Como cuidar melhor das áreas verdes do condomínio

01 jul | 1 minuto de leitura

ESCRITO POR: André Cenak
Administrador de empresas e especialista em jardins verticais e horizontais, telhados verdes, hortas e projetos de paisagismo


Olá, amigos, tudo bem? O objetivo desta coluna é orientar e esclarecer as dúvidas dos síndicos e conselhos de administração de condomínios sobre as várias questões relacionadas ao paisagismo e à jardinagem, que permeiam o dia a dia dos gestores de condomínios verticais e horizontais.

Como trabalho há vários anos prestando serviços nesse segmento, percebo que a maioria dos condomínios não gerenciam de forma correta e profissional esse tema. As consequências disso, de forma geral, são jardins mal projetados, com escolhas equivocadas das espécies vegetais que tentam sobreviver à própria sorte, sem as condições ideais de luminosidade, solo favorável, nutrição periódica e irrigação adequada.

Com a pandemia de Covid-19, notamos ainda mais a importância de se viver próximo a natureza, seja numa escala reduzida como um jardim vertical ou um belo arranjo de vasos na própria sala de estar, ou em escalas maiores como jardins em casas, granjas ou sítios.

Dessa forma, faço um convite ao leitor para que avalie a área verde do condomínio que gerencia, respondendo as seguintes perguntas:

  1. As áreas comuns e de lazer estão repletas de plantas bem integradas em vasos ou canteiros trazendo beleza e harmonia ao ambiente?
  2. Esses espaços são utilizados ou apreciados pelos moradores?
  3. As plantas estão bonitas, viçosas, bem nutridas e hidratadas?

Se a resposta for SIM para todas as perguntas acima, então você está de parabéns por atender às demandas dos moradores e às necessidades das plantas. Mas se a resposta for NÃO para pelo menos uma pergunta acima, então é preciso melhorar, concorda?

Acompanhe nossos artigos aqui no site Síndico JF! Meu compromisso neste espaço é lhe ajudar a entender o tema. Tenho certeza que, ao longo das publicações, você vai conseguir ajustar e fazer melhorias nas áreas verdes do seu condomínio e responder SIM para todas as questões acima apontadas.

Se você precisar de ajuda, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender e achar uma solução mais adequada para o seu condomínio.

Grande abraço!


Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças18, abril 2024

Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças

ESCRITO POR: Odirley Rocha Especialista em inovação e futuro condominial, formado em Eletrotécnica e Eletrônica, diretor de relacionamento do Porter Group Com […]

Leia mais
Controles internos e sua importância para a gestão condominial11, abril 2024

Controles internos e sua importância para a gestão condominial

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade Condominial […]

Leia mais
Auditoria preventiva: o que é isso?14, fevereiro 2024

Auditoria preventiva: o que é isso?

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade Condominial […]

Leia mais