Individualização da água: quais os benefícios e como pode ser feita

16 jul | 2 minutos de leitura
Individualização da água: quais os benefícios e como pode ser feita
Individualização é importante tanto para definir o valor justo que cada um deve pagar, assim como para identificar corretamente algum vazamento que possa ocorrer

Em diferentes tipos de prédios, faz-se necessário um controle exato de quanto cada unidade gasta com recursos, como água e gás. Isso é importante tanto para definir o valor justo que cada um deve pagar como para identificar corretamente algum vazamento que possa ocorrer. Assim, vale a pena investir em um sistema de individualização da água.

No post a seguir, confira como é feito esse processo e suas vantagens. Saiba também quais sistemas são usados para medir os gastos de forma individual.

O que é a individualização da água?

A individualização nada mais é que a medição de água separada de cada unidade em um condomínio. Como a concessionária geralmente não presta a medição individual, é preciso contratar uma empresa especializada que fará a leitura e a cobrança por unidade.

Dessa forma, pode-se averiguar o consumo de cada consumidor, garantindo a cobrança justa a cada um, mediante seus gastos. Por isso, a individualização é ideal para prédios como:

  • edifícios comerciais; 
  • edifícios residenciais; 
  • edifícios mistos; 
  • hotéis; 
  • galpões; 
  • shoppings. 

Como é feito esse processo?

Para começar, buscando definir padrões de sustentabilidade ambiental em novos condomínios, foi estabelecida, em 12 de julho de 2016, a LEI Nº13.312, que torna obrigatória a individualização da água em novas edificações, entrando em vigor cinco anos depois de sua publicação, ou seja, em 2021.

Quanto à aplicação, os condomínios mais antigos podem ter alguma dificuldade, devido à sua estrutura, que pode encarecer o processo. Nesse caso, primeiro é preciso que a decisão seja aprovada pelos condôminos, conforme as diretrizes do condomínio.

Então, é possível contratar uma empresa para instalar os novos medidores. Aqui, vale o cuidado de garantir que os medidores instalados sejam acessíveis a outras companhias. Dessa forma, caso queira mudar a parceria no futuro, não será necessária a instalação de novos hidrômetros.

Assim, com a instalação desses medidores feita, ocorre a leitura que pode ser tanto in loco, com um funcionário da empresa, ou remota, usando softwares próprios. Nesse caso, é possível garantir uma maior precisão, bem como um acompanhamento real. Em seguida, a empresa especializada recebe dados automaticamente, gerando a cobrança devida, que é repassada para os moradores.

Quais as vantagens de individualizar a água?

A individualização da água traz muitas vantagens, tanto para quem mora quanto para o condomínio em si:

  • cada morador paga sua própria conta; 
  • é possível ter mais consciência de quanto se gasta e repensar o consumo; 
  • pessoas inadimplentes podem ser identificadas corretamente; 
  • vazamentos podem ser rapidamente detectados e sanados; 
  • a cobrança é mais justa; 
  • o imóvel se torna mais valorizado; 
  • a empresa contratada procede à gestão da água, repassando para a administradora os dados corretos; 
  • a leitura é mais precisa. 

Como você viu, a individualização da água em novos condomínios já é lei. Além disso, esses sistemas também permitem a instalação em prédios mais antigos. Dessa forma, vários benefícios são garantidos, como uma cobrança mais justa e sustentável. Para isso, o primeiro passo é contar com uma empresa especializada, como a Seu Consumo!

FONTE: Seu Consumo


Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais
Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores5, agosto 2025

Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores

  Em um cenário onde a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, uma legislação federal surge como um potente incentivo para […]

Leia mais