A Importância da Clareza na Comunicação

18 jun | 2 minutos de leitura

ESCRITO POR: Henrique Junior 

Empresário e Consultor em Tecnologia, Gestão Empresarial e Finanças; Fundador da Helmont Soluções em Tecnologia; Pós-graduado em Gestão Empresarial e Finanças, Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano.

Quando eu era jovem, meu pai me propôs uma charada que me deixou intrigado por um bom tempo: “Um navio entrava; há um navio no porto de Santos”. Após muito tentar, admiti que não sabia a resposta. Ele então revelou que “entrava” vinha do verbo entravar — ou seja, impedir a passagem — e não do verbo entrar. Tudo passou a fazer sentido!

Essa pequena brincadeira carrega uma grande lição: a importância da comunicação clara e a necessidade de ampliarmos nossas possibilidades de interpretação, não apenas sobre o que falamos, mas principalmente sobre o que ouvimos.

A comunicação existe para gerar resultados. Seja para informar, resolver um problema ou tomar decisões, ela precisa ser clara, direta e objetiva, permitindo que todos compreendam os benefícios e alcancem o resultado desejado.

No entanto, comunicar de forma eficaz exige esforço. Em ambientes com muitas pessoas — como os condomínios — o desafio é ainda maior. O síndico precisa desenvolver habilidades para se tornar um bom comunicador, enquanto os moradores devem se desapegar de preconceitos e abrir espaço para diferentes interpretações, evitando ruídos e conflitos desnecessários.

As falhas de comunicação são prejudiciais em qualquer setor. Segundo levantamento do Project Management Institute (PMI), cerca de 64% das empresas brasileiras sofrem com problemas decorrentes da comunicação inadequada — imagine o impacto disso no dia a dia de um condomínio!

Nos condomínios, a comunicação ineficaz pode causar conflitos entre moradores, dificultar a resolução de problemas, comprometer a transparência da gestão e até resultar em ações judiciais. Desgasta a convivência, gera insatisfação e dificulta o funcionamento harmônico do ambiente.

5 Dicas para uma Comunicação Eficaz em Condomínios

  1. Utilize canais oficiais e diversificados: Mantenha a comunicação pelos canais formais do condomínio (murais, portais, aplicativos e e-mails) para garantir que todos recebam as informações de maneira padronizada.
  2. Seja claro e objetivo: Evite ambiguidades e detalhes desnecessários. Explique de forma direta o que precisa ser informado ou resolvido.
  3. Faça prestação de contas regular: Transparência na gestão financeira e nas decisões evita desconfianças e ruídos entre administração e condôminos.
  4. Promova reuniões periódicas e escuta ativa: Incentive a participação dos moradores, ouça suas demandas com atenção e esteja aberto a sugestões e críticas.
  5. Invista em feedback e acompanhamento: Após comunicar algo importante, busque saber se todos compreenderam e estão alinhados, ajustando se necessário.

Comunicar bem é muito mais do que transmitir uma informação; é criar pontes, prevenir conflitos e construir um ambiente mais harmônico para todos. O diálogo aberto e o entendimento mútuo são fundamentais para o sucesso na convivência condominial.


ALERTA: Condomínios com Piscina Devem Ficar Atentos à Nova Resolução do CFQ3, outubro 2025

ALERTA: Condomínios com Piscina Devem Ficar Atentos à Nova Resolução do CFQ

Condomínios residenciais com piscinas de uso coletivo precisam redobrar a atenção para as implicações da Resolução nº 332/2025 do Conselho Federal de […]

Leia mais
Os 5 Passos para o Futuro: Como a Administração de Condomínios vai vencer até 20301, outubro 2025

Os 5 Passos para o Futuro: Como a Administração de Condomínios vai vencer até 2030

ESCRITO POR: Odirley Rocha Especialista em inovação e futuro condominial, formado em Eletrotécnica e Eletrônica, diretor de relacionamento do Porter Group A administração […]

Leia mais
 Confira a 61ª edição da revista O Síndico29, setembro 2025

 Confira a 61ª edição da revista O Síndico

A Edição Nº 61 da revista O Síndico,  especial em comemoração aos 20 anos do Grupo O Síndico, acaba de sair e […]

Leia mais