Prefeitura lança campanha de anistia para contas da Cesama

18 ago | 3 minutos de leitura
A campanha será realizada até 30 de setembro de 2023

A prefeita Margarida Salomão anunciou o lançamento da campanha de anistia para contas de água e esgoto. Os usuários que possuem débitos junto à empresa poderão negociá-los sem juros e multas por atraso, com oportunidades de parcelamento. A campanha será realizada até 30 de setembro de 2023.

“Hoje é dia de festa em Juiz de Fora! A Cesama, nossa companhia pública de saneamento, completa 60 anos de serviços muito bem prestados. E para celebrar esse aniversário, está sendo lançada a campanha de anistia para aqueles que possuem débitos com a empresa. Nós estamos em um momento no Brasil onde as pessoas estão renegociando suas dívidas, então, aqui em Juiz de Fora, estamos nos juntando a esse esforço, que está sendo feito pelo Estado Brasileiro”, evidenciou a prefeita.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, explica que todas as categorias de usuários da companhia, seja residencial, comercial ou industrial, estão incluídas na campanha. “Para beneficiários da Tarifa Social, os débitos negociados poderão ser parcelados em até 48 vezes, e em até 24 parcelas para os demais usuários”. Júlio completa que “será um processo simplificado, sem burocracias. Os interessados poderão realizar os pedidos por meio do WhatsApp da Cesama, no número (32) 98420-5399, pelo 115, 3142-0777 ou na própria Agência de Atendimento da companhia, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 1001, Centro”.

Poderão ser anistiados de juros e multas os débitos adquiridos até a data da solicitação. Margarida finaliza, afirmando que a decisão é tomada pela Cesama em um momento em que as pessoas, nos últimos anos, passaram por dificuldades. “A campanha, em que não há apenas o parcelamento da dívida, mas o perdão dos juros e multas, é um reconhecimento de que água e saneamento são um direito humano”.

Cesama 60 anos: orgulho em ser um empresa pública de qualidade

São 60 anos de uma história marcada pelo compromisso de garantir água tratada e esgotamento sanitário para Juiz de Fora e distritos. Mas o aniversário da Cesama vem acompanhado de importantes conquistas: a credibilidade de ser uma empresa pública, que presta serviços de qualidade e que, por meio da quarta adutora, inaugurada recentemente, tem o respaldo de assegurar 70 anos de água potável para toda a população.

A história da Cesama tem origem em 1º de agosto de 1963, quando foi criado o antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE). Em 1990, surge a Companhia de Saneamento e Pesquisa do Meio Ambiente (Cesama), substituindo o DAE e ganhando autonomia financeira e administrativa. Essa transformação impulsionou ainda mais a otimização dos serviços de água e esgoto, consolidando a companhia como uma empresa pública de referência em saneamento. A partir de setembro de 2001, a razão social da empresa foi alterada para Companhia de Saneamento Municipal, sendo mantida a sigla Cesama.

Ao longo de seis décadas, a companhia tem implementado obras essenciais para atender a população de Juiz de Fora. Para exemplificar com dados mais recentes, somente no primeiro semestre deste ano, a Cesama entregou à população de Juiz de Fora obras como a quarta adutora, já citada, a quarta célula do Reservatório Henrique de Novaes, a elevatória de água Esplanada, a estação elevatória de água e a subadutora para reforço do abastecimento da Região Nordeste, além da remodelação e substituição do sistema de aeração do reator aeróbio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage.

Somando a extensão de redes substituídas, foram 4.436 metros de redes de água remodeladas e 4.827 metros de redes de esgoto. Houve investimento, também, em implantação de novas redes de água, num total de 4 mil metros de tubulações, e 647 metros de redes de esgoto. Números que só comprovam a nobre missão da Cesama: atender um número cada vez maior de cidadãos com os serviços de saneamento, em busca da universalização.

FONTE: Cesama


EFD-Reinf para Condomínios: Importância e Implicações2, dezembro 2024

EFD-Reinf para Condomínios: Importância e Implicações

ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de Contabilidade […]

Leia mais
Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar28, novembro 2024

Residencial Jardim dos Manacás adere à usina de energia solar

Novo sistema de geração de energia possibilitará economia de custos no condomínio Tendo como foco sustentabilidade e economia, o Edifício Antônio Augusto […]

Leia mais
Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade27, novembro 2024

Rede de Proteção Preventiva auxilia no combate à criminalidade

Síndicos podem atuar em parceria com a PM divulgando o programa entre moradores Vários bairros de Juiz de Fora contam com o […]

Leia mais