A participação na Assembleia de Prestação de Contas
05 jan | 1 minuto de leituraESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva
Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC/RJ
A gestão eficaz de um condomínio requer a colaboração entre os condôminos e a administração. A Assembleia de Prestação de Contas é um momento crucial nesse processo, onde a participação ativa dos condôminos tem um papel fundamental na promoção da transparência, na tomada de decisões e no fortalecimento da comunidade condominial.
A participação na Assembleia de Prestação de Contas permite que os condôminos compreendam a saúde financeira do condomínio. A apresentação detalhada das receitas e despesas proporciona uma visão clara dos recursos financeiros, ajudando-os a entenderem como suas contribuições são utilizadas, assim como promove a confiança e evita especulações ou mal-entendidos.
Além disso, ela é o momento ideal para discutir eventuais ajustes nas despesas, planejar investimentos e melhorias. A participação dos condôminos nesse processo contribui para a diversidade de perspectivas, enriquecendo as discussões e garantindo que as decisões tomadas reflitam os interesses coletivos, neste sentido, a auditoria preventiva contribui para reuniões mais produtivas e assertivas.
A transparência gerada pela prestação de contas também incentiva a responsabilidade dos condôminos em relação ao seu próprio espaço. Ao compreenderem como suas contribuições são aplicadas, os condôminos tornam-se mais conscientes da importância de manter em dia suas obrigações financeiras e de participar ativamente das discussões sobre o futuro do condomínio, não se tratando, portanto, apenas de uma formalidade, mas uma oportunidade valiosa para promover a comunicação entre os condôminos e a administração.
Fonte: Revista O Síndico edição 56