Descubra a rotina ideal de limpeza de condomínio
08 ago | 6 minutos de leituraQuando falamos de um local compartilhado, a limpeza não tem apenas a finalidade de higienizá-lo. Ela é fundamental para manter a saúde do empreendimento e garantir a segurança em inspeções prediais.
Embora seja necessário realizar uma faxina profunda periodicamente, a conservação diária e a atenção aos detalhes demonstra cuidado, previne o acúmulo de sujeira e assegura a durabilidade dos materiais utilizados na construção.
Vidraças e pisos manchados ou paisagismo danificado por manejo inadequado não só prejudicam o aspecto do ambiente, mas também exigem investimentos altos que afetam o bolso dos moradores.
Portanto, a limpeza de condomínio deve ser organizada com eficiência para evitar esses problemas e garantir a satisfação dos inquilinos. Quer saber como fazer isso? Confira neste post!
Qual é o melhor horário para a limpeza de condomínio?
Apesar de ser um espaço de grande circulação, a utilização das áreas comunitárias tem horários previsíveis. Por isso, a equipe pode se organizar e distribuir as tarefas para que, ao realizá-las, interfiram o mínimo possível na rotina dos condôminos.
Entre os principais exemplos estão o elevador e o hall de entrada. O trânsito de pessoas tende a ser maior no início do dia e ao anoitecer, embora também tenha um movimento um pouco maior no horário do almoço. Portanto, um bom período para realizar a limpeza é no meio da manhã ou da tarde.
Em alguns casos (como o salão de festas ou o de jogos) deve haver um cronograma semanal, de preferência fixado em local visível. Nesses horários, a reserva e utilização de tais espaços será vetada, exceto em situações muito específicas.
Quanto à piscina, é bastante comum que os condomínios fechem a área por um dia inteiro para a devida limpeza, manutenção e tratamento da água.
Qual é a rotina ideal para a higienização?
Limpeza dos pisos
Revestimentos diferentes pedem métodos distintos de cuidado. É possível mantê-los limpos e preservados seguindo as regras abaixo:
- pisos frios: limpeza diária com pano úmido e produtos específicos;
- pisos internos (de mármore, ardósia ou madeira): devem ser limpos diariamente com pano úmido macio e encerados semanalmente com produtos próprios;
- pisos de pedra externos (como pátios e calçadas): podem ser varridos todos os dias e lavados semanalmente com hidrojateadora;
- áreas acarpetadas: aspiração diária.
Periodicidade da limpeza
Para montar seu cronograma, é importante entender qual é a periodicidade ideal de higienização das diversas áreas. Veja a nossa sugestão:
Diária
- hall de entrada;
- elevadores;
- banheiros;
- sauna e vestiários;
- academia;
- equipamentos da portaria (como telefones, interfones e monitores);
- brinquedoteca — se for frequentemente utilizada pelos moradores;
- itens decorativos.
Semanal
- playground;
- quadras;
- áreas comuns dos andares;
- salão de jogos;
- caixas de hidrantes e extintores;
- escadas e corredores;
- móveis e quadros decorativos;
- higienização de bebedouros;
- limpeza de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores;
- piscina.
Nesse item, é importante destacar que a churrasqueira e o salão de festas podem ter manutenção semanal. Porém, caso esses espaços sejam utilizados entre os dias programados, é preciso limpá-los após o uso.
Quanto à piscina, ela também requer alguns cuidados especiais. A higienização do revestimento e o tratamento da água com produtos químicos deve ocorrer semanalmente. Porém, dependendo da utilização dos moradores, pode ser necessário limpar e organizar a área adjacente com uma frequência maior ou até mesmo todos os dias, especialmente no verão.
A retirada do lixo dos andares (se houver espaço de armazenamento) precisa ser diária. No entanto, se o condomínio destina um único local para os residentes depositarem os dejetos, ele deve ser limpo no dia em que é feito o recolhimento da prefeitura.
Quinzenal
- vidros da portaria e áreas comuns;
- enceramento de pisos internos (de madeira ou pedra);
- lavagem dos pisos externos (como pátio e calçadas) com hidrojateadora;
- sala de máquinas;
- higienização de portas, maçanetas, parte interna das esquadrias metálicas e vidraças;
- paredes.
Mensal
- garagem;
- escadas (lavagem);
- janelas externas e esquadrias metálicas das áreas comuns;
- cortinas, persianas ou venezianas;
- grades e portões.
Semestral
- retirar o pó de superfícies altas (como tubulações e estruturas);
- inspeção e limpeza de reservatórios.
A definição de horários para a supervisão é tão importante quanto a higienização. O responsável deve circular pelos ambientes, verificando suas condições de uso e solicitando, se necessário, as providências a fim de corrigir as falhas.
Como cuidar do jardim do condomínio?
O paisagismo é fundamental na qualidade de vida dos condôminos e, mais que isso, é um fator importante para a valorização do imóvel. Portanto, a área verde deve ser muito bem cuidada.
Existem algumas regras direcionadas à manutenção, mas cada tipo de planta requer um cuidado diferenciado. A orientação do paisagista é indispensável a fim de estabelecer os métodos mais apropriados.
Uma opção para não errar é a contratação de um serviço especializado. Empresas terceirizadas contam com assessoria técnica para definir a rotina ideal destinada à preservação de jardins.
Regas
- plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana;
- vasos internos exigem regas menos frequentes;
- plantas em locais altos ou que recebem muito vento geralmente ficam mais secas e necessitam de água com mais frequência;
- em períodos quentes (como o verão), regue as plantas em dias alternados.
Manutenção
- sempre retire as ervas daninhas;
- adube a terra de três a quatro vezes por ano, sempre sob orientação técnica;
- o combate aos fungos e pragas precisa ser mensal, também com a instrução de um especialista;
- o processo de poda exige cuidados para não levar a vegetação à morte, por isso deve ser feito por um jardineiro;
- não acrescente novas plantas sem consultar um profissional, pois suas raízes podem trazer danos à estrutura do imóvel.
É possível mudar a rotina de limpeza?
Apesar dessas orientações gerais, cada condomínio tem suas próprias características: quantidade de moradores, frequência de utilização dos espaços etc. A definição do número de funcionários necessários também deve levar esses fatores em consideração.
Condomínios com muitas crianças podem exigir a limpeza diária da brinquedoteca. Em outros casos, ela pode ser semanal. O mesmo vale para o salão de festas — se raramente ele é utilizado pelos residentes, o cuidado pode ser quinzenal ou mensal.
Além disso, durante o dia pode surgir a necessidade de realizar procedimentos não programados, como quando ocorrem vazamentos de chorume dos sacos de lixo ou o derramamento de outras substâncias. Também é importante dar uma atenção especial aos ambientes em que circulam materiais de construção em períodos de reforma.
O importante é avaliar as suas necessidades a fim de fazer um cronograma adequado para atendê-las e garantir a satisfação dos usuários.
FONTE: Morhena