JF sedia, nesta terça, o I Encontro de Administradoras de Condomínios

07 jun | 5 minutos de leitura
O evento é direcionado a sócios, proprietários e representantes de administradoras de condomínios prioritariamente de Juiz de Fora e região

Será realizado, nesta terça-feira, 8 de junho, de 19h às 22h, o I Encontro de Administradoras de Condomínios de Juiz de Fora e Região. O evento, 100% gratuito, será em formato on-line, via plataforma Webinar Jam. O Encontro é uma realização do SindicoJF Mídias Digitais com apoio do Sebrae e patrocínio da BV Garantia e Alfa Minas Conservação.

Juiz de Fora vem crescendo em número de condomínios e em complexidade para administrá-los. Diante desta realidade e pensando em promover a qualidade nos serviços prestados pelas administradoras aos condomínios, surgiu a ideia de realizar o encontro, que, em função da pandemia e tendo em vista as orientações dos órgãos sanitários no combate à disseminação do coronavírus, será em ambiente digital.

O objetivo principal do webinar é reunir representantes de administradoras de condomínios de Juiz de Fora e região, a fim de refletir e debater assuntos como a profissionalização do segmento, a responsabilidade ética do administrador, a criação de parâmetros de prestação de serviços e de um código de conduta. Como objetivo secundário, pretende-se apresentar caminhos para que o empresário do setor obtenha suporte para inovar e crescer sustentavelmente.

“A principal justificativa para a realização do evento é a necessidade de se fazer uma reflexão sobre a concorrência predatória entre as administradoras de condomínios. Vários representantes do segmento relataram este fato na rodada condominial de negócios que realizamos no ano passado e me propus a organizar um encontro a fim de debater caminhos que assegurem melhores condições de trabalho, visando à valorização do mercado”, explica a jornalista, editora da revista O Síndico, CEO SindicoJF Mídias Digitais e diretora da Lógica Comunicação, Andrea Castilho, que atuará como mediadora dos debates.

Com o tema “Inovação e valorização do trabalho das administradoras de condomínios”, o evento é direcionado a sócios, proprietários e representantes de administradoras de condomínios prioritariamente de Juiz de Fora e região. Com duração de três horas, o evento contará com palestra e apresentações e reservará uma parte para que as administradoras se apresentem e compartilhem suas experiências e pontos de vista sobre as questões debatidas.

Confira quem serão os participantes e o que abordarão

“Abordaremos a importância do registro das administradoras de condomínios e das empresas que exploram a gestão e administração de imóveis nos CRAs. Isso porque o registro das empresas desse segmento no CRA garante a apresentação de um profissional da administração para atuar como Responsável Técnico, que desempenhará suas atividades de gestão baseado numa ciência com métodos e técnicas específicas para garantir a plena efetivação dos serviços prestados. Compreendemos que a profissionalização na administração e gestão condominial é um tema de interesse tanto dos profissionais e empresas que atuam no segmento, como também de toda sociedade brasileira. É necessário conscientizar a população de que é preciso ficar atenta de que o seu patrimônio deve ser gerido por empresa qualificada, com responsável técnico e que essa profissionalização garante inúmeros benefícios, como a gestão financeira mais adequada, mais segurança, mais valorização do seu patrimônio e credibilidade aos serviços prestados”. Jehu Pinto de Aguilar Filho, presidente do CRA-MG.

“Neste encontro inédito em Juiz de Fora, pretendo compartilhar minha experiência junto ao Grupo de Excelência em Administração de Condomínios ligado ao Conselho Regional de Administração de São Paulo. Vamos expor dicas para as administradoras atenderem seus clientes, falar do Código de Conduta criado pelo GEAC em 2020, além de tratarmos da questão da transparência, dos conflitos de interesses e da camuflagem por detrás de práticas antiéticas”. Rosely Schwartz, Administradora, Coordenadora GEAC do CRA-SP, Coordenadora e Docente do Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional – OCONDOMINIO.COM.BR, Autora do livro Revolucionando o Condomínio – 15ª Edição

“Iremos abordar a inovação como uma ferramenta de Gestão. O objetivo é mostrar como inovar é essencial para que os pequenos e médios negócios possam alcançar um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais volátil. Além deste viés, também buscaremos elencar as principais características empreendedoras, criatividade e métodos ágeis como forma de solucionar problemas. Será um bate-papo direcionado às tendências e às oportunidades que tangem a área das administradoras de condomínios”. Chayenne Azevedo, Agente Local de Inovação do SEBRAE/CNPq.

O evento terá ainda a participação da BV Garantia, empresa de Curitiba que apresentará um serviço inovador para Juiz de Fora. “Vamos abordar a importância de se ter uma garantidora nos condomínios, principalmente aqueles que sofrem com inadimplência. Fazem parte dessa importância os benefícios que esse serviço traz para a gestão do condomínio; o bem-estar dos moradores, visto que o condomínio tem a certeza de condições financeiras para realizar melhorias, consequentemente a valorização do patrimônio desses moradores; e as melhorias em processos de gestão, incluindo cobranças”. Rodrigo Paes, CEO da BV Garantia.

“Minha expectativa é de que este encontro seja histórico, colocando frente a frente as administradoras da cidade, tendo por objetivo maior propor uma união do segmento para que juntos possam avançar em prol de um mercado mais regulado. Esperamos que, após o encontro, surjam novas práticas, através da formação de grupos de trabalho para criação de um código de conduta, e que as administradoras encontrem apoio no CRA e no Sebrae para  se desenvolverem sustentavelmente”. Andrea Castilho, organizadora do evento.

Programação

19h – Abertura
19h10 – Palestra Rosely Schwartz
19h40 – Apresentação CRA-MG
20h – Apresentação Sebrae
20h30 – Intervalo
20h45 – Apresentação BV Garantia
21h – Apresentação das empresas participantes e debate com mediação
21h45 – Considerações finais e encerramento

FONTE: Equipe SíndicoJF


Sérgio Craveiro ministra Curso de Síndico Profissional  em Juiz de Fora nos dias 10 e 11 de novembro13, outubro 2021

Sérgio Craveiro ministra Curso de Síndico Profissional em Juiz de Fora nos dias 10 e 11 de novembro

Para quem está em busca de oportunidade de qualificação, Juiz de Fora receberá mais uma vez, nos dias 10 e 11 de […]

Leia mais
Condomínios de JF já podem reabrir salão de festas e demais áreas de lazer12, outubro 2021

Condomínios de JF já podem reabrir salão de festas e demais áreas de lazer

Com o novo Decreto (14.775/21), publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no dia 21 de setembro, os condomínios da cidade […]

Leia mais
Síndico JF estreia novo portal de informações7, outubro 2021

Síndico JF estreia novo portal de informações

Totalmente reformulado, o Síndico JF lançou oficialmente o novo portal de informações no mês de julho. Com design mais dinâmico, moderno e […]

Leia mais