Entrevista especial: 7º Dia do Síndico

09 nov | 3 minutos de leitura
Cristiano de Souza retorna a Juiz de Fora para palestrar sobre temas polêmicos
Cristiano de Souza

O renomado advogado e consultor jurídico condominial Cristiano de Souza (SP) virá a Juiz de Fora  para ministrar palestra magna no 7º Dia do Síndico. Na oportunidade, ele poderá esclarecer as dúvidas dos participantes e discutir sobre a inadimplência à luz do novo código de Processo Civil. Esse e outros tópicos farão parte da sua palestra “Inadimplência e outros temas polêmicos – uma visão prática de gestão”. Esta é a sua segunda participação no evento, e ele conta que, além de apreciar a receptividade do público, mantém contatos na cidade com muitas pessoas, até hoje.

Que bom ter sua presença novamente no Dia do Síndico! Em 2014, tivemos a casa cheia com sua palestra sobre Métodos Adequados de Solução de Conflitos. O que achou do evento do ano passado?

A região da Zona da Mata Mineira é muito acolhedora, o público de Juiz de Fora foi um dos mais participativos que tive em 2014, mantendo contatos com muitos, até hoje.

Qual foi sua impressão sobre Juiz de Fora e quais suas expectativas no retorno à cidade?

Uma cidade em franca expansão. Minha expectativa é de, novamente, trazendo um assunto polêmico, receber muito mais do que transmitir, criando no evento um ambiente propício ao conhecimento técnico do setor condominial.

Na sua opinião, qual a importância de eventos como o Dia do Síndico?

Nada melhor do que se capacitar, trocando informações e ampliando sua rede de conhecimento e contatos. Este é o verdadeiro motivo destes eventos que são realizados em várias partes do país.

Qual será a abordagem do tema da sua palestra para os nossos síndicos?

O tema deste ano será “Inadimplência e outros temas – uma visão prática de gestão”. Um dos pontos principais será obviamente a inadimplência e como os condomínios vão ser impactados com a entrada em vigor, a partir de março de 2015, do novo código de Processo Civil, quais as precauções que devem tomar e quais as expectativas. Outro assunto é a entrada em vigor da Lei de Mediação (a partir de dezembro de 2015) e da Emenda 1 na NBR de Obras.

Estamos vivendo um período de recessão econômica. Como a crise pode afetar a vida do condomínio?

Temos que entender que no condomínio não existe uma obrigação de pagar. Existe uma obrigação de ratear despesas para manutenção do condomínio, ou seja, da minha propriedade e segurança da habitação. Se entendermos este ponto de partida, o restante é administrar e enfrentar. Porém, algumas vezes, temos que ter em mente, para um enfrentamento a longo prazo, de que temos que investir primeiro.

Adiantando sobre o tema principal da palestra – a inadimplência – o que o senhor recomenda para solucionar este problema à luz da legislação?

Transparência e fazer as pessoas entenderem o que expus acima.

Além da inadimplência, a má convivência e o desrespeito às regras do condomínio podem se tornar um grande problema. O que você recomenda para contornar os conflitos?

Para lidar com condôminos difíceis e outros impasses é preciso diálogo e paciência. Mas se a questão for insuportável, planejar com uma gestão de conflitos e crise por meio de um profissional habilitado pode ser uma solução.

Animais em condomínio ainda é motivo de muita discussão. Como obter equilíbrio neste tipo de situação?

Este e outros vários problemas são comportamentais. A posse responsável do animal é muito importante. Saber as limitações que o animal possui, as condições não propícias à vida em apartamentos para alguns, deve sempre ser trazida à tona, seja pelo bom senso, por campanhas educativas, por conscientização coletiva.

Agora vamos falar do seu livro “Sou Síndico. E Agora?” No ano passado, ele esgotou no evento. Fale um pouco mais sobre o seu conteúdo e se o livro poderá ser adquirido pelos participantes do 7º Dia do Síndico.

Estaremos vendendo novamente nosso livro. Ele traz, em 11 lições, uma reflexão, artigo por artigo, em linguagem para síndicos, o que o Código Civil traz sobre condomínios.

O que os síndicos vão perder se não forem acompanhar sua palestra?

Uma oportunidade de trocar conhecimentos, passar experiências e conhecer uma visão prática da aplicação da lei.

FONTE: Revista O Síndico – Edição 11


Responsabilidade civil: o que diz a lei sobre ações praticadas em condomínios?1, fevereiro 2024

Responsabilidade civil: o que diz a lei sobre ações praticadas em condomínios?

Fatos vividos em condomínios costumam gerar dúvidas entre aqueles que os vivenciam no dia a dia. Dúvidas são comuns quando se trata […]

Leia mais
Ações geram consciência e economia nos condomínios11, janeiro 2024

Ações geram consciência e economia nos condomínios

CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL PROMOVE O USO EFICIENTE DE RECURSOS NATURAIS, A REDUÇÃO DE RESÍDUOS, A ECONOMIA DE ENERGIA E ÁGUA E A CRIAÇÃO […]

Leia mais
Dores e sabores da gestão condominial29, dezembro 2023

Dores e sabores da gestão condominial

EM CELEBRAÇÃO AO DIA DO SÍNDICO, CONVERSAMOS COM SÍNDICOS DE JUIZ DE FORA, A FIM DE SABER MAIS SOBRE SUAS HISTÓRIAS E […]

Leia mais