SIEPS e SINTEAC-JF celebram CCT 2023

30 maio | 2 minutos de leitura
SIEPS e SINTEAC-JF celebram CCT 2023
A nova Convenção dos trabalhadores em empresas de asseio e conservação tem efeito retroativo a 1º de janeiro

Após meses de atraso e diversas rodadas de negociações entre o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação, Prestação de Serviços Condominiais e Mão de Obra Especializada e Não Especializada de Juiz de Fora (SIEPS) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Juiz de Fora (SINTEAC-JF), foi celebrada, em 23 de maio, a Convenção Coletiva 2023 das empresas de mão de obra especializada e não especializada, de asseio, conservação, e áreas verdes de Juiz de Fora.

A CCT contempla índice de aumento dos pisos salariais da categoria dos trabalhadores em condomínios equivalente a 5,97% e índice a ser repassado aos condomínios de 7,5%. O ticket alimentação passa a ser de R$ 10,87 por dia trabalhado (para jornada de 6h a 7h59) e R$ 18,31 por dia trabalhado (para jornada de 8h ou mais ou 12x36h).

Cabe destacar que o pagamento das diferenças salariais e dos benefícios será retroativo a 1º de janeiro, data-base da categoria, podendo ser quitado à vista ou em três parcelas, no prazo de até 90 dias.

O presidente do SIEPS, Philipe Amorim, aponta que a CCT 2023 representa um avanço “na proteção, especialmente, da prestação de serviço em condomínios, na medida em que procura, respeitando o reajuste anual da variação do INPC, manter os valores em patamares acessíveis e aptos a enfrentar os desafios do momento econômico e de novas tecnologias que vem competindo no setor”.

Já quanto à categoria dos trabalhadores, o presidente do SINTEAC-JF, Sérgio Félix destaca que “a categoria passa a ter os reajustes e atualizações de salários e benefícios que já estavam defasados. As negociações foram bem difíceis, mas conseguimos ganhos para que os trabalhadores não ficassem desguarnecidos, além da manutenção e melhoria de cláusulas convencionais muito importantes, conquistadas nos anos anteriores, como a garantia da homologação de rescisão na sede do sindicato, no prazo previsto em lei, o que traz total segurança para o trabalhador”.

Atraso

Mesmo diante do atraso na assinatura da CCT 2023, o advogado do SIEPS, Domício Procópio, afirma que “o ideal é que a CCT seja celebrada próximo à data base, mas, este ano, em razão da negociação coletiva ter se estendido, foi celebrada em 23 de maio, o que não compromete a efetividade das condições de trabalho que foram pactuadas”.

SERVIÇO
Para acessar a CCT 2023 completa, clique aqui.
Para acessar a nova tabela de pisos salariais e benefícios das categorias, clique aqui.

FONTE: Equipe SíndicoJF


Reconhecimento Facial em Condomínios: Risco ou Evolução?21, agosto 2025

Reconhecimento Facial em Condomínios: Risco ou Evolução?

ESCRITO POR: João Alberto Britto.  CEO e Diretor Executivo da J A Consultoria, com vasta experiência na área de Segurança Corporativa. É […]

Leia mais
Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais