Como cuidar melhor das áreas verdes do condomínio

01 jul | 1 minuto de leitura

ESCRITO POR: André Cenak
Administrador de empresas e especialista em jardins verticais e horizontais, telhados verdes, hortas e projetos de paisagismo


Olá, amigos, tudo bem? O objetivo desta coluna é orientar e esclarecer as dúvidas dos síndicos e conselhos de administração de condomínios sobre as várias questões relacionadas ao paisagismo e à jardinagem, que permeiam o dia a dia dos gestores de condomínios verticais e horizontais.

Como trabalho há vários anos prestando serviços nesse segmento, percebo que a maioria dos condomínios não gerenciam de forma correta e profissional esse tema. As consequências disso, de forma geral, são jardins mal projetados, com escolhas equivocadas das espécies vegetais que tentam sobreviver à própria sorte, sem as condições ideais de luminosidade, solo favorável, nutrição periódica e irrigação adequada.

Com a pandemia de Covid-19, notamos ainda mais a importância de se viver próximo a natureza, seja numa escala reduzida como um jardim vertical ou um belo arranjo de vasos na própria sala de estar, ou em escalas maiores como jardins em casas, granjas ou sítios.

Dessa forma, faço um convite ao leitor para que avalie a área verde do condomínio que gerencia, respondendo as seguintes perguntas:

  1. As áreas comuns e de lazer estão repletas de plantas bem integradas em vasos ou canteiros trazendo beleza e harmonia ao ambiente?
  2. Esses espaços são utilizados ou apreciados pelos moradores?
  3. As plantas estão bonitas, viçosas, bem nutridas e hidratadas?

Se a resposta for SIM para todas as perguntas acima, então você está de parabéns por atender às demandas dos moradores e às necessidades das plantas. Mas se a resposta for NÃO para pelo menos uma pergunta acima, então é preciso melhorar, concorda?

Acompanhe nossos artigos aqui no site Síndico JF! Meu compromisso neste espaço é lhe ajudar a entender o tema. Tenho certeza que, ao longo das publicações, você vai conseguir ajustar e fazer melhorias nas áreas verdes do seu condomínio e responder SIM para todas as questões acima apontadas.

Se você precisar de ajuda, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender e achar uma solução mais adequada para o seu condomínio.

Grande abraço!


Conteúdo Repostado | Alteração de fachada17, maio 2022

Conteúdo Repostado | Alteração de fachada

ESCRITO POR: José Maria Consultor de empresas voltado para área de Recursos Humanos e Consultor na área de Administração de Condomínios O […]

Leia mais
Locação por temporada em condomínios e a vigência da MP 1.108/202223, abril 2022

Locação por temporada em condomínios e a vigência da MP 1.108/2022

ESCRITO POR: Cristiano Oliveira Advogado condominial, membro do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios – GEAC do CRA/SP As locações por […]

Leia mais
IPTU, IPVA, escola, taxa de condomínio: como planejar os gastos de início de ano?25, fevereiro 2022

IPTU, IPVA, escola, taxa de condomínio: como planejar os gastos de início de ano?

ESCRITO POR: Cristiano Magri Graduado em Administração e pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria na FGV, sócio-diretor da Ativa Cobrança Início de ano […]

Leia mais