos, para acabar com esse problema de fluxo de caixa passado que o condomínio teve. E, da contratação em diante, não terá mais esse problema. Esse é o principal serviço da LLZ: levar tranquilidade, simplificar a gestão dos condomínios por meio de uma gestão financeira sem problemas de fluxo de caixa, sem problemas de inadimplência, com tranquilidade e estabilidade financeira”, expôs Zener.

No estande da Minas Brasil, a equipe da empresa apresentava os serviços nas áreas de segurança, portaria e facilities, englobando zeladoria, limpeza, jardinagem e recepção. De acordo com o diretor Nil Evangelista, o foco é trabalhar na capacitação e valorização do colaborador, bem como em um relacionamento estreito com síndicos e condôminos, mediado pela tecnologia. Eles avaliam tanto os serviços de um colaborador específico quanto da própria empresa, fornecendo dados importantes para assegurar a qualidade.

A Porter proporcionou a experiência do metaverso em seu estande

“Os moradores têm acesso, por QR Code, em tempo real, on-line, para fazer uma avaliação da limpeza, da portaria, da segurança. Acompanhamos em tempo real, no nosso escritório, esse gráfico de atuação no nosso segmento para saber se estamos alcançando uma margem positiva – de 95% para cima. Inferior a 95%, estaremos tratando esses problemas de forma presencial para não deixar nada a desejar”, relatou. Por outro lado, quando um colaborador é bem avaliado pelo condomínio, concorre a uma gratificação.

Wagon apresentou os cuidados na contratação do seguro condominial

Um dos estandes que mais chamou a atenção do público presente foi do Market4U, uma demonstração de um minimercado autônomo. De acordo com a gerente comercial Anastácia Lélis, trata-se da maior rede de mercados autônomos de América Latina, o que possibilita a negociação em larga escala, possibilitando preços bem competitivos junto aos consumidores.

“Somos um mercado que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, dentro de condomínios, empresas, de estabelecimentos comerciais como um todo. Nós montamos um ponto de venda dentro desses lugares com todas as mercadorias, e a compra é feita pelo nosso aplicativo, tanto presencial, com a leitura de QR Code, ou fora do ponto de venda. Você pode selecionar os produtos, chegar no ponto de venda e só finalizar a compra. É muito prático”, explica Anastácia, acrescentando que o app tem ainda outras funcionalidades como classificados e rede social.

Market4u mostrou como funciona um minimercado na prática

Continuando o passeio pelos estantes, a Munditemper, empresa com 13 anos de mercado, apresentou um mostruário com soluções no segmento de vidros temperados, espelhos e boxes. “A importância de estar presente em um evento como esse é aproximar nosso mix de produtos de um nicho de mercado que, muitas vezes, está carente de produtos de qualidade, autenticados. Então, estar nesse evento, para nós, é muito importante por essa aproximação, que vai nos fortalecer na expansão dos nossos serviços”, disse William Duque, sócio-proprietário da Manditemper.

Munditemper expôs boxes, vidros e espelhos

Também patrocinadora do evento, a proprietária da Jet Clean Conservadora, Daniela Cantarino era só elogios. “Como proprietária da Jet Clean, encontrei aqui com mais de dez clientes da empresa que são síndicos, todos eles gostaram. Foi um evento em que a gente pôde encontrar com pessoas parceiras, de administradoras, para conversar, trocar ideias, além de entrar em contato com esses clientes nossos e futuros clientes. Esse momento foi muito bacana. Escutei de várias pessoas: ‘poderia sempre ter isso, sempre ter mais. Uma vez por ano é pouco’. Então é muito gratificante para a gente”, afirmou.

Minas Brasil apresentou serviços de segurança e facilities

Palestrantes reconhecidos nacionalmente

Além de Roberto Kamil e Zener Costa, outros três palestrantes enriqueceram a noite com conteúdos ricos. O síndico profissional Nélio Arantes, que veio de Uberlândia, teve a responsabilidade de abrir a programação ao apresentar “Dez dicas para uma gestão de sucesso”. “Tentei trazer algo que fugisse um pouco à vida do condomínio no sentido de manutenções, financeiro, problemas. O que eu resumo é que o síndico precisa conhecer as pessoas para conhecer as necessidades delas, trazer isso para dentro das regras do condomínio e executar. Esse é o papel e o desafio do síndico: ouvir para poder fazer”, relatou, para depois acrescentar: “Esses eventos são muito bacanas porque fazem a conexão dos síndicos. A gente passa a falar a mesma língua, ter o mesmo direcionamento, verificar o que o mercado está oferecendo, e mostrar, principalmente, que somos unidos e precisamos estar unidos para poder crescer.”

Odirley Rocha apresentou o futuro do mercado condominial

Do Rio de Janeiro (RJ) veio a palestrante Márcia Montalvão, síndica profissional com ampla atuação no segmento condominial. Especializada em Gestão e Administração de Condomínios, ela abordou o tema “Gestão de Condomínios na Prática”. “Esse tipo de evento proporciona às pessoas que participam um incentivo para que busquem maior conhecimento para completar as competências para desenvolver a sindicatura. A mensagem que eu quis trazer hoje é que as pessoas precisam sair da zona de conforto, se unir e buscar maior qualificação e ética no exercício da sindicatura. Isso só vai acontecer quando se unirem para o bem, para moralizar essa área”, afirmou. Sobre a importância do evento, destacou que “quando a gente coloca palestrantes aqui, o síndico sai do dia a dia dele e amplia seu horizonte. Vê que tem outros tipos de gestão, que tem pessoas falando de outras coisas que, muitas vezes, ele não sabe. Isso alerta, instiga a procurar saber. Tudo isso é para se aprimorar, para melhorar a qualidade do desempenho da sindicatura.”

Nélio Arantes veio de Uberlândia para palestrar

Quem fechou a noite em grande estilo foi o palestrante Odirley Rocha, vindo de Florianópolis (SC). Estudioso de inovação e do futuro condominial, sua palestra teve como tema “O morador 5.0 – O futuro chegou! Você está preparado?” e despertou a atenção do público presente. “A mensagem foi que a evolução da tecnologia não vai parar. Citei vários exemplos – hoje nós somos as redes sociais, somos o Instagram, chegou o Metaverso, usamos o Waze, aplicativos de localização. A tecnologia evoluiu. E o mercado condominial vai parar? Não, ele vai evoluir também. Então eu mostrei dezenas insights que os síndicos e as administradoras têm que enxergar para o futuro. Em 2024, se as administradoras e os síndicos mantiverem o que estão fazendo hoje, eles estarão fora do mercado. Então, eles têm que se reinventar. Os sinais que apresentei aqui já estão sendo dados no mercado condominial. Espero que o juiz-forano possa ter enxergado”, destacou Odirley.

Zener Costa falou sobre recursos financeiros

Uma nova fase para as administradoras da cidade

A 13ª edição do Dia do Síndico também serviu para a apresentação da AACONDOJF, criada em 2022. Durante a programação do evento, a presidente da associação, Elisângela Nogueira, destacou que “objetivamos realmente melhorar o mercado condominial, trazendo serviços de qualidade para os síndicos e condomínios da cidade. É a união para fazer a diferença. Era difícil imaginar que essa turma aqui estaria unida, que a gente se sentaria em uma mesa para discutir sobre condomínio e tomar um café. Acho que o mercado não imaginava que isso iria acontecer. Somos concorrentes, mas estamos buscando uma concorrência leal dentro do mercado de Juiz de Fora e região”, expôs, fazendo um reconhecimento especial: “A gente lança a AACONDOJF neste evento, e a Andrea [Castilho] foi muito importante para fazer essa união. Já era uma vontade antiga, mas a Andrea foi peça fundamental para que isso acontecesse. E hoje todo mundo é amigo, todo mundo junto. Graças a você, Andrea.”

Síndicos ganharam brindes dos patrocinadores

Também uma das fundadoras e vice-presidente da AACONDOJF, Silayne Viccini fez coro com Elisângela ao enaltecer a importância da associação. “Foi a primeira edição do Dia do Síndico com a AACONDOJF. A nossa ideia é que a união faz a diferença, faz a força. Apesar de sermos empresas que trabalham no mesmo ramo, não somos inimigas. Temos que agregar conhecimentos, agregar valores para melhorar o mercado condominial para que os condomínios saiam ganhando”, disse.

A síndica Gisela Gerhein ganhou uma TV de 32” no sorteio da Minas Brasil

Por fim, Ângela Galhardo de Freitas, também membro da AACONDOJF, fez questão de enaltecer a organização do evento. “Na realidade, sempre fico encantada com todos os eventos que são realizados por vocês. Realmente um nível espetacular. É sempre muito agradável, bem organizado. A gente vê que a cada ano os eventos vão crescendo, mais pessoas vão querendo participar. Isso se chama receptividade. Sem falar na capacidade, no profissionalismo que é direcionado a esses eventos. Isso acrescenta ao conhecimento dos síndicos. Por outro lado, os síndicos reconhecem a recepção que eles têm todo ano”, afirmou.

A festa é deles

Amauri Vicente – Síndico do Condomínio do Edifício Residencial Surerus

“Foi excelente. Tirei muito proveito mesmo. No geral, foi tudo ótimo. As palestras foram ótimas. Muito bom mesmo. Levo muito conhecimento, muito aprendizado. Meu condomínio é mais simples, mas vai ter muito aproveitamento, coisa que se pode colocar em prática.”

Gisela Gerhein – Síndica do Condomínio do Edifício Primavera

“Esse evento está maravilhoso. Sempre que posso, eu vou. E cada ano está melhor. Aprendi muito hoje, muito mesmo, com as palestras. E no final ainda ganhei uma TV Smart, que eu não tinha. Era meu sonho. Muito feliz. Muito obrigado por tudo, por todo apoio que vocês dão para a gente. A revista de vocês é top também.”

Luciana Pereira – Síndica do Condomínio Domênico Delmonte

“Gostei muito. Já havia participado de alguns eventos do Dia do Síndico. A gente vem ao encontro de novidades, de rever amigos, de trocar experiências. E é sempre inovador. Gostei de todas as palestras, pois são sempre fonte de conhecimento para gente. Mas o que sempre encanta é o futuro, as novidades que vêm por aí, e encanta também o quanto ainda temos a crescer, o quanto temos que aprender no dia a dia com as pessoas.”

Vanda Lúcia Moreira – Síndica do Condomínio do Edifício Europa Dom Felipe (sem foto)

“Achei que foi bem válido. Já venho há alguns anos, mas estava sem ter pela pandemia. A gente sempre leva alguma coisa de bom para o nosso crescimento, para a gente tentar melhorar o nosso trabalho de síndico. Eu acho uma boa oportunidade para aprendermos sempre mais. Todas as palestras foram muito boas, dentro do que foi passado.”

Márcio Scaldini – Síndico do Condomínio Raya Smart

“Estou muito feliz por ter sido convidado. Sou um síndico morador e estou começando agora a contribuir com a comunidade de um prédio e com a gestão de um prédio. Achei a programação ótima. Não estive em edições anteriores, mas achei com um porte muito bacana. Acho que a cidade merece e que os próximos eventos nem vão caber aqui, porque vão crescer mais ainda. E o mais importante foi trazer elementos para os síndicos e as administradoras da cidade da parte de tecnologia, de processos, de consultoria. São necessidades que o síndico tem. São ferramentas que ele vai precisar para fazer a gestão no dia a dia. E isso foi muito bem concentrado aqui. Tanto os conteúdos das palestras, que foram de altíssimo nível, quanto os parceiros expositores, as pessoas que estamos trocando ideia, as ferramentas que estamos conhecendo, são muito úteis para o dia a dia dos condomínios da cidade.”

Patrick Coutinho – Síndico do Condomínio Residencial Parque Sapucaia, em Cataguases

“Foi uma experiência absolutamente ímpar. Ampliou meus horizontes, porque foi a minha primeira experiência em palestras para síndicos. Sou síndico recentemente de um empreendimento novo em Cataguases. E achei muito interessante o conteúdo das palestras. Com certeza vou levar essa ideia de levar tecnologia para o condomínio, como o controle de acesso. Enfim, muitos outros assuntos abordados aqui foram superválidos.”

13º Dia do Síndico

Realização: Lógica Comunicação | Revista O Síndico | SíndicoJF Mídias Digitais | Mundiservice
Patrocínio Master: LLZ Garantidora | Porter | Minas Brasil Facilities
Patrocínio Ouro: Market4u | Wagon Seguros | AACONDO-JF | Munditemper
Patrocínio Prata: Jet Clean Conservadora| Estoque Fitness | Sindicon | ServiPinturas | Decolar Decorações | Protelas | Mantiqueira Elevadores
Apoio: Moinho | TV Diversa | Spotmob | Mr Tugas | Oriente Sushi

VEJA MAIS FOTOS DO 13º DIA DO SÍNDICO CLICANDO AQUI

FONTE: Revista O Síndico – Edição 53


Confira a 57ª edição da revista O Síndico26, maio 2024

Confira a 57ª edição da revista O Síndico

  A primeira revista O Síndico do ano de 2024, edição especial, que circula no período de Janeiro a Maio, acaba de […]

Leia mais
Confira a galeria de fotos da Jornada Condominial em Juiz de Fora8, março 2024

Confira a galeria de fotos da Jornada Condominial em Juiz de Fora

Juiz de Fora foi escolhida para sediar o primeiro evento da Jornada Condominial 2024 do Group Porter. Tendo como proposta oferecer a […]

Leia mais
Dengue: veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar5, março 2024

Dengue: veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024. Até 30 de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 217.481 casos. […]

Leia mais