Tecnologia, conforto e economia

28 out | 1 minuto de leitura

ESCRITO POR: Henrique Junior
Empresário, administrador de empresas e especialista em tecnologia, gestão empresarial e finanças


No artigo anterior, falamos sobre a questão da Tecnologia X Modernidade. Hoje, vamos começar pelo básico: energia elétrica. A eletricidade é essencial em nossas vidas, em casa, no trabalho e no lazer. Ela é onipresente, seja por meio de pilhas, baterias ou tomadas.

Como é insumo dos equipamentos, seu uso cresce exponencialmente, assim como os custos. Para se ter uma ideia, o site do Jornal GGM estima que o consumo de energia elétrica cresce 4% ao ano no Brasil. Atualmente, o valor está em 555 Terawatt-hora (TWh).

Em seu livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Harari traz uma reflexão bastante pertinente: “com frequência, pensamos que é impossível desenvolver novas tecnologias sem pesquisa científica, e que há pouco sentido na pesquisa se ela não resultar em novas tecnologias”.

A tecnologia, principalmente quando aplicada a condomínios, deve ser feita de forma eficiente, com o objetivo de gerar conforto, economia e segurança. Esta visão é um excelente ponto de partida para a tomada de decisão de onde investir. E quais tecnologias disponíveis hoje com esta finalidade? Suprir os condomínios com uma fonte de energia alternativa e limpa, como a solar, se encaixa perfeitamente na visão.

Embora o custo de implantação de um sistema de energia solar seja elevado, ao longo do tempo, este investimento não só se paga, como também gera o tão desejado ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento). Uma boa alternativa para quem não quer se ver às voltas com obras e os transtornos que ela causa, mas ainda assim obter descontos vantajosos na conta, é assinar energia elétrica. Isto mesmo, contratar energia elétrica por assinatura.

Sem obras, sem equipamentos, sem manutenção, passando pelo crivo da visão, a energia fotovoltaica gera conforto ao manter equipamentos em pleno funcionamento, economia com a redução nos valores das contas e, em tempos de home office, a segurança de concluir as atividades profissionais. Sem contar que também é a garantia do lazer.

Nós próximos artigos, vamos conversar sobre os equipamentos e seus benefícios ou resultados.


Seu condomínio já aderiu ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)?24, outubro 2024

Seu condomínio já aderiu ao Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)?

  ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de […]

Leia mais
Responsabilidades do síndico frente à aplicabilidade da LGPD aos condomínios19, setembro 2024

Responsabilidades do síndico frente à aplicabilidade da LGPD aos condomínios

Por Mariana Lopes e Pedro Pinheiro A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece regras claras sobre como as instituições […]

Leia mais
Transparência dos Gestores Condominiais nas Ações Judiciais em Curso21, agosto 2024

Transparência dos Gestores Condominiais nas Ações Judiciais em Curso

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais