Dia do Síndico 40 anos: um mercado promissor 

18 nov | 7 minutos de leitura

Reflexão e conhecimento sobre as atividades do síndico marcam a data

Celebrado em 30 de novembro, desde 1984, o Dia do Síndico tornou-se uma data especial para a reflexão e conhecimento sobre as atividades deste profissional cada vez mais relevante na sociedade. 

Em comemoração aos 40 anos desta data, trouxemos nesta edição, três síndicos que são destaque em Juiz de Fora, para sabermos mais sobre a sua atuação e o que pensam sobre o mercado condominial atual.

 

Ser síndico é:“Administrar pessoas”, Aristides Casendey

Profissional atuando em dois condomínios, Aristides Casendey, 45 anos, é psicólogo e resolveu mudar de carreira após ser eleito no condomínio onde mora e avaliar o mercado. Fez a graduação em Negócios Imobiliários e atua agora integralmente na área: “Eu vi um mercado de trabalho promissor. A gente tem que ter um conhecimento bem abrangente para conseguir fazer uma gestão competente e as parcerias que eu montei na administração do condomínio foram muito profissionais”. Sobre o 14º Dia do Síndico realizado pela nossa revista, o profissional ressalta que iniciativas como esta: “São eventos muito importantes por vários motivos. Reúnem uma gama de profissionais do setor na cidade, promovem-se debates e troca de experiências. É um dos aspectos de se profissionalizar o mercado”. Ele deixa uma mensagem para os interessados em ingressar neste mercado promissor: “Buscar conhecer o mercado condominial, buscar conhecer quais são as funções do síndico e buscar formação”.

Ser síndico é: “O elo entre os problemas e as soluções”, Leivania Valente.

Advogada há mais de 20 anos, Leivania Valente, 57 anos, é síndica moradora há cerca de 9 anos. Quando a oportunidade de ser síndica apareceu durante seu período como conselheira, após a destituição do síndico anterior, ela se propôs a assumir o cargo apenas por um ano: “Eu era conselheira, os porteiros e funcionários se aconselhavam comigo. Por eu ser advogada, eles sentiam mais segurança. E também viram em mim uma possibilidade de conseguir apoio dos moradores”. Porém, com a satisfação dos condôminos e funcionários do prédio, o mandato foi se estendendo até hoje. “Eu acho isso muito importante. Depois que começaram a ter esses eventos, ficou uma qualificação melhor para as pessoas. Se não tiver qualificação, não adianta nem querer ficar no mercado”. Leivania também deixou o seu recado para os interessados em se aventurar nessa carreira: “Primeira coisa é estudar, não só as normas internas e leis. Deveria seguir o caminho sem deixar de estudar, se atualizar, ser um bom ouvinte e ter um coração aberto para escutar os problemas e as soluções das próprias pessoas envolvidas”.

 

Ser síndico é: “Transformar desafios em oportunidades”, Guilherme Weiss.

Guilherme Weiss, 44 anos, formado em Administração e estudante de Direito, é síndico profissional há 16 anos e hoje tem 11 condomínios em sua carteira de clientes. Ele explica como conseguiu ter sucesso na primeira gestão do condomínio em que atuou: “Peguei um caixa zerado e entreguei com 40 mil reais em 2012. Na época, estava um caixa bastante expressivo”. Após os quatro anos de sua gestão e um hiato de mais quatro anos, voltou a ser eleito, já recebendo novas indicações para outros condomínios. Guilherme aponta que eventos como o 14º Dia do Síndico são necessários para o mercado: “Eu participo sempre desses eventos. Cada vez que você procurar mais capacitação é sempre importante para ajudar nessa profissão”. Para os futuros síndicos, ele deixa o recado: “A pessoa tem que querer e saber se ela tem o perfil para isso. É uma atividade onde você vai desenvolver muito a paciência, a tolerância e a empatia. Onde é necessário sangue frio para atuar”.

O Dia do Síndico foi criado oficialmente pelo governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, em 1984, sendo festejado em algumas cidades em 23 de novembro e na maior parte do país, no dia 30 do mesmo mês.

 

14ª Dia do Síndico e 1ª Feicond JF:  Oportunidades

 

Dia do Síndico 40 anos: um mercado promissor 
Representantes da Aacondo JF e Síndico JF (Bruno Nogueira, Elisangela Nogueira, Silayne Viccini, Andrea Castilho, Sergio Mazzeu Ferrari).

Considerado um dos maiores eventos da região no segmento, a 14ª edição do Dia do Síndico está chegando cheia de novidades, incluindo em sua programação o lançamento da 1ª Feicond JF (Feira de Condomínios de Juiz de Fora), que vai reunir serviços e produtos que facilitam o dia a dia dos síndicos, além de trazer as últimas tendências do mercado, tudo no mesmo espaço. 

Os encontros serão realizados no dia 23 de novembro (sábado), entre 13h e 21 horas, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha). 

“O Dia do Síndico é uma grande celebração e um momento de reconhecimento! É a nossa forma de homenagear o trabalho incansável dos síndicos, muitas vezes pouco valorizado, mas essencial. Por isso, queremos que todos, especialmente aqueles que nunca participaram, sintam-se prestigiados e valorizados”, destaca a editora da revista O Síndico e CEO do SíndicoJF Mídias Digitais, Andrea Castilho, uma das organizadoras do encontro.

Sobre a 1ª Feicond JF, Elisângela Nogueira, presidente da AACONDOJF (Associação de Administradoras de Condomínios de Juiz de Fora e região), explica que esta era uma demanda antiga da comunidade: “A Feira será um marco importante para a cidade, porque a gente recebe feiras de fora e eventos de fora. Quando você pensava numa feira, você tinha que sair de Juiz de Fora e ela é totalmente possível de ser feita aqui”.

Oportunidade de Negócios

Além de um foco considerável no conhecimento, os eventos também são uma grande oportunidade de negócios. Diversas empresas estarão presentes trazendo o que há de mais atual no segmento. O que acaba sendo uma oportunidade de negócios para empresas locais e até mesmo da região. 

 

Programação Especial

O evento foi pensado para síndicos, subsíndicos, conselheiros, gestores condominiais e até mesmo moradores, com o objetivo de facilitar o acesso a soluções econômicas e inovadoras e abrir novas parcerias para que a gestão de 2025, destes profissionais, comece com ferramentas e ideias práticas que realmente façam a diferença. Um dos palestrantes mais aguardados, Francisco Egito, tem reconhecimento nacional, e abordará a prestação de contas sob uma perspectiva abrangente e moderna. A Programação Especial conta ainda com expositores com as últimas novidades do mercado, show musical, tempo ampliado para visitação à feira, oportunidades para networking e troca de experiências, coquetel, coffee break e sorteios com prêmios exclusivos.

Realização: Parceria que vale Ouro

O Dia do Síndico e a Feicond JF são uma realização da revista O Síndico, do SíndicoJF Mídias Digitais e da AACONDO JF, que se uniram este ano em uma parceria com o intuito de expandir as ações já realizadas para o público condominial em Juiz de Fora e região. Parceria esta, que já está programada para os próximos cinco anos, oferecendo eventos com palestras de conceituados especialistas, trazendo temas importantes e atuais, e ainda, a feira de negócios com variada oferta de produtos e serviços condominiais. 

“É uma parceria que vem agregar um valor ainda maior ao evento do Dia do Síndico, porque a AACONDOJF é uma instituição forte, representativa de um segmento muito importante, relacionado ao meio condominial”, explica Andréa Castilho.

”A revista O Síndico busca sempre levar conhecimento e esse ano nós resolvemos firmar uma parceria duradoura, neste evento que já é um evento consolidado na cidade, para os próximos cinco anos, com o objetivo de fortalecer e inovar o mercado condominial de Juiz de fora e também buscar a região, agora.”, explica Elisangela Nogueira.  

Para a vice-presidente da AACONDOJF, Silayne Viccini: “A ideia é justamente disseminar o conhecimento. Vamos unir nossas forças para transformar o Dia do Síndico num evento municipal e regional”.

O link com a programação completa e acesso às inscrições está disponível AQUI.

 

Fonte: Equipe SíndicoJF


Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar28, novembro 2024

Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar

Novo sistema de geração de energia possibilitará economia de custos no condomínio Tendo como foco sustentabilidade e economia, o Edifício Antônio Augusto […]

Leia mais
Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade27, novembro 2024

Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade

Síndicos podem atuar em parceria com a PM divulgando o programa entre moradores Vários bairros de Juiz de Fora contam com o […]

Leia mais
Entrevista: Francisco Egito explica a natureza multidisciplinar do condomínio22, novembro 2024

Entrevista: Francisco Egito explica a natureza multidisciplinar do condomínio

  Palestrante confirmado para o 14º Dia do Síndico, marcado para o dia 23 de novembro e promovido pela revista O Síndico, […]

Leia mais