Justiça acata denúncia contra francês por chamar porteiro de macaco

19 jul | 1 minuto de leitura
Reginaldo Lima, 51, sofreu racismo do francês Gilles David Teboul no prédio onde trabalha, em Copacabana. Câmeras registraram a agressão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) aceitou a denúncia contra o médico francês Gilles David Teboul, acusado de injúria racial, ameaça e agressão contra o porteiro Reginaldo Lima, 51. O crime aconteceu no dia 26 de junho, no prédio onde a vítima trabalha, em Copacabana, zona Sul do Rio.

A denúncia foi aceita pela 27ª Vara Criminal da Capital com decisão do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, que também negou o pedido de autorização para que o médico viaje para a França no dia 24 de julho. A defesa de Gilles também pediu para que o processo tramitasse em segredo de Justiça, mas foi indeferido pelo juiz indeferiu:

“A denúncia preenche os requisitos formais consubstanciados, uma vez que conta com a exposição dos fatos criminosos com todas as suas circunstâncias, assim como a qualificação do denunciado e a classificação dos crimes. Ao mesmo tempo, constata-se a presença de justa causa para a deflagração da ação penal. Dessa forma, recebo a denúncia”, diz um trecho da decisão.

O francês foi acusado por ter usado expressões como “negro” e “macaco” ao se dirigir ao porteiro para reclamar de um problema no elevador. Toda a cena foi registrada por câmeras de segurança, que flagrou Gilles agredindo fisicamente Reginaldo.

Sobre o pedido da defesa para que o processo tramitasse em segredo de Justiça, o juiz destacou em sua decisão o motivo de ter negado: “O processo criminal deve ser público por excelência, notadamente com o intuito de desmotivar a prática de crimes e preservar a transparência necessária à sociedade”, disse Flávio Itabaiana.

O Metrópoles entrou em contato com Gilles para comentar sobre a decisão judicial, mas até a publicação da reportagem, não obteve retorno. O espaço segue em aberto.

FONTE: Metrópoles


Reconhecimento Facial em Condomínios: Risco ou Evolução?21, agosto 2025

Reconhecimento Facial em Condomínios: Risco ou Evolução?

ESCRITO POR: João Alberto Britto.  CEO e Diretor Executivo da J A Consultoria, com vasta experiência na área de Segurança Corporativa. É […]

Leia mais
Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP estão por vir

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais