Controles internos e sua importância para a gestão condominial
14 jun | 1 minuto de leituraESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva
Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC/RJ
Temos observado um grande movimento por parte dos gestores condominiais na implantação de controles internos robustos, com especial enfoque em áreas fundamentais como contratos, gestão do patrimônio e almoxarifado.
Em tempos modernos, a administração de contratos não é apenas uma tarefa operacional; é uma estratégia indispensável para a gestão. Nesse sentido, destacamos a importância de controles internos, que transcendam a mera conformidade, buscando também a qualidade dos serviços e a eficiência operacional. Em um contexto em que a transparência é um ativo valioso, a gestão eficaz de contratos é mais do que uma prática, é uma necessidade, pois vai contribuir significativamente para a tomada de decisão no que diz respeito à elaboração da previsão orçamentária.
Outro ponto importante é o controle dos ativos patrimoniais do condomínio, além do que é exigido por formalidade contábil, vez que que os condomínios não possuem uma norma específica a seguir. Trata-se de um importante controle que permite ao gestor ter a previsibilidade da necessidade das manutenções periódicas e da reposição dos itens.
Condomínios que mantém seus bens patrimoniais atualizados, com a manutenção em dia, sem danos, com aspecto de cuidado, possuem uma valorização em comparação aos que não mantém esse necessário cuidado.
A gestão de almoxarifado é outro ponto de papel fundamental. Ao ter controle do uso, evita-se a compra excessiva de materiais, desta forma, reduzindo assim os custos.
Outro aspecto que não pode deixar de ser considerado é a própria contribuição desses controles para o próximo plano de gestão do condomínio, independente de quem será o próximo síndico, pois o estudo orçamentário depende de informações atualizadas para ser concluído.
Em síntese, os controles internos na gestão condominial não são meras formalidades, são ferramentas que direcionam o sucesso na administração eficaz.