Como individualizar água em prédios antigos

16 nov | 2 minutos de leitura
A técnica da IouTility com instalação de Retrofit Hidráulico traz benefícios para todos

O retrofit hidráulico é a solução para evitar grandes obras


Com o início da vigência da Lei Federal 13.312, que obriga os condomínios entregues a partir de julho de 2021 a adotarem a medição individualizada de água, muitas construções finalizadas antes do prazo estipulado pela legislação procuraram se adequar aos padrões de sustentabilidade.

No entanto, em prédios onde a estrutura não foi projetada para a instalação de hidrômetros individuais, há sempre a dúvida sobre o tamanho e os custos da obra. Para adaptar as unidades para a individualização, sem que seja necessária uma grande reforma, mantendo a tubulação oculta, empresas modernas e qualificadas utilizam o retrofit hidráulico.

Esta técnica pouco invasiva permite a modernização de estruturas mais antigas, implantando equipamentos de última geração. Em edificações onde redes internas alimentam os apartamentos ou escritórios, utilizando esse método de renovação, a instalação é feita em cada um dos pontos e o consumo é obtido pela soma dos medidores, de maneira remota.

A partir do retrofit hidráulico, os projetos de individualização de água se beneficiam da tecnologia de machine learning (traduzido literalmente do inglês como “aprendizado da máquina”). Este conceito permite que, depois de um estudo do consumo do condomínio, os hidrômetros não precisem ser instalados em todas as prumadas das unidades, somente em registros estratégicos, que garantam a precisão da aferição em mais de 90%. Dessa forma, o machine learning possibilita uma redução nos custos de implantação.

A individualização de água traz benefícios para todos os condomínios, resolvendo o tema do consumo coletivo em assembleias, ajudando os condôminos a conhecerem seus hábitos e possibilitando a cobrança justa, pelo volume realmente consumido. Para que o serviço seja realizado de forma eficiente, trazendo valorização para o patrimônio, o ideal é que a instalação seja contratada com uma empresa reconhecida por sua excelência.

“Esta técnica pouco invasiva permite a modernização de estruturas mais antigas”

A IouTility desenvolve e executa projetos de individualização de água em todo Brasil, utilizando sistemas e equipamentos de última geração, trazendo conforto, economia e segurança para sua casa e seu negócio. Com soluções inteligentes de eficiência energética e hídrica, a empresa desenvolve projetos personalizados de acordo com as necessidades do seu condomínio, atendendo aos regulamentos técnicos de empresas de saneamento ou implementando a autogestão do consumo de água e gás.

A IouTility preza pelo alto padrão de serviços e de qualidade das tecnologias que disponibiliza ao mercado, sendo uma empresa certificada pelo maior programa de individualização do país: o ProAcqua da Sabesp.

ATENDIMENTO EM TODO BRASIL
E-mails: comercial@ioutility.com.br / individualiza@ioutility.com.br
Telefone: (31) 98658-5986
Site: www.ioutility.com.br

FONTE: Revista O Síndico – Edição 46


Projeto de lei quer obrigar condomínios em JF a denunciar casos de violência doméstica26, novembro 2021

Projeto de lei quer obrigar condomínios em JF a denunciar casos de violência doméstica

Condomínios residenciais, comerciais e mistos existentes em Juiz de Fora podem ser obrigados a comunicar casos de violência doméstica ocorridos em suas […]

Leia mais
Quais as responsabilidades do condomínio sobre furtos?25, novembro 2021

Quais as responsabilidades do condomínio sobre furtos?

Saiba os direitos e deveres dos moradores e como agir nessa situação Mesmo tomando todos os cuidados com a segurança e tendo […]

Leia mais
Como organizar as chaves no condomínio?24, novembro 2021

Como organizar as chaves no condomínio?

Como sabemos, organização é característica imprescindível para os síndicos. Objetivando ajudar nesta tarefa, este artigo vai abordar o tema chaves no condomínio. Tudo começa […]

Leia mais