Confira a 55ª edição da revista O Síndico

29 set | 4 minutos de leitura
Veja a 55ª edição da revista O Síndico

A revista O Síndico, que circula em julho, agosto e setembro, acaba de sair e está repleta de assuntos interessantes ao ramo condominial. Quer saber as matérias desta edição? Então se liga:

EDITORIAL

Um novo conceito encantador

Sabemos que o mercado condominial de Juiz de Fora e do mundo está em franca expansão. Em nossa cidade, a realidade se apresenta com muitos avanços, em todas as regiões da cidade, dos bairros mais afastados aos mais centrais. Paralelamente a este desenvolvimento contínuo, uma gama de novos serviços e produtos vem sendo ofertados aos síndicos, administradores e condôminos com o intuito de trazer mais conforto e comodidade para os moradores, além de eficiência e qualidade na gestão.

Para enxergar toda a cadeia produtiva em torno dos condomínios nos tempos atuais não é preciso fazer esforço. Mas queremos aguçar o seu olhar para outro ângulo da questão e esta edição da revista O Síndico traz, em sua matéria de capa, esta visão. Se de um lado temos um mundo moderno, tecnológico, sofisticado, capaz de satisfazer aos mais diferentes desejos e necessidades, temos também o lado da geração crescente de resíduos; da utilização dos recursos naturais do planeta como água e energia elétrica; e, ainda temas como a desigualdade social e a corrupção, que também permeiam o universo condominial.

Nós, que estamos acompanhando a evolução do segmento condominial em nossa cidade há quase 20 anos, somos testemunhas oculares de muitas mudanças que aconteceram, mas essa que vem por aí, é especial. Particularmente, avalio como a mais importante, necessária e essencial para o síndico atual. Em meio a tantas mudanças climáticas, tragédias e desastres naturais que assolam populações, poder fazer algo pela preservação do meio ambiente passa pela função dos síndicos de nossa cidade. Está nascendo, creio eu, um novo propósito que é capaz de mobilizar centenas e milhares de pessoas: o conceito ESG aplicado a condomínios.

ESG aplicado a condomínios (veja o significado da sigla na matéria) é cuidar corretamente do lixo, da água e da energia, é cuidar corretamente dos funcionários, da lisura com o dinheiro alheio, é ser transparente e não aceitar propostas corruptas, é ainda cuidar do bem estar do vizinho idoso, das crianças e jovens e daqueles com necessidades especiais como os cadeirantes e os autistas. É promover encontros, plantio de hortas, interagir com a comunidade e promover o bem comum. Mais do que excelentes especialistas em finanças ou administração, o síndico do futuro é um líder ESG.

Nesta edição, apresentamos também uma interessante entrevista com a síndica com formação profissional, Letícia Duarte. Juntamente com seu marido, Jonatas Duarte, da Duarte Treinamentos, nos concedeu brilhantes insights sobre liderança, oratória e marketing para síndicos. Aliás, o curso que a revista O Síndico promoveu com eles em nossa cidade foi muito elogiado pelos participantes e você pode conferir um pouco de tudo isso neste exemplar.

Acompanhe também as novidades da BRCondos Juiz de Fora, que vem conquistando cada vez mais clientes, entregando serviços completos de administração, com seu staff experiente e uma ampla estrutura organizacional, além de suporte tecnológico avançado.

Outra estrela desta edição é a síndica profissional e sócia proprietária da Prisma Assessoria Condominial, Marcelle de Andrade. Com apenas 24 anos, ela foi uma das 39 aprovadas dentre 718 pessoas inscritas na prova do “ Síndico 5 Estrelas” da Gabor Cursos e Consultoria. Considerada a mais importante certificação de síndicos do Brasil, Marcelle se destacou por ser a primeira juizforana aprovada e a mais jovem de todo o Brasil! Confira mais detalhes no Informe das páginas 18 e 19.

Fique ligado também no artigo do auditor contábil Sérgio Paulo da Silva, que nos informa sobre a atualização que vem por aí do capítulo do Código Civil que trata dos condomínios. Ao completar 20 anos (e como passou rápido), a lei passará por mudanças que certamente deverão ser debatidas e acompanhadas por todos os que se interessam por condomínios.

A todos, uma boa leitura!

SUMÁRIO

📌 Capa: Condomínios adotam ações do conceito ESG

📌 Curso liderança, oratória & marketing é sucesso

📌 Informe: Prisma tem a primeira “Síndica 5 estrelas” da cidade

📌 Entrevista: Novo perfil do síndico por Letícia e Jonatas Duarte

📌 BRCONDOS atende condomínios de JF em todas as suas demandas

📌 Artigo: O que esperar da atualização do Código Civil

Ficou curioso? Então acesse já a versão digital pelo link.


Márcia Lombardi soma experiência e modernidade à frente da Universal Imóveis16, junho 2024

Márcia Lombardi soma experiência e modernidade à frente da Universal Imóveis

Márcia explica que o evento UniCondomínio tem como objetivo capacitar síndicos, promover troca de informações e apresentar novidades   Contabilizando 33 anos […]

Leia mais
Instalação de portaria virtual e dispensa de porteiro rende multa a Condomínio10, junho 2024

Instalação de portaria virtual e dispensa de porteiro rende multa a Condomínio

Mais uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) penaliza Condomínio que implanta portaria virtual e dispensa colaborador para colocar em prática a vigilância à distância. […]

Leia mais
Cláusula sobre portaria virtual9, junho 2024

Cláusula sobre portaria virtual

CCT para funcionários de condomínios paulistanos entrou em vigor dia 1º de Outubro de 2023 Com o fim das negociações entre Sindifícios (Sindicato dos […]

Leia mais