Urban jungles: estilo de decoração é tendência

20 nov | 4 minutos de leitura

ESCRITO POR: André Cenak
Administrador de empresas e especialista em jardins verticais e horizontais, telhados verdes, hortas e projetos de paisagismo, CEO Jardim Salvaterra


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre o Urban Jungles, um estilo de decoração que além de ser mais uma tendência mundial, traz no seu DNA a força e os benefícios das plantas dentro de casa. Isso mesmo, não é na varanda, no quintal, na laje é dentro de casa mesmo. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as dicas que separei para você!

Em artigos anteriores falamos sobre plantas e jardins em vários ambientes externos, grandes, médios ou pequenos. Opções para todos os gostos e espaços. Mas eu sei que tinha um pessoal muito chateado, triste, jujuru porque queria desfrutar dos prazeres biofílicos mas morava em apartamento sem varanda, ou casa que não tinha quintal. Pois bem, esse artigo é pra você. Trouxemos as plantas pra dentro de casa só pra te ajudar!

O clima do Brasil facilita o cultivo de algumas espécies de plantas no interior das casas, com iluminação natural vindo de uma janela próxima. Existem no mercado lâmpadas fotocromáticas que imitam a luz solar e auxiliam as plantas no processo de fotossíntese, mas isso só é necessário para ambientes totalmente fechados. Se você tem uma janela próxima que permite a entrada de claridade natural do ambiente externo, então será o suficiente para você criar a sua Urban Jungle.

O segredo está basicamente na escolha das plantas certas e na composição dos arranjos dos vasos. Minha sugestão é que você não saia espalhando vasos pela casa toda e sim escolha um ambiente, não importa o tamanho, o que importa é a claridade. Quanto mais luz natural melhor.

Escolha o ambiente que vai ser o seu jardim, a sua selva, o seu ambiente de relax junto à natureza e comece pensar nas transformações pode fazer. É possível substituir o atual sofá por uma rede? É possível retirar alguma mesa ou estante para ceder espaço para alguns vasos? Lembrando que plantas grandes precisam de vasos grandes! É possível a instalação de um jardim vertical em uma parede ou coluna?

Dica importante: As plantas não gostam de ar condicionado, então escolha um ambiente que não tenha ar condicionado e seja também ventilado, por favor.

Esse processo de experimentar as mudanças é muito prazeroso e você vai perceber que precisa de pouco espaço para trazer o verde mais pra perto. Não tenha pressa! Comece aos poucos e vá ajustando o ambiente à medida que vai se sentindo mais confortável e confiante das suas escolhas.

Vamos começar pelas plantas pendentes, assim você pode utilizar o teto para fixar macramês com diversos tipos de samambaias, avencas, jiboias, peperomias, zebrinas e assim começar de cima pra baixo, o que acha?

Agora, se você tem um espaço mais generoso, e tem a possibilidade de colocar alguns vasos grandes, aí sim a selva vai entrar dentro da sua casa através das palmeiras Rhapis excelsa, Chamaedoria elegans, Licuala grandis e a Dypsis lutescens.

Pra fechar com chave de ouro a sua selva urbana, inclua vasos de tamanhos médios e pequenos ao lado dos vasos grandes, para trazer a tridimensionalidade na composição vegetal e trabalhar com texturas, formatos e diferentes tons de verdes.

Utilize pra isso os vários tipos de marantas, espadas de são Jorge, lança de são Jorge, fícus lyrata, fícus elástica, cróton, árvore da felicidade, antúrios, costela de adão, lírio da paz, zamioculca, pacová, café de salão, filodendro xanadu.

Avalie seu espaço e escolha algumas das espécies acima, lembrando que escolher espécies de alturas, texturas e tons diferentes, proporcionará um efeito em camadas vegetais muito mais interessante e benéfico, assim todas as plantas vão receber a luz necessária. Caso contrário uma planta vai fazer sombra na outra prejudicando assim o seu desenvolvimento.

Agora que sua selva urbana está pronta, cuide bem dela, irrigando quando necessário, borrifando água em suas folhas quando perceber que o ar está muito seco, adubando um pouquinho todo mês e retirando as folhas secas quando necessário.

Observe o comportamento de suas plantinhas, elas apresentam sinais de que estão felizes, ou não? Dessa forma, você vai aprender a interpretar seus sinais e assim, poderá ajustar a irrigação, a adubação e a luminosidade para que todas fiquem felizes.

Curta o momento! Cuidar das suas plantas e observar que estão se desenvolvendo bem é uma terapia muito saudável, reduz o stress, desacelera a mente e relaxa.

Se você precisar de ajuda para criar a sua Urban Jungle entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender e achar uma solução mais adequada para o seu caso.

Grande abraço!


INDEP completa um ano em Juiz de Fora8, junho 2024

INDEP completa um ano em Juiz de Fora

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Transição de síndico: Promovendo a transparência31, maio 2024

Transição de síndico: Promovendo a transparência

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças18, abril 2024

Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças

ESCRITO POR: Odirley Rocha Especialista em inovação e futuro condominial, formado em Eletrotécnica e Eletrônica, diretor de relacionamento do Porter Group Com […]

Leia mais