Como ter a manutenção do seu apartamento em dia?

10 nov | 4 minutos de leitura
Realizar a manutenção preventiva do seu apartamento é a melhor maneira para evitar imprevistos, que podem muitas vezes resultar em gastos altíssimos com reformas

Como não poderia deixar de ser, é preciso manter o hábito de investir nos cuidados com o seu imóvel, principalmente porque um problema adiado pode trazer grandes dores de cabeça. A manutenção é necessária para qualquer tipo de residência, e deve ser programada periodicamente para que a sua casa esteja sempre em ordem.

Por isso, é importante que você possua bons contatos ou consiga indicações de serviços como os de uma empresa de manutenção de ar condicionado, que vão auxiliar nos cuidados com o seu apartamento. Para ajudar na montagem de um cronograma de manutenção preventiva, este artigo traz informações a respeito desse tema, ajudando na identificação de possíveis problemas na sua casa.

Manutenção das instalações hidráulica

As instalações hidráulicas na sua casa estão funcionando bem? A maneira mais fácil de identificar problemas é com a visualização de vazamentos, que podem ser vistos na sua pia de inox ou nas descargas da casa. Porém, essa não é a única preocupação que se deve ter em relação aos encanamentos do seu apartamento.

Por isso, é sempre indicado agendar uma revisão integral do sistema hidráulico da sua casa, para que possíveis problemas que estão ocultos possam ser identificados e solucionados sem comprometer a estrutura do imóvel. Assim, além de evitar que o piso ou armários da casa estejam sempre molhados, você também colhe benefícios com a redução da conta de água do seu apartamento.

Manutenção dos ralos

Ainda em relação ao sistema hidráulico do imóvel, é de grande importância analisar os ralos presentes na residência. Afinal, com o uso constante da casa, é comum que ocorra o acúmulo de resíduos em consequência da rotina diária, que podem resultar no entupimento dos ralos.

Uma dica que pode ajudar nesse sentido é posicionar as tampas específicas de retenção de sujeira, que conseguem evitar que diferentes elementos entrem pela tubulação e prejudiquem a saída de água. Além disso, é preciso realizar uma limpeza mais profunda regularmente para retirada de resíduos, garantindo o perfeito funcionamento dos ralos.

Manutenção das instalações elétricas

As instalações elétricas do seu apartamento também precisam ser analisadas para evitar problemas de grandes proporções. Isso porque com o desgaste natural da fiação, podem surgir curtos-circuitos ou outros problemas de energia que danificam os seus eletrodomésticos.

Nesse sentido, é sempre indicado buscar por empresas de instalações elétricas para uma revisão completa da fiação, que poderá encontrar os defeitos presentes na rede. Desse modo, ao identificar a necessidade de substituição dos fios, isso será feito de modo seguro e por profissionais devidamente habilitados para o serviço.

Manutenção contra umidade e infiltrações

Um dos grandes inimigos de qualquer imóvel é a umidade, já que o excesso desse problema pode resultar em infiltrações nas paredes ou pisos do seu apartamento. Além de garantir que a ventilação seja constante dentro da residência, é necessário avaliar as superfícies da sua casa, para verificar se não há pontos de vazamento nos cômodos.

Apesar de parecerem defeitos inofensivos a princípio, as infiltrações podem trazer grandes transtornos para o seu imóvel, causando rachaduras e auxiliando na formação de mofo. Por isso, ao identificar umidade em um dos ambientes da casa, é importante solicitar que um profissional qualificado solucione o problema, podendo reformar a parede ou teto com um serviço de gesso posteriormente. Desse modo, o seu apartamento fica livre de problemas estruturais, mantendo as paredes e pisos em perfeito estado de conservação.

As vantagens da manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva do seu imóvel é a melhor maneira de garantir o funcionamento adequado da casa. Além disso, ela oferece uma série de vantagens, tais como:

  • Reduzir os custos com reformas;
  • Evitar que surjam problemas de estrutura;
  • Prevenir a pane das instalações;
  • Garantir o bom funcionamento do imóvel em geral.

A manutenção preventiva visa reduzir os custos com reforma, justamente porque ao solucionar um pequeno defeito, você consegue impedir que ele vire um problema maior. Além disso, ao identificar um vazamento, é possível evitar transtornos na estrutura do imóvel, que podem comprometer a integridade das paredes do seu apartamento.

Outra vantagem é que a manutenção preventiva evita panes nas suas instalações, de modo que você pode se programar para uma revisão sem prejudicar a rotina do seu lar. Com isso, você garante o bom funcionamento da residência e garante uma vida útil maior para o imóvel.

FONTE: Meu Living


Projeto de lei quer obrigar condomínios em JF a denunciar casos de violência doméstica26, novembro 2021

Projeto de lei quer obrigar condomínios em JF a denunciar casos de violência doméstica

Condomínios residenciais, comerciais e mistos existentes em Juiz de Fora podem ser obrigados a comunicar casos de violência doméstica ocorridos em suas […]

Leia mais
Quais as responsabilidades do condomínio sobre furtos?25, novembro 2021

Quais as responsabilidades do condomínio sobre furtos?

Saiba os direitos e deveres dos moradores e como agir nessa situação Mesmo tomando todos os cuidados com a segurança e tendo […]

Leia mais
Como organizar as chaves no condomínio?24, novembro 2021

Como organizar as chaves no condomínio?

Como sabemos, organização é característica imprescindível para os síndicos. Objetivando ajudar nesta tarefa, este artigo vai abordar o tema chaves no condomínio. Tudo começa […]

Leia mais