É da Prisma a primeira síndica de JF certificada no “Síndico 5 Estrelas”

26 jul | 5 minutos de leitura

MARCELLE DE ANDRADE TAMBÉM É A MAIS JOVEM SÍNDICA DO BRASIL A RECEBER A CERTIFICAÇÃO

Pouco tempo depois de celebrar seus 32 anos, a Prisma Assessoria Condominial tem mais um motivo para comemorar. Marcelle de Andrade, que, ao lado da mãe, Maísa de Andrade, comanda a empresa, é a primeira síndica de Juiz de Fora a receber a certificação “Síndico 5 Estrelas”, da Gábor Cursos & Consultoria. Além disso, Marcelle, com 24 anos, é a mais jovem síndica certificada em todo Brasil. O “Certificado Síndico 5 Estrelas” é o mais alto nível de qualificação que um síndico profissional pode alcançar no Brasil. Dados da Gábor Cursos & Consultoria (SP) apontam que somente 7% dos que buscam esse status conseguem obtê-lo.

“Essa conquista comprova um nível de conhecimento muito grande, que não serve apenas para quando eu estiver atuando como síndica, mas em outras funções na Prisma. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, o papel da administradora vai além de emitir boleto e pagar contas. Nós precisamos estar cientes das responsabilidades legais, cientes de tributação e por aí vai. Nós não temos poder de tomada de decisão, mas devemos orientar o síndico. Para isso, precisamos estar a par de tudo o que está acontecendo, a fim de termos condomínios bem geridos”, aponta Marcelle.

Ela conta que o fato de ter sido aprovada após ter decidido fazer a prova dois dias antes da data marcada trouxe surpresa até mesmo para os organizadores. “As pessoas me questionam por que resolvi fazer a prova com apenas dois dias de antecedência. Minha mãe estava inscrita e havia desistido, em contato com os organizadores, permitiram que eu fizesse em seu lugar. Sobre fazer a prova sem estudar, minha explicação está no fato de viver aquele conteúdo diariamente, em todos os condomínios que administramos. Não sou uma pessoa que sabe de tudo, mas se chega algo novo até mim, busco me informar, procuro leis que possam respaldar nossas ações. Além disso, na Prisma adquirimos, constantemente, muito conhecimento por meio de cursos.”

A prova do “Síndico 5 Estrelas” foi aplicada, no dia 26 de agosto, a 718 participantes. “Tivemos um total de 800 inscritos e 39 aprovados. Em Minas Gerais, estado da Marcelle, foram apenas três certificações”, destaca Ricardo Karpat, da Gábor Cursos & Consultoria. Trata-se do 10º ciclo de provas. Ao longo dos nove ciclos anteriores, mais de três mil pessoas fizeram a prova, somando 212 síndicos certificados. “Ser certificado no ‘Síndico 5 Estrelas’ mostra que o síndico é muito bom, é excelente. Trata-se de um enorme diferencial”, afirma Karpat.

32 ANOS DE TRABALHO, DEDICAÇÃO E AFETO

Entre os anos de 1985 e 1990, Maísa de Andrade trabalhava em uma administradora de condomínios em Juiz de Fora. Esta empresa passou a administrar apenas um novo empreendimento que chegava à cidade. Tal mudança foi decisiva para que Maísa desse novo rumo à sua vida profissional. “Naquela época, um dos síndicos atendido por mim disse ‘você será a síndica do meu prédio’. Com a cara e a coragem, comprei uma máquina de escrever e uma calculadora, e comecei a trabalhar em casa. Então ele me apresentou a outras pessoas que queriam que eu administrasse seus condomínios. Foi assim que nasceu a Prisma, em 1º de julho de 1991. Nossa propaganda sempre foi de boca a boca.”

Maísa relata que, naquela época, a cidade contava com três ou quatro administradoras de condomínios. “O mercado ainda era bem fechado. E eu ansiava por cursos na área, mas aqui não tinha. Foi aí que comecei a buscar me aperfeiçoar em cursos, congressos, conferências e treinamentos no Rio de Janeiro. Filiamo-nos à Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (Abadi), com sede no Rio, e ela me dava suporte por meio de cursos.” Essa sempre foi uma marca da Prisma, a busca por conhecimento.

Ela conta que nos anos iniciais, sozinha à frente da administradora, fazia de tudo. “Cuidava do administrativo, do atendimento e do operacional. Teve época em que virava noites no escritório. Se faltava porteiro em um prédio, eu ia lá cobrir. As coisas eram bem mais difíceis do que hoje”, aponta, lembrando das vezes em que porteiros faltavam ao trabalho e ela ficava na portaria no período noturno.

Em 1992, a Prisma migrou da casa da Maísa para uma sala no Edifício Top Center, na avenida Barão do Rio Branco. Ainda em 1992, passou a ocupar uma sala do Edifício Sedan, na rua Halfeld. “Aqui no Sedan, passamos por várias salas. Há dois anos, ocupamos o espaço que é nosso.”

Ao longo desses 32 anos, segundo Maísa, surgiram muitas administradoras, “mas o nosso diferencial é, sem dúvida, a forma afetiva como trabalhamos. Acompanhamos muita coisa ao longo dos anos, temos desde histórias tristes até as felizes. Isso nos faz próximos dos nossos clientes”. Marcelle completa: “A função de síndico, muitas vezes, é solitária. Se depender da Prisma, não será. Queremos ouvir a dor do síndico e curá-la. E também de moradores. Por esse diferencial conseguimos explicar o fato de tantos síndicos serem nossos amigos pessoais.”

INOVAÇÃO E GÁS

A chegada da filha Marcelle foi ocorrendo de forma natural. “Ela foi criada aqui dentro. Desde pequenininha me acompanhava nas assembleias porque eu não tinha com quem deixá-la. Quando ela começou a se interessar, passou a fazer pequenos serviços, operacionais. Há quatro anos, ela chegou oficialmente. Hoje, é Marcelle quem administra a empresa, enquanto eu cuido dos contratos, do externo. Minha maior alegria é saber que a Prisma terá continuidade e que minha filha está feliz fazendo o que faz.” Para Marcelle, sua chegada trouxe inovação e gás. “Trouxe comigo uma vontade de crescer, de melhorar, de inovar, um ânimo que acabou por envolver as pessoas.”

Oferecendo serviços como administração de condomínios e síndico profissional, a Prisma se orgulha de prestar atendimento ágil por meio do plantão 24 horas. “Temos o relato de um síndico que está conosco há pouco tempo que diz que seu condomínio andou, em um mês, o que não andava há anos. Isso é fruto de fazermos bem feito, porque gostamos e não por obrigação. Nossa vontade é ajudar, é melhorar o condomínio, é, inclusive, orientar quando o síndico está agindo de forma errada. O conhecimento auxilia nesse processo. E tem mais: se a administradora é boa e oferece serviços diversos, ela basta ao síndico, não sendo necessários outros contratos adicionais, o que gera economia para o condomínio”, destaca Marcelle.

SAIBA MAIS EM:

www.prismaadcon.com.br (novo site)
@prismaadcon
Rua Halfeld 735/101, térreo, Centro.
(32) 3215-8053 | (32) 9985-2137


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