Controles internos e sua importância para a gestão condominial

14 jun | 1 minuto de leitura

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva
Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC/RJ


Temos observado um grande movimento por parte dos gestores condominiais na implantação de controles internos robustos, com especial enfoque em áreas fundamentais como contratos, gestão do patrimônio e almoxarifado.

Em tempos modernos, a administração de contratos não é apenas uma tarefa operacional; é uma estratégia indispensável para a gestão. Nesse sentido, destacamos a importância de controles internos, que transcendam a mera conformidade, buscando também a qualidade dos serviços e a eficiência operacional. Em um contexto em que a transparência é um ativo valioso, a gestão eficaz de contratos é mais do que uma prática, é uma necessidade, pois vai contribuir significativamente para a tomada de decisão no que diz respeito à elaboração da previsão orçamentária.

Outro ponto importante é o controle dos ativos patrimoniais do condomínio, além do que é exigido por formalidade contábil, vez que que os condomínios não possuem uma norma específica a seguir. Trata-se de um importante controle que permite ao gestor ter a previsibilidade da necessidade das manutenções periódicas e da reposição dos itens.

Condomínios que mantém seus bens patrimoniais atualizados, com a manutenção em dia, sem danos, com aspecto de cuidado, possuem uma valorização em comparação aos que não mantém esse necessário cuidado.

A gestão de almoxarifado é outro ponto de papel fundamental. Ao ter controle do uso, evita-se a compra excessiva de materiais, desta forma, reduzindo assim os custos.

Outro aspecto que não pode deixar de ser considerado é a própria contribuição desses controles para o próximo plano de gestão do condomínio, independente de quem será o próximo síndico, pois o estudo orçamentário depende de informações atualizadas para ser concluído.

Em síntese, os controles internos na gestão condominial não são meras formalidades, são ferramentas que direcionam o sucesso na administração eficaz.

 

 


Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais
Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores5, agosto 2025

Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores

  Em um cenário onde a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, uma legislação federal surge como um potente incentivo para […]

Leia mais