O que o síndico não pode fazer? Veja 7 práticas proibidas no condomínio

03 dez | 3 minutos de leitura
Hoje em dia, os moradores pedem, cada vez mais, um gestor transparente e aberto ao diálogo

O síndico é uma figura importante para um condomínio. Suas responsabilidades com as questões fiscais e problemas de relacionamento entre os moradores fazem com que ele possa trazer impactos no condomínio. Mas esta função não o promove como “dono do prédio”. Hoje em dia, os moradores pedem, cada vez mais, um gestor transparente e aberto ao diálogo.

Mauro Fonseca Guittar é síndico há cinco anos no condomínio onde mora, na Serra. Segundo ele, a longevidade do cargo está relacionada com respeito, diálogo e responsabilidade. “Busco igualdade. Não uso meu cargo para tirar proveitos pessoais, ou mesmo para privilegiar alguém. Procuro cumprir corretamente com minhas demandas e obrigações e buscar ser o mais transparente possível”, contou.

Diante disso, é importante saber o papel do síndico e seus limites dentro do condomínio. Mas o que não deve ser feito por um síndico? Para esclarecer as dúvidas, o presidente do Sipces (Sindicato Patronal de Condomínios) Gedaias Freire da Costa listou ações que não são permitidas. Porém, ele também falou sobre um grupo importante, o conselho fiscal do condomínio.

Conselho Fiscal e o seu papel

De acordo com Gedaias, o conselho fiscal tem o papel de atuar de forma complementar ao trabalho do síndico e da administradora. O grupo é formado por moradores do condomínio, que analisa as finanças e emite pareceres recomendando ou não a sua aprovação. “O conselho pode contribuir bastante no termo coletivo, pois oferece aos moradores um espaço para que tenham participação mais ativa nas decisões fiscais. Além disso, pode ajudar o síndico, reduzindo as chances de erros”, explicou.

7 práticas que um síndico não pode fazer

1 – Tratar mal condôminos e funcionários

O síndico não pode tratar mal os moradores e funcionários, isso é considerado um erro grave. No condomínio deve haver um bom diálogo e respeito de ambas as partes.

2 – Negligenciar normas do condomínio

Todos devem seguir à risca – inclusive o síndico – as regras estabelecidas no condomínio. Cabe o responsável do regimento interno fiscalizar. Aplicação da lei se deve para todos moradores e não pode haver negligências.

3 – Sequências de demissões

As demissões podem causar grandes perdas financeiras para o condomínio. O administrador precisa ter uma noção de como lidar com as divergências buscando alternativas e saber a hora exata de agir sem gerar danos.

4 – Contratar serviços sem anuência prévia da assembleia

A realização de obras que não estejam dentro dos acordos feitos em assembleias são proibidas. É claro que obras emergenciais podem ser realizadas sem a execução de uma coletiva, mas obras como as de embelezamento, por exemplo, devem ser votadas e acordadas.

5 – Contratar empresas de parentes

Não é eticamente correto fazer isso. Este fato é totalmente atípico e realmente um tanto quanto estranho para uma administração condominial. Um dos pontos que implicam neste quesito é a relação na hora de cobrar os deveres do serviço contratado como na cobrança de entrega.

6 – Realizar apenas um orçamento

O síndico não pode fazer apenas um orçamento na hora de contratação de serviços. Mais de uma pesquisa de preços deve ser feita e apresentada na assembleia de gestão para os moradores, oferecendo a melhor oferta antes da contratação.

7 – Deixar de pagar compromissos financeiros do condomínio

O síndico, entretanto, tem que acompanhar cada gasto, garantindo o recebimento de recibos e notas fiscais. O síndico é como um administrador, ele precisa gerenciar e acompanhar as contas do local.

Em alguns casos, pode haver alguma administradora , que irá se responsabilizar pelo pagamento de funcionários, direitos trabalhistas e outros contratos.

FONTE: Folha Vitória

Como evitar pagar multas por atraso no condomínio?30, junho 2022

Como evitar pagar multas por atraso no condomínio?

Excesso de barulho, falta de responsabilidade com pets, desrespeito ao uso das vagas de garagem, falta de pagamento da cota condominial, entre […]

É hora de homenagear os profissionais pelo Dia do Porteiro!28, junho 2022

É hora de homenagear os profissionais pelo Dia do Porteiro!

José Geraldo atua há 24 anos em condomínio. para ele, responsabilidade resume o serviço Há 19 anos, a rotina de José Geraldo […]

Confira a 50ª edição da revista O Síndico27, junho 2022

Confira a 50ª edição da revista O Síndico

A revista O Síndico, que circula em maio e junho, acaba de sair e está repleta de assuntos interessantes ao ramo condominial. […]