Previsão orçamentária ajuda a planejar gastos e ter menos despesas

10 jan | 1 minuto de leitura
O primeiro passo para a elaboração da previsão orçamentária é elencar os gastos dos anos anteriores

O início do ano sempre traz consigo uma série de preocupações, especialmente quando se trata de reajustes. Não é diferente em se tratando das taxas de condomínio. Entram aqui pagamentos de funcionários, dissídio da categoria, além de valores que envolvem água, luz, gás, telefone e manutenções.

Para não ser surpreendido, é de extrema importância o condomínio e seus responsáveis realizarem a chamada previsão orçamentária. “Com esse planejamento bem feito e com o ajuste ideal das taxas, os condôminos podem ter menos despesas durante o ano”, destaca Paulo Aragão, diretor do Grupo Atitude, empresa especializada em administração condominial.

O primeiro passo para a elaboração da previsão orçamentária é elencar os gastos dos anos anteriores. “Se o condomínio planejar o ano é mais difícil haver surpresas desagradáveis, lógico que imprevistos sempre irão aparecer, mas até eles devem ser provisionados”, ressalta.

O síndico tem como papel realizar a assembleia geral ordinária para prestação de contas, sem abrir mão do planejamento para o próximo ano. Na previsão também deverá ser provisionado o índice de inadimplência e o fundo de reserva, onde esse só deverá ser utilizado mediante assembleia ou em caso de extrema urgência”, explica o especialista.

O rateio da cota deverá seguir o que rege a convenção do condomínio (se é fração ideal ou não). Outro ponto de destaque é a importância de uma empresa especializada em administração condominial a fim de auxiliar na condução e elaboração da previsão orçamentária.

FONTE: Focus.Jor


Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora19, julho 2024

Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora

Por sustentabilidade, entendemos, a forma de suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável busca maneiras de […]

Leia mais
Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial14, julho 2024

Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial

  ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de […]

Leia mais
Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA11, julho 2024

Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA

Silayne Viccini soma mais de duas décadas no ramo condominial e está à frente da Lázuli Condomínios e Síndicos Somando mais de […]

Leia mais