Telhados verdes e jardins sobre lajes

15 jan | 3 minutos de leitura

ESCRITO POR: André Cenak
Administrador de empresas e especialista em jardins verticais e horizontais, telhados verdes, hortas e projetos de paisagismo, CEO Jardim Salvaterra


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre telhados verdes e jardins sobre lajes, uma tendência mundial que pode transformar as atuais selvas de pedras (grandes cidades) em lugares mais verdes, agradáveis, que abrigam a fauna silvestre e melhoram a qualidade de vida da população local. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as dicas que separei para você!

Começaremos enumerando alguns problemas crônicos das grandes cidades, porque são esses problemas que podemos ajudar a resolver trazendo o verde para as lajes das casas, prédios, shoppings etc..

Quando se constrói uma edificação, seja ela uma casa, um prédio, um galpão, etc, geralmente é feita a terraplanagem no terreno e nesse momento é retirada toda a vegetação existente no local. São árvores, arbustos, capins, forrações, e outras. Nesse local, onde antes existiam plantas e solo, agora surge uma grande massa impermeável de concreto.

Dessa forma, trocamos plantas que purificavam o ar, diminuem o aquecimento, aumentam a umidade do local, abrigam e alimentam a fauna silvestre, por edificações que vão causar efeitos contrários, ou seja, não purificam o ar, aumentam o aquecimento, reduzem a umidade e afastam a fauna silvestre do local.

Também não podemos nos esquecer do solo, que antes absorvia a água da chuva, evitava alagamentos, nutria as plantas que devolviam essa umidade para o ar através da transpiração de suas folhas e, depois da construção, passa a ser um solo impermeabilizado com asfalto ou um piso de concreto.

Triste, né?

O crescimento populacional e a necessidade constante de novas habitações, sejam elas residenciais ou comerciais impulsionam a indústria da construção civil, gerando empregos, movimentando a economia, trazendo mais conforto à população, etc, etc.

Legal, né?

Agora vou te fazer uma proposta bem mais interessante! Já que o aumento das edificações é inevitável e fundamental para a nossa população, faremos isso ampliando a área verde ao mesmo tempo. Essa é a grande “sacada” dessa tendência mundial dos telhados verdes e jardins sobre lajes, que proporciona o replantio das árvores, arbustos, herbáceas e forrações em diversas áreas das novas edificações. Se for um prédio, melhor ainda, porque, além da laje na parte superior do prédio ainda pode haver canteiros e vasos nas varandas para se plantar, aumentando a quantidade de verde em muitas vezes, quando comparado  ao que se tinha no terreno originalmente antes da construção da edificação.

Super legal né?

Para que tenhamos sucesso nas implementações de jardins sobre lajes e telhados verdes precisamos ficar atentos a alguns detalhes importantes, são eles:

1) Descobrir qual a capacidade máxima de peso que a laje suporta. O somatório de plantas, substratos, água, pessoas, vasos, mobiliário não pode ultrapassar o limite do projeto original;

2) Impermeabilizar toda laje e jardineiras antes do plantio para se evitar infiltrações e problemas futuros;

3) Instalar os módulos de cultivo, mantas e drenagem no decorrer da laje. Esses módulos são bandejas próprias, desenvolvidas para acondicionar os substratos de plantio e as plantas. Essas bandejas armazenam um pouco de água e permitem que o excesso seja drenado e siga para os ralos da laje.

4) Fazer o plantio das espécies vegetais de interesse e também um sistema de irrigação. Não podemos esquecer de regar nossas plantinhas, não é mesmo?

5) Por fim, instale o mobiliário de sua escolha para curtir o seu jardim, mesmo que ele esteja no último andar do prédio.

Imagine você apreciando a vista do alto de um prédio, sob a sombra de uma bela árvore, com um belo jardim em seu entorno e, em vez de se ver apenas prédios de concreto, vamos ver várias florestas verticais!!

Acredite! Não só é possível, como já existem vários prédios mundo afora transformando o ambiente e o clima das grandes cidades.

Que tal fazer a sua parte e colocar pelo menos um arbusto na sua varanda. Te garanto que em breve vai receber um casal de passarinhos animados a fazer um ninho e cuidar dos seus filhotes ali no seu arbusto.

Se você precisar de ajuda para transformar a sua laje num belo jardim, pomar ou horta entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender e achar uma solução mais adequada para o seu caso.

Grande abraço!


INDEP completa um ano em Juiz de Fora8, junho 2024

INDEP completa um ano em Juiz de Fora

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Transição de síndico: Promovendo a transparência31, maio 2024

Transição de síndico: Promovendo a transparência

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças18, abril 2024

Administradora do Futuro: Os 12 mandamentos para se adequar às mudanças

ESCRITO POR: Odirley Rocha Especialista em inovação e futuro condominial, formado em Eletrotécnica e Eletrônica, diretor de relacionamento do Porter Group Com […]

Leia mais