Aquecedor a gás: saiba identificar riscos de acidente e como providenciar manutenção

28 jun | 7 minutos de leitura
Saiba o que fazer para evitar o risco de vazamento de gás

A história do casal encontrado morto num apartamento do Leblon, na Zona Sul, acende alerta para os cuidados que devemos tomar com o gás encanado em casa, conforme determina a legislação. Empresa responsável pela distribuição de gás no Rio, a Naturgy esclarece que “a manutenção dos aparelhos como fogões e aquecedores e das instalações internas das residências é uma responsabilidade do consumidor”. Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre o tema.

Quais os riscos que o aquecedor a gás pode trazer?

Se estiver com algum defeito, o aquecedor pode ter vazamento do gás encanado, o que gera riscos de explosão e incêndio.

Caso não esteja nas condições de instalação ideais, o equipamento oferece uma ameaça ainda mais grave: a da intoxicação por monóxido de carbono, que pode estar por trás da morte do casal no Leblon. Isso acontece quando o aquecedor está instalado num ambiente sem ventilação e consome todo o oxigênio disponível, produzindo o monóxido de carbono, um gás venenoso. Esse processo se chama combustão incompleta. Ele não solta cheiro e pode matar uma pessoa em poucos minutos.

Como saber se corro risco de vazamento de gás?

De acordo com a Naturgy, empresa responsável pelo fornecimento e distribuição de gás no Rio de Janeiro, algumas medidas básicas devem ser asseguradas pelo próprio morador da residência para prevenir um vazamento de gás. Certifique-se de que as tubulações não estão em contato com cabos elétricos. Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximo às tubulações. Garanta uma boa ventilação no ambiente.

A Naturgy também recomenda que o registro de gás seja fechado após a utilização dos aparelhos. Caso se ausente de sua residência por vários dias, feche a válvula do medidor de gás.

Na cozinha, a conexão do fogão à saída de gás deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma federal (NBR 14177). Segundo a Naturgy, a instalação necessita de um registro de gás em local de fácil acesso. Para evitar o desgaste do tubo, que pode provocar vazamento de gás, ele não pode ficar em contato com superfícies quentes, e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.

O que fazer para evitar uma intoxicação por monóxido de carbono?

A dica número um é manter o ambiente em que o aquecedor está instalado o mais ventilado possível. (Veja abaixo algumas recomendações baseadas em normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como garantir a ventilação do ambiente?

É extremamente importante que os cômodos que contêm aparelhos a gás sejam bem ventilados e estejam em bom estado de conservação, porque o oxigênio do ambiente é consumido durante a combustão e, caso haja algum obstáculo para a renovação do ar, os moradores da casa podem morrer por asfixia.

Por isso, janelas e basculantes devem ser mantidos livres e abertos. Outro cuidado importante é manter uma báscula aberta, com no mínimo 1,5m de distância acima do piso e 600 cm². Na parte inferior, também deve haver ventilação. Esta pode ser através de um corte de 3 cm na porta ou instalação de veneziana com área mínima de 200 cm².

De acordo com a Naturgy, locais em que fogões e aquecedores estão instalados devem ter ventilação permanente inferior e superior para a renovação do ar. No caso dos aquecedores, as chaminés devem ter no mínimo 35cm de altura e no máximo 2m de comprimento. Um terminal em “T” deve ser instalado no fim da chaminé, no exterior da edificação. As instalações de gás também devem estar 20cm afastadas de instalações de outras naturezas, como, por exemplo, tomadas e luminárias.

Sinto cheiro de gás no meu apartamento. O que fazer?

Em primeiro lugar, mantenha portas e janelas bem abertas e, se possível, feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor. Depois, tome distância do local do vazamento e chame a assistência técnica autorizada ou ligue para a Central de Urgência da Naturgy (0800 0240197) imediatamente. Não use celular ou telefone fixo perto do ponto do vazamento. Se a chama de gás natural estiver amarelada ou estiver oscilante, também é preciso chamar um especialista. Pode ser uma falha na combustão. Caso a Naturgy detecte alguma emergência técnica, poderá haver corte do fornecimento de gás.

Não sinto cheiro de gás e tenho medo. O que fazer?

Além de assegurar uma boa ventilação no ambiente em que o aquecedor está instalado, certifique-se de que os equipamentos a gás da sua casa estão devidamente vistoriados. Faça revisões anuais com empresas especializadas. Comprar um detector de monóxido de carbono também é uma opção. O aparelho está disponível no mercado a preços variados, a partir de R$ 150.

Se houver algum reparo a ser realizado, a Naturgy é quem deve fazê-lo?

Não. Se for detectado algum defeito na instalação, o usuário é quem deve providenciar o reparo. A Naturgy não executa esse tipo de serviço. Ela corta o fornecimento de gás quando julgar necessário e só reabre após constatar que o reparo necessário foi feito.

Onde devo instalar meu aquecedor?

Na área de serviço, num local ventilado e distante de cabos elétricos. Caso esteja fazendo obra, não obstrua a instalação de gás com materiais de construção, e aproveite para remover o aquecedor para a área de serviço (com a ajuda de um engenheiro).

Meu prédio é antigo, e meu aquecedor está instalado no banheiro. O que devo fazer?

Se não for possível fazer uma obra para trocar o aquecedor de lugar, faça manutenções preventivas. A Naturgy recomenda que elas sejam realizadas de dois em dois anos, mas o engenheiro Luiz Felipe Boueri, consultor técnico da empresa, aconselha que elas sejam feitas anualmente caso o prédio seja antigo e o aquecedor não fique na área de serviço, como determina o Regimento de Instalações Prediais (RIP) do Rio de Janeiro.

“Nessa vistoria, o técnico verá a posição do aquecedor, ou seja, questões técnicas relacionadas ao aparelho, seja ele mecânico ou digital, assim como a chaminé e o terminal, para ver se está tudo certo. Além disso, ele também verá se o ambiente tem as condições de ventilação adequadas. Com isso, você promove uma circulação de ar no ambiente e também garante oxigênio suficiente para que, na hora da queima, não haja produção de monóxido de carbono”, diz Boueri.

De quanto em quanto tempo é preciso vistoriar a residência para saber se está tudo bem?

Por lei estadual, desde 2015, a inspeção nas instalações de gás deve acontecer a cada cinco anos. Trata-se da Inspeção Periódica de Gás (IPG), ou autovistoria. Ela resultará num laudo que informará se a residência está ou não de acordo com as normas da instalação de gás.

Esse procedimento não pode ser confundido com a manutenção, que consiste numa visita destinada à realização de reparos pontuais em equipamentos como fogão, aquecedor, canalização interna, nas conexões, nos rabichos, ou seja, em tudo que compõe a instalação interna de gás do imóvel. A manutenção deve ser feita quando o cliente identificar a necessidade de corrigir algo – depois de sentir cheiro de gás, por exemplo – ou de maneira preventiva, de dois em dois anos.

Quem terá que a fazer a Inspeção Periódica e a manutenção?

Segundo a Naturgy, é o usuário de gás, seja residencial ou comercial, que deve providenciar tanto a Inspeção Periódica quanto a manutenção.

Em se tratando da Inspeção Periódica, no caso de condomínios, o síndico ou administrador deve solicitar a inspeção da área comum, mas cada usuário é responsável por fazer a sua vistoria e pode escolher a empresa para isso. Em seu site, o Inmetro disponibiliza uma relação de empresas de todo o Brasil autorizadas a prestar o serviço, incluindo a capital do Rio e cidades do interior do estado. Confira a lista.

E se a Inspeção detectar algum problema, como proceder?

A empresa que você escolher para fazer a vistoria emitirá um laudo que apontará se o imóvel está ou não de acordo com as normas. Se houver algum problema, você deverá contratar uma empresa especializada para fazer as correções.

FONTE: Extra


Vagas de garagem causam transtornos em condomínios9, fevereiro 2024

Vagas de garagem causam transtornos em condomínios

Brigas, confusões e até casos de polícia: quem mora em condomínios certamente já se envolveu ou conhece alguém que tenha entrado em […]

Leia mais
Cuidados importantes para a temporada de verão3, fevereiro 2024

Cuidados importantes para a temporada de verão

Todo início de ano vem as chuvas intensas de verão e é um período muito temido por toda sociedade, principalmente porque é […]

Leia mais
Condomínio pode expulsar um morador?6, novembro 2023

Condomínio pode expulsar um morador?

O condomínio pode expulsar um morador do prédio por causar incômodo aos demais? Há tempos, dissemos um sonoro “não” a esta pergunta, […]

Leia mais