Terceirização de serviços é alternativa para redução de custos em condomínios

13 fev | 3 minutos de leitura
Terceirização de serviços é alternativa para redução de custos em condomínios
Segundo a Embraps, empresa de serviços terceirizados, a terceirização ajuda também a garantir eficiência nos processos e aumento na produtividade

A terceirização de serviços delega atividades complementares a empresas e profissionais especializados. Com inflação em alta e custos em todas as áreas subindo, empresas e condomínios têm pensado em alternativas para redução de custos. Uma delas é a terceirização de serviços, que vem crescendo a cada ano e conquistando espaço em diversos setores.

Isso se deve, entre vários fatores, ao fato de dar ao contratante a possibilidade de melhorar processos e reduzir diversas despesas, redução essa que é gradativa pois, quanto mais duradouro o contrato, mais o cliente ganha.

Para o diretor da Embraps, empresa especialista em serviços terceirizados, Rodolfo Quaresma, a terceirização dos serviços deve estar sempre no radar das empresas que se preocupam com lucratividade e melhoria de processos.

“A estratégia proporciona ganhos em redução de custo, além de melhorar a qualidade dos serviços, reduzir prazos e facilitar o crescimento dos negócios ao diminuir a necessidade de estrutura interna para viabilizar a ampliação das atividades”, afirma.

O executivo exemplifica esse ganho: “Se compararmos o custo de colaboradores orgânicos com tempo médio de registro direto no empreendimento de dois, três anos, versus o custo mensal com a empresa terceirizada, o ponto de equilíbrio do mesmo custo acontece próximo a um ano e meio. A partir deste momento a terceirização torna-se cada vez mais barata em relação ao custo com os orgânicos”.

A realidade, diz ainda, que depende de cada estabelecimento, costuma ser de funcionários registrados há muito mais tempo (cerca de dez, 15 anos). Com isso, no primeiro mês de contratação do serviço terceirizado, o prédio já tem uma redução de custo grande.

“Além de eliminar custos extraordinários, por exemplo: se tem custo orgânico, o prédio tem que pagar uma rescisão altíssima ao desligar um funcionário – o que não é o caso do terceirizado, que o custo é zero para o cliente”, afirma.

O diretor explica ainda que, na terceirização, é possível estruturar rotinas de trabalho e melhorar processos, trazendo ganho em produtividade e, consequentemente, economia financeira.

“A terceirização com uma empresa capacitada e estruturada é capaz de garantir mais qualidade, agilidade e eficiência em todas as etapas da operação, proporcionando uma redução de custos e aumento da produtividade, pois passam por treinamentos contínuos e estão sempre sob supervisão de um profissional especialista da área”, ressalta Rodolfo.

Cobertura de faltas

Outro ponto importante na terceirização é a garantia de cobertura de faltas e afastamentos de profissionais.

Segundo Thiago Rocha, que há quase dez anos atua como síndico profissional de um condomínio localizado em Santos, o custo para manter um colaborador foi o principal fator que o fez terceirizar o serviço de portaria. Além disso, as faltas sem atestados eram um problema recorrente, que foi resolvido pela terceirização.

“No início, o funcionário orgânico pode ser mais barato, mas com o tempo os valores de pagamento vão aumentando, e se existe a necessidade de demissão, há um aporte muito grande por parte do condomínio. Já a segunda questão foram as faltas por motivos que vão além dos atestados, isso atrapalhava muito o cotidiano”, explica Rocha.

De acordo com o profissional, quando um colaborador faltava, ele dependia da disposição de outros trabalhadores para cobrir o horário vago, contudo, nem sempre era possível. “Às vezes a pessoa tinha algum compromisso e isso acabava até gerando atritos internos. Com a empresa terceirizada, existe a possibilidade de enviarem alguém para substituir”, ressalta o síndico.

Menos burocracia

O diretor da Embraps coloca, ainda, que quando bem estruturada, a terceirização é capaz de propiciar vantagens para a empresa que definem um cenário positivo para a expansão dos negócios.

“Uma gestão com foco em seu negócio e processos internos otimizados, redução de custos, parcerias inteligentes de trabalho e aproveitamento correto do capital humano é ideal para um planejamento eficiente, visando o crescimento contínuo”, explica.

FONTE: Embraps


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