2º Encontro de Administradoras de Condomínios discute novos rumos do mercado

22 abr | 4 minutos de leitura
Veja a programação do evento que reúne 80% do market share de condomínios de Juiz de Fora

Reunir as 25 maiores empresas de administração de condomínios de Juiz de Fora visando fomentar a união entre elas e promover melhores práticas de mercado, proporcionando, assim, um futuro mais seguro e estável para todas. Esse é o objetivo central do 2º Encontro de Administradoras de Condomínios, evento realizado pelo SíndicoJF Mídias Digitais, Kosmos Consultoria e Controladoria e Mundi Service. Tendo como tema “Novos Rumos”, o encontro busca discutir e incentivar o associativismo e o cooperativismo e será realizado no dia 27 de abril, a partir de 7h30, no Trade Hotel. Confira a programação completa ao final deste texto.

Naquela mesa

Como muitas outras boas ideias, o desejo de unir as empresas que atuam com administração de condomínios em Juiz de Fora nasceu de maneira não premeditada. Andréa Castilho, editora da revista O Síndico e CEO do SíndicoJF Mídias Digitais conta que, em 2020, promoveu outro evento: a 1ª Rodada Condominial de Negócios. A fim de promover network entre administradoras, síndicos e prestadores de serviço, além da troca de experiências, o formato do evento previa o rodízio de mesas entre os participantes. E qual não foi a surpresa de Andréa ao observar que, após uma movimentação, por acaso, sentaram-se na mesma mesa representantes de sete administradoras de condomínios de Juiz de Fora.

A situação trouxe certo desconforto pela preocupação em causar algum mal-estar entre os participantes, mas o receio se dissipou ao final do evento ao ouvir de Elisângela Nogueira, representante de uma das sete administradoras, que a situação foi vista como positiva. Surgiu até a ideia de criar uma associação e, logo depois, de realizar um encontro específico das administradoras, o que era mais do que necessário diante dos relatos que Andréa ouvia.

“Toda vez que eu encontrava os representantes de administradoras, eles me relatavam os problemas que estavam vivendo com concorrência desleal, falta de ética, desvalorização do mercado, guerra de preços, falta de mão de obra qualificada dentro das administradoras, dificuldades com legislação, de acompanhar os avanços tecnológicos, entre outras coisas absurdas que estavam ocorrendo. Fiquei muito sensibilizada com a dor dos empresários e pensei em fazer alguma coisa”, conta Andréa. Assim, em 2021, era realizado, de maneira virtual, o 1º Encontro de Administradoras de Condomínios.

O evento cresceu de um ano para o outro. No próximo dia 27, os participantes poderão conferir uma programação mais densa, que conta, por exemplo, com a participação de convidados de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo trazendo experiências relacionadas ao associativismo, ao cooperativismo. “São pessoas com uma bagagem muito grande e que têm muito a ensinar sobre essa nova forma de empreender, de trabalhar”, avalia Andréa.

E se o 2º Encontro de Administradoras de Condomínios está maior em relação à primeira edição, em muito se deve à chegada de importantes empresas como correalizadoras do evento, como a Mundi Service e Kosmos Consultoria e Controladoria. De acordo com Daniele Duque, proprietária da Mundi Service, empresa com atuação em representação comercial, “a importância da realização desse evento é unir pessoas do mesmo segmento para que possam cooperar entre si e dali sair propostas para tratar de suas dores e futuros projetos”.

Pensamento semelhante é o de Watyla Moreira, CEO da Kosmos Consultoria e Controladoria. “A Kosmos, empresa que dentre suas atividades atua também no ramo de auditoria condominial, tem a honra de participar desse evento, que reunirá mais de 80% do market share de condomínios da região, objetivando o fomento do associativismo destas empresas, consensuando o mercado e trazendo benefícios nas ações ordenadas conjuntamente”, explica.

Confira, a seguir, a programação completa do 2º Encontro de Administradoras de Condomínios, evento exclusivo para convidados:

Data: 27 de Abril – Quarta-feira
Hora: de 7h30 às 14h
Local: Trade Hotel – Av. Pres. Itamar Franco, 3800 – Juiz de Fora

7h30 – Check-in e breakfast

8h10 – Abertura

8h25 – Apresentação das Administradoras de Condomínios participantes

9h10 – Case SICOOB DIVICRED, com Alexander Sátyro de Oliveira, gerente de agência

9h40 – Case GEAC, com Rosely Schwartz, coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios, ligado ao Conselho Regional de Administração de São Paulo

10h – Intervalo CASTSEG

10h10 – Case SINERCON, com Cláudia Márcia Reis de Oliveira, presidente por dois mandatos da Sinercon Núcleo Contadores Consultores (Associação de Empresas de Serviços Contábeis de Juiz de Fora e região)

10h30 – Intervalo SINDICON

10h40 – Coffee break

11h – Intervalo SABIN SINAI

11h10 – Case AACEP, com Luís Fernando Martins Alves, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná

11h30 – Intervalo BV GARANTIA

11h40 – Case CRA-MG, com Jehu de Aguilar Filho, presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais; Daniel Gomes e Watyla Moreira, coordenadores do Grupo Temático (GT) CRA-MG de Administração de Condomínios

12h – Intervalo EVS MANUTENÇÃO

12h10 – Brainstorming NOVOS RUMOS (Fórum de debate)

12h50 – Encerramento

13h as 14h – Almoço

O 2º Encontro de Administradoras de Condomínios conta com o patrocínio de Sicoob Divicred, sendo realizado conjuntamente por SíndicoJF Mídias Digitais, Kosmos Consultoria e Controladoria e Mundi Service. Também patrocinam o evento: BV Garantia, CastSeg, EVS Conservadora, Sabin Sinai e Sindicon. Apoiam o evento as empresas: JSL Soluções, Multiseg, Estoque Fitness, revista O Síndico e Munditemper.

FONTE: Equipe SíndicoJF


Acontece em junho a primeira edição do Curso Locação de Imóveis Urbanos18, maio 2022

Acontece em junho a primeira edição do Curso Locação de Imóveis Urbanos

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do Curso Locações de Imóveis Urbanos O curso, que tem duração de doze […]

Leia mais
Riscos do envidraçamento de sacadas e varandas de condomínio16, maio 2022

Riscos do envidraçamento de sacadas e varandas de condomínio

Varandas ou sacadas valorizam inegavelmente os apartamentos, compõem um espaço externo agradável na própria unidade, possuem um custo menor para as construtoras […]

Leia mais
Conheça os tipos de quóruns no condomínio14, maio 2022

Conheça os tipos de quóruns no condomínio

O conceito de quórum costuma gerar dúvidas que devem ser esclarecidas, pois esse assunto traz inúmeros questionamentos e incertezas por parte dos […]

Leia mais