O novo síndico tem no aprendizado contínuo um diferencial
06 nov | 7 minutos de leituraALÉM DISSO, NOVO PERFIL DO SÍNDICO ABRANGE SABER LIDAR COM PESSOAS E SE ALIAR À TECNOLOGIA
O perfil do síndico está mudando. E, para atingir esta mudança, é preciso buscar não apenas conhecimento técnico, mas também contar com habilidades comportamentais. Para falar sobre o tema, conversamos com Letícia Duarte e Jonatas Duarte, que estiveram em Juiz de Fora, recentemente, para ministrar o curso Liderança, Oratória & Marketing para Síndicos.
Letícia Duarte é síndica com formação profissional, desenvolve estratégicas de valorização das edificações por meio do planejamento de manutenção e conservação predial, relações humanas e gerenciamento de conflitos. Por entender que a qualidade dos serviços voltados para condomínios tem como base sólida o conhecimento, é cofundadora da Duarte Treinamentos, um centro de ensino para síndicos e gestores que querem se diferenciar pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Idealizadora do canal “Síndico de Coragem”, proporciona, por meio de plataformas digitais e redes sociais, o compartilhamento de vivências condominiais.
Jonatas Duarte já treinou mais de mil profissionais de 97 profissões diferentes. Estuda o comportamento humano desde os 17 anos e, aos 30 anos, se tornou especialista em liderança, oratória, relações humanas e vendas. Fundou, com sua esposa, a empresa Duarte Treinamentos.
Revista O Síndico: Quais habilidades comportamentais que auxiliam os síndicos no exercício da função?
Letícia Duarte e Jonatas Duarte: Diante das responsabilidades e demandas do cargo, sem dúvida, liderança, comunicação e inteligência emocional são as principais habilidades. A liderança faz com que o síndico tenha voz ativa e posicionamento assertivo. A comunicação faz com que o síndico seja presente e transparente. A inteligência emocional é essencial para que, diante dos desafios e conflitos, o síndico consiga manter a saúde emocional, ajudando, inclusive, a compreender melhor os condôminos e moradores.
“Diante das responsabilidades e demandas do cargo, sem dúvida, liderança, comunicação e inteligência emocional são as principais habilidades”
Falem um pouco sobre as técnicas que envolvam Oratória, Liderança e Marketing (OLM) e são importantes para síndicos.
O OLM é um treinamento prático, que, por meio de dinâmicas, autoanálise e reflexões , o síndico consegue compreender quais pontos aprimorar na oratória, na liderança e no marketing. Além de identificar os pontos a melhorar, durante todo o treinamento ele é instigado a desenvolver planos de ações para que a melhoria seja concretizada. Ao retornar para a vivência condominial, ele já tem em mãos as técnicas que precisa desenvolver e a clareza dos objetivos que deseja alcançar. Dessa forma, os resultados são potencializados e os síndicos se tornam melhores comunicadores, líderes mais assertivos e se destacam no mercado por meio de um marketing estratégico e genuíno.
O síndico possui um cargo de liderança. O que é ser um síndico líder?
O síndico é o principal agente de relacionamento com todos que vivem no condomínio, e é aí que a liderança precisa estar presente. Para ser um síndico líder, é necessário desenvolver três pontos cruciais:
1 – Conhecimento: ter a base para fazer uma gestão dentro da legalidade e tomar decisões de forma segura;
2 – Coerência: está ligado ao fato de o síndico ser o exemplo de boas práticas e bom convívio, para, na sequência, ter autoridade perante as exigências que faz aos condôminos;
3 – Comunicação: é a habilidade chave de um líder. Ela tem o poder de potencializar ou destruir uma gestão. Por isso, o síndico líder precisa usar a comunicação de forma estratégica, para estar presente no condomínio, para ser transparente, para alinhar as expectativas e se destacar na gestão.
A falta de um desses três itens fará com que os condôminos não respeitem a liderança do síndico, ocasionando sérios problemas.
Síndicos profissionais e síndicos orgânicos desempenham, muitas vezes, diversas funções. Como eles devem lidar com a gestão do tempo, tendo em vista a qualidade de vida?
Planejamento, organização e disciplina precisam direcionar a rotina de um síndico. Também faz parte deste contexto saber dizer não e estabelecer as prioridades com base naquilo que realmente importa. Para isso, é importante ter rotinas de atendimento previamente definidas, usar a tecnologia para maior controle, informação e agilidade. Criar processos que possibilitem ao síndico delegar algumas funções também é necessário. Assim haverá tempo para se dedicar a tarefas que requerem a análise e ação exclusiva do síndico. Para ter uma rotina mais leve e tranquila, também é essencial contar com bons fornecedores e prestadores de serviços.
Alguns síndicos atuam em vários condomínios. Como se organizar para dar conta de tudo?
Oriento definir um perfil de condomínio em que será especialista. Isso possibilitará maior habilidade e assertividade no atendimento às demandas. Sendo possível, também considero importante definir uma região de atuação, pois isso ajudará a reduzir o tempo e o custo de logística/ deslocamento. O síndico que deseja atender múltiplos condomínios também precisa compreender que, sozinho, os resultados são muito mais árduos e desafiadores. Então, o ideal é treinar uma equipe para descentralizar o atendimento às demandas. Processos bem definidos e capacitação constante também são essenciais para que o negócio seja sustentável.
Demandas, conflitos e problemas são comuns no dia a dia do síndico. Quais os limites e o que vocês recomendariam para manter o equilíbrio emocional? Citem alguns problemas mais estressantes.
Lidar com pessoas é o maior desafio do síndico. Diariamente ele precisa saber como gerenciar o mix de perfis, hábitos, crenças e expectativas. As normas e leis ajudam o síndico nessa tarefa, mas, mesmo com a conscientização ou penalização, com base nestas leis e normas, sempre haverá aquele condômino que exagera no barulho, que estaciona o carro fora da vaga de garagem, que não limpa as necessidades do pet ou que infringe horários de obras, mudanças etc. Manter a calma, agir com base nas legalidades, com imparcialidade e usar a comunicação como ferramenta de gestão… Tudo isso é essencial para o bom resultado. É importante também que o síndico estabeleça horários de atendimento para que os conflitos e demandas do condomínio não consumam 100% do seu tempo. Respeitar os limites do corpo e da mente e descansar com qualidade são pontos importantes para que o síndico mantenha a saúde física e emocional.
“Planejamento, organização e disciplina precisam direcionar a rotina de um síndico”
Qual a importância de uma boa oratória para o síndico e por que desenvolvê-la?
Quando pensamos em um grande líder ou um profissional de sucesso, é quase impossível imaginar essa pessoa sem uma boa oratória. As pessoas estão nos julgando o tempo todo, isso acontece muito rápido e, muitas vezes, de forma inconsciente. Diante disso, um síndico que tem uma má oratória, em muitos momentos, estará comunicando despreparo, confusão, indecisão e até mesmo uma fraca liderança. E quem vai querer um síndico com essas qualidades na liderança do seu condomínio? Agora, quando o síndico tem uma boa oratória, a coisa é diferente. Ele consegue se comunicar de forma clara e objetiva, passa maior credibilidade, profissionalismo e ainda aumenta suas chances de ser eleito/ reeleito.
Qual é o novo perfil dos síndicos?
Síndicos que possuem o conhecimento como base sólida e as habilidades comportamentais e emocionais como diferenciais. O novo síndico compreende que saber lidar com pessoas é o que fará a gestão ser saudável e sustentável. O novo perfil de síndico também tem clareza de que a tecnologia é um agente facilitador da gestão e deve ser usada para gerar agilidade, facilidade e transparência. Destaco como uma das principais diferenciações, o fato de o novo perfil de síndico ter o aprendizado contínuo como estilo de vida, ou seja, ele sabe que para se manter no mercado e conquistar bons resultados, a atualização constante é primordial.