A Rede Elétrica do Condomínio em 2026
21 nov | 3 minutos de leituraA rede elétrica do Condomínio, como a de qualquer outra Unidade Consumidora, tem limites para atender à demanda elétrica (uso simultâneo dos equipamentos elétricos) dados pelas características dos condutores, suas condições de uso e a curva de carga (perfil de uso da energia ao longo do dia).
A saúde da rede elétrica deve ser entendida de forma análoga à nossa saúde. Deve haver cuidados e exames preventivos para um bom funcionamento.
Todo Condomínio, para segurança e garantia da boa continuidade do serviço, deve fazer periodicamente o Diagnóstico Energético.
Unidades Consumidoras mais antigas devem dar atenção especial à sua rede elétrica, pois o envelhecimento dos condutores e eventos como curtos-circuitos, mesmo rápidos e imperceptíveis e sobrecargas leves diminuem a capacidade do sistema, tornando-o suscetível à problemas, mesmo com o uso cotidiano e moderado.

Mudança do perfil de Consumo
O perfil de uso da energia elétrica vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, que tendem a se intensificar ainda mais.
O aumento da quantidade de aparelhos de ar condicionado, com os moradores instalando novos aparelhos nos demais cômodos do apartamento (na sala, nos demais quartos), equipamentos que estão se popularizando como o air fryer e o fogão de indução e o aumento cada vez maior das vendas de carros elétricos têm trazido desafios aos Condomínios em manter as boas condições do seu sistema elétrico.

Veículos Elétricos
Os carregadores dos carros elétricos têm diferentes potências (em quilo Watts). Quanto maior a potência, menor o tempo de carregamento.
Para o uso residencial os mais comuns são os de 3,5 kW e 7 kW, cargas semelhantes às dos chuveiros elétricos. No entanto, muitos condomínios já vêm instalando carregadores de até 22 kW.
Valorização/desvalorização dos apartamentos
Com o apelo cada vez maior pelo carro elétrico, hoje condomínios com carregadores são um diferencial em relação aos demais, mas muito em breve será um item praticamente obrigatório e aqueles que não o tiverem terão maior dificuldade em negociar suas unidades, tanto para venda quanto aluguel. Será semelhante à diferenciação entre apartamentos com e sem vagas de estacionamento.

Planejamento
O Diagnóstico Energético dá a segurança de conhecer a capacidade do sistema elétrico do Condomínio, quantos carros elétricos podem ser carregados ao mesmo tempo e em quais horários, se já será necessária alguma restrição ou não e ajuda a planejar com antecedência um possível aumento de carga, dando segurança e previsibilidade à administração do Condomínio.
Conclusão
O Diagnóstico Energético é um exame preditivo (busca identificar vulnerabilidades antes mesmo dos primeiros sintomas) e preventivo que deve fazer parte do planejamento periódico do Condomínio, sobretudo dos mais antigos e sempre que houver a perspectiva da instalação de novos equipamentos elétricos (aumento de carga).

Escrito por Adriano Pascoal graduou-se em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletricidade Industrial, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também lecionou na Faculdade de Engenharia entre 2006 e 2012. É Consultor e Palestrante em Gestão Energética desde 2011, com diversos Diagnósticos Energéticos realizados, principalmente em Indústrias, Hospitais e Condomínios, Autor do Livro Gestão da Energia Elétrica em Sistemas de Baixa Tensão e criador do Curso online Gestão da Energia Elétrica.













