Transição Energética e Condomínios: Uma Nova Era de Sustentabilidade

28 jan | 4 minutos de leitura

Transição Energética é o tema do momento. As Mudanças Climáticas, questões econômicas e até a guerra entre Rússia e Ucrânia têm levado o mundo inteiro a rever suas políticas energéticas. 

A Transição Energética é um movimento global que está mudando a maneira como produzimos e consumimos energia. Este movimento visa substituir, de forma gradativa, os combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis e limpas e tem implicações significativas para todos os setores da sociedade, incluindo o setor imobiliário. Condomínios residenciais, em particular, estão em uma posição única para liderar o caminho nesta transição.

 

O Papel dos Condomínios na Transição Energética 

Os condomínios são comunidades autônomas que consomem uma quantidade significativa de energia. Eles têm o potencial de desempenhar um papel importante na transição energética através da implementação de 3 soluções: 

  1. Eficiência Energética: destacam-se aqui o uso da iluminação LED, com economia de pelo menos 50% (em relação às fluorescentes), substituição de chuveiros elétricos por aquecimento solar da água e após a eficientização do uso da energia, a adoção de um sistema de geração fotovoltaica, se esse se tornar viável, não havendo áreas de sombra agora ou no futuro. É preciso considerar também os custos com manutenção, inclusive limpeza que, se for negligenciada, diminui a geração do sistema.
  2. Eletrificação dos veículos: os carros elétricos têm caído de preço a cada ano e aumentado exponencialmente suas vendas. A retirada dos gases de efeito estufa dos automóveis é uma das mais importantes medidas da transição energética. A economia só com o “abastecimento” chega a 80%, sem falar na manutenção, na comodidade da recarga residencial, melhoria na saúde da população com a diminuição dos problemas respiratórios em geral e na poluição sonora das grandes cidades, já que os carros elétricos não fazem o barulho dos carros tradicionais, à combustão. 
  3. Educação Sustentável: as unidades residenciais são a base da sociedade. A Sustentabilidade começa pelas pessoas. Mudando hábitos, muda-se toda uma cultura. 

 

Benefícios da Transição Energética para Condomínios 

A transição energética oferece vários benefícios para os condomínios: 

  1. Economias significativas nos custos de energia. 
  2. Valorização dos imóveis, ao torná-los mais atraentes para os compradores conscientes do meio ambiente.
  3. Melhora da qualidade de vida dos moradores, ao criar um ambiente mais saudável e sustentável. 

 

Desafios e Soluções 

Apesar desses benefícios, a transição energética também apresenta desafios. O custo inicial de instalação de sistemas de energia renovável pode ser alto. No entanto, os custos estão diminuindo rapidamente e existem várias opções de financiamento disponíveis. Além disso, a falta de conhecimento e compreensão sobre a transição energética pode ser um obstáculo. Portanto, é crucial fornecer educação e conscientização sobre os benefícios da energia renovável e da eficiência energética. 

 

Implementação 

O Síndico e o Conselho são figuras fundamentais na Transição Energética do Condomínio. Primeiro é preciso comprar a idéia e para isso é necessário capacitação, para ter argumentos técnicos e principalmente econômicos e culturais para que o morador se veja incluído nesse processo.

A estratégia inicial pode começar com uma palestra para os moradores, para suscitar o debate e o apoio. Junto à isso a realização de um Diagnóstico Energético, que vai apontar e quantificar as medidas viáveis técnica e economicamente, classificando-as por critérios de importância, segurança, viabilidade e custo-benefício.

O Diagnóstico Energético vai também avaliar os horário de pico do sistema, para que a recarga de muitos carros elétricos ao mesmo tempo não venha a desligar o disjuntor geral do Condomínio e ainda a qualidade da energia elétrica, para evitar danos aos equipamentos elétricos dos moradores. 

 

A Transição Energética já começou e é irreversível

A transição energética é uma oportunidade para os condomínios se tornarem líderes em sustentabilidade. Ao adotar soluções de energia renovável e práticas sustentáveis, eles podem reduzir sua pegada de carbono, economizar recursos e criar um ambiente melhor para seus moradores. A jornada pode apresentar desafios, mas os benefícios a longo prazo para o planeta e para as gerações futuras são inestimáveis.

 

 

 

 

FONTE: Adriano Pascoal graduou-se em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletricidade Industrial, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também lecionou na Faculdade de Engenharia entre 2006 e 2012. É Consultor e Palestrante em Gestão Energética desde 2011, com diversos Diagnósticos Energéticos realizados, principalmente em Indústrias, Hospitais e Condomínios e Autor do Livro Gestão da Energia Elétrica em Sistemas de Baixa Tensão.

 


Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais
Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores5, agosto 2025

Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores

  Em um cenário onde a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, uma legislação federal surge como um potente incentivo para […]

Leia mais