CRA-MG cria Grupo Temático de gestão de condomínios

03 maio | 4 minutos de leitura
CRA-MG cria Grupo Temático de gestão de condomínios
Objetivo é capacitar profissionais e reforçar a importância do registro no conselho

Na última edição de “O Síndico em Revista”, você ficou sabendo sobre o importante papel exercido pela Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). Agora, chegou a hora de ficar por dentro da criação do Grupo Temático (GT) de Administração de Condomínios deste conselho, aprovado pela Resolução Normativa n°17/2021, que tem como objetivos capacitar os profissionais que atuam no segmento condominial, bem como conscientizar as administradoras sobre a importância do registro no conselho.

A ORIGEM DO GRUPO TEMÁTICO

Daniel Gomes coordena o Grupo Temático do CRA-MG voltado para a Administração de Condomínios

Compõem o GT os administradores Daniel Gomes, Watyla Moreira, Maria Aparecida Costa, Rogério Paschoalino, Gilberto Britto e Haddon Galvão Guimarães. Partiu do atual coordenador do GT, Daniel Gomes, em 2019, a iniciativa de pesquisar junto à área de Formação e Orientação Profissional do conselho para saber se existia, dentro do Sistema CFA/CRAs, alguma ação específica voltada para os síndicos profissionais e administradoras de condomínios. Administrador, contador e auditor contábil, Gomes é diretor da Metrópole Serviços, empresa com mais de 25 anos de atuação em Belo Horizonte. Foi dessa busca, além de estudos e contatos com profissionais da área para formação de parcerias, que deu origem à sugestão para criação do GT. Daniel percebeu que estava no caminho certo ao saber que o Conselho Federal de Administração (CFA) lançaria a campanha “Gestão de Condomínios eficiente é com empresa registrada em CRA”.

Posteriormente, a participação como mediador e palestrante, juntamente com outros integrantes do CRA-MG, no seminário “Gestão de Condomínios e Seus Desafios”, promovido pela área de Fiscalização do órgão, em 2021, possibilitou a estruturação definitiva do GT. Outra iniciativa que veio somar ao movimento foi a realização do webinar “Desafios da ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL CRA-MG cria Grupo Temático de GESTÃO DE CONDOMÍNIOS Administração de Condomínios”. Paralelamente, também foram abertos diversos processos de fiscalização para exigência do registro no CRA, o que permitiu que muitas empresas se habilitassem para o exercício de suas atividades.

COMO FUNCIONA O GT DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

Dentre as atividades dos desdobramentos dos objetivos que norteiam o Planejamento Estratégico traçado pela atual Gestão do CRA-MG, que tem como presidente Jehu de Aguilar Filho, destacam-se a conscientização do público e dos envolvidos de que os serviços de gestão condominial/ administração de condomínios pertencem à área de Administração, além de deixar claro que as empresas que atuam no segmento têm responsabilidade sobre os serviços que prestam e a obrigatoriedade de registro nos CRAs.

“O segmento condominial vem se destacando por sua grande representatividade econômica, social e ambiental”

Watyla Moreira é o representante do CRA-MG na Zona da Mata e vice-presidente do GT

Neste sentido, ainda que durante a pandemia, as reuniões do Grupo Temático tenham ocorrido de forma virtual, foram registrados grandes avanços. Segundo os administradores Daniel Gomes (coordenador do GT) e Watyla Moreira (vice- coordenador do GT e representante do CRA-MG na Zona da Mata Mineira), têm sido realizadas campanhas, palestras, webinares e cursos de capacitação sobre Gestão de Condomínios para os profissionais de Administração e as empresas registradas no CRA-MG. Para o presidente, o coordenador e o vice-coordenador, o segmento condominial vem se destacando no cenário brasileiro por sua grande representatividade econômica, financeira, social e ambiental.

Cabe destacar, ainda, que o conselho atua seja de maneira educativa/preventiva, como corretiva/punitiva. Tanto que foram várias as ações promovidas pela fiscalização do órgão, com diversos processos instaurados visando à obtenção da regularidade de empresas do segmento. Especificamente na Zona da Mata, foram notificadas 162 empresas cadastradas com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 6822-6/00, que é referente à administração de condomínios prediais, residenciais, e comerciais, visando à obtenção da regularidade, sendo 81 empresas somente em Juiz de Fora.

Entre as ações de natureza educativa, já está confirmada a participação do Grupo Temático de Administração de Condomínios no 2º Encontro de Administradoras de Condomínios – Meeting Juiz de Fora – Novos Rumos, que será realizado pela revista O Síndico e SíndicoJF Mídias Digitais no dia 27 de abril de 2022, evento exclusivo às administradoras. De acordo com Watyla Moreira, “o CRA-MG, por meio do GT, poderá contribuir com a bagagem e experiência de seus membros”.

FONTE: Revista O Síndico – Edição 49


EFD-Reinf para Condomínios: Importância e Implicações2, dezembro 2024

EFD-Reinf para Condomínios: Importância e Implicações

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar28, novembro 2024

Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar

Novo sistema de geração de energia possibilitará economia de custos no condomínio Tendo como foco sustentabilidade e economia, o Edifício Antônio Augusto […]

Leia mais
Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade27, novembro 2024

Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade

Síndicos podem atuar em parceria com a PM divulgando o programa entre moradores Vários bairros de Juiz de Fora contam com o […]

Leia mais