Manutenção preventiva em tubulações evita prejuízos em condomínios
11 jan | 4 minutos de leituraEm meio à pandemia do novo coronavírus, um dos problemas que é pouco exposto, mas muito presente é o entupimento das tubulações e redes de esgoto. Por incrível que pareça, a qualidade de vida das pessoas e a rotina de empresas são diretamente afetadas por conta disso.
A priori, há o fato de que a população ficou por muito tempo em quarentena. Nesse sentido, o tempo de utilização das cozinhas e dos banheiros residenciais aumentou exacerbadamente.
Com isso, sem a conscientização devida em relação aos cuidados com as tubulações, cresceram também os casos de entupimento emergencial durante o período de isolamento. Isso ocorre em casas, prédios e condomínios com muita frequência.
Do mesmo modo, mas sem relação com a pandemia em si, indústrias e empresas também não estão livres desse tipo de incidente. Ambientes nos quais o volume de pessoas é constante, como por exemplo: banheiros, cozinhas e refeitórios desses empreendimentos, as chances de acumular dejetos e substâncias nos encanamentos é muito mais alta.
Para solucionar episódios inconvenientes é de extrema importância que se faça a manutenção preventiva das tubulações. A regularidade dessa higienização evita alagamentos ou surpresas indesejadas em momentos totalmente inoportunos para comércios e indústrias. A prevenção impede, por exemplo, que um entupimento trave a rotina de serviço de uma empresa para que isso seja consertado ou então passe uma imagem negativa para os clientes.
Situações de mau cheiro ou transbordo podem gerar extremo incômodo em todos os presentes. De acordo com a Desentupidora Sanemix, já houve casos entre clientes atendidos de pessoas usarem ocorridos pontuais como esses para fazer reclamações e, assim, acabar prejudicando a reputação do local.
Dessa forma, de tantas obrigações que uma corporação tem, há a de adotar medidas preventivas para os canos e caixas de esgoto regulares. O ideal é contratar uma empresa tal qual a Desentupidora Sanemix para efetivar esse procedimento de maneira periódica, afastando qualquer problema do tipo.
Manutenção é “regra” para condomínios
A manutenção preventiva também é altamente recomendada para condomínios residenciais. Afinal, nem todos os moradores têm a mesma consciência de evitar jogar detritos pelo ralo ou no vaso sanitário.
Nos atendimentos já foi encontrado de tudo um pouco nas tubulações: desde acúmulo de papel higiênico e óleo de cozinha, o que infelizmente é algo ‘normal’ de ocorrer até garrafas PET e outros plásticos.
Isso tudo ocasiona o entupimento e mau funcionamento das tubulações. Além disso, no caso de um prédio, em vez de afetar somente o apartamento responsável, compromete toda a estrutura de tubulações.
Quando isso acontece, o prejuízo é tão intenso que surge a necessidade de fazer uma raspagem nas tubulações do último andar do prédio até chegar à rua. Ou seja, o custo é alto e compatível com a complexidade da mão de obra.
O prejuízo nas indústrias
Nas indústrias as tubulações por onde passam produtos de matéria-prima utilizada em suas atividades podem apresentar entupimento.
Desse modo também recomenda-se realizar a manutenção preventiva para evitar o acúmulo de substâncias nas paredes dos tubos. Mesmo que não sejam detritos, causa intensa obstrução.
Fazer isso evita um grande prejuízo na linha de produção. Afinal, esperar a manutenção ser finalizada pode incorrer em setores inteiros paralisados e, consequentemente, em danos financeiros.
Processo e periodicidade
Nos condomínios e prédios residenciais, o processo de manutenção preventiva envolve a limpeza dos ramais dos apartamentos, as caixas de gordura e de esgoto, além do poço de recalque.
Para o ramo industrial, as ações mais utilizadas são hidrojateamento e a raspagem com sonda elétrica. Já para bares e restaurantes, o convencional engloba também o hidrojateamento, a máquina de limpa fossa que suga a caixa de gordura, além da raspagem.
Quanto à periodicidade, recomenda-se a manutenção completa das tubulações a cada seis meses. Esse espaço de tempo é ideal para que os encanamentos continuem a funcionar eficientemente sem apresentar problemas relacionados a entupimento.
Pacote preventivo
Condomínios e indústrias que planejam investir em manutenção preventiva de tubulações devem contar com ajuda especializada. Uma estratégia de mercado bastante utilizada atualmente é o pacote de serviços com adicional de seguro. Ou seja, a empresa contratada oferece as ações efetivas e oferece um acompanhamento em caso de urgências.
Apostar no pacote preventivo é muito menos pesado ao bolso do cliente. Isso porque chamados de emergência, sem ter havido a manutenção devida anterior, costumam apresentar casos bem críticos nas tubulações e por isso o preço é bem mais alto. Ademais, não há cobranças para esse pronto-atendimento, pois está incluída na garantia.
Quando o assunto é condomínio residencial, geralmente investe-se em combos de saneamento completo. Isto é, contratos com diversos serviços que garantem a segurança e limpeza completa do espaço. O comum é agregar a manutenção preventiva das tubulações, o controle de pragas com aplicação trimestral ou mensal e mais a limpeza dos reservatórios de água.
Esse mix de atendimentos requisita um pagamento único por mês, facilitando a vida tanto da administradora quanto dos condôminos. Em suma, há saídas para todas as necessidades. O contraindicado é não escolher nenhuma delas para o comércio, a indústria ou complexo de apartamentos. O investimento em prevenção traz benefícios duradouros em qualquer caso.
FONTE: Terra