Confira 4 curiosidades sobre reuniões de condomínio

01 maio | 1 minuto de leitura
Existem algumas curiosidade sobre esse universo, que poucos conhecem e passam despercebidas

As reuniões de condomínio são eventos organizados pelo menos uma vez ao ano para discutir pendências relacionadas ao prédio. Questões orçamentárias, eleição do novo síndico e obras são algumas das principais pautas que são discutidas na ocasião.

Mas, existem algumas curiosidade sobre esse universo, que poucos conhecem e passam despercebidas. Pensando nisso, Guilherme Barbosa, CEO do Grupaly, conta quatro dessas curiosidade abaixo:

1 – A presença dos proprietários não é obrigatória

De acordo com Guilherme, “Embora seja importante que os proprietários participem das reuniões de condomínio, a presença deles não é obrigatória. No entanto, vale lembrar que as decisões tomadas nas reuniões afetam diretamente a vida e o patrimônio dos condôminos, então é essencial que eles estejam informados sobre o que foi discutido e decidido”.

2 – As reuniões podem ser convocadas por qualquer condômino

Qualquer condômino pode convocar uma reunião de condomínio, desde que esteja em dia com as suas obrigações condominiais. Isso significa que qualquer proprietário pode convocar uma reunião para discutir assuntos importantes para o condomínio, como obras, melhorias, alterações no regulamento interno, entre outros.

3 – Ata

A ata da reunião é um documento que deve ser registrado e guardado em arquivo pelo síndico ou administradora. É através dela que se registram as deliberações, as discussões feitas e as decisões tomadas pelos condôminos. “Portanto, é importante que os participantes da reunião verifiquem se as informações estão corretas antes de assinar a ata”, afirma Guilherme.

4 – As decisões tomadas em reunião têm força de lei

As decisões feitas nas reuniões de condomínio têm força de lei e são obrigatórias para todos os condôminos. É importante que as deliberações sejam tomadas de forma transparente e democrática, respeitando as regras e os direitos de todos os condôminos.

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre reuniões de condomínio. É fundamental que os condôminos participem desses encontros, tirem suas dúvidas e exerçam seus direitos e deveres em relação ao condomínio em que vivem.

FONTE: Grupaly


Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora19, julho 2024

Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora

Por sustentabilidade, entendemos, a forma de suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável busca maneiras de […]

Leia mais
Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial14, julho 2024

Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial

  ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de […]

Leia mais
Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA11, julho 2024

Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA

Silayne Viccini soma mais de duas décadas no ramo condominial e está à frente da Lázuli Condomínios e Síndicos Somando mais de […]

Leia mais