Ana Cândida: Liderança e Dedicação na Sindicatura
06 jan | 2 minutos de leitura
A trajetória de Ana Cândida Rodrigues Lima, 50 anos, síndica do Conjunto Residencial Parque dos Flamboyants, no bairro Borboleta,em Juiz de Fora, é uma prova de que a vontade de servir a comunidade e a coragem de inovar podem reescrever a história de um condomínio.
Mãe e esposa, Ana Cândida assumiu a sindicatura do enorme condomínio — com suas 342 unidades, que ela define como “uma cidade” — após se destacar como uma moradora ativa e voz de liderança em prol das melhorias locais.
O Chamado da Comunidade e Vocação
A história de Ana Cândida na gestão começou de forma orgânica. Sempre participativa e disposta a aprimorar o ambiente em que vive, ela foi naturalmente conduzida ao cargo de síndica pela comunidade que reconheceu sua capacidade de mobilização e seu senso de responsabilidade. Mesmo relutando inicialmente, ela sabia que precisava assumir a responsabilidade. Foi uma convocação da comunidade que reconheceu seu potencial.
A Sindicatura como Missão de Realização
Ana Cândida assumiu a gestão com entusiasmo e se descobriu em uma nova vocação. “Não vou mentir para você, gostei, porque eu gosto do serviço de administração. Gosto de lidar com pessoas, gosto muito,” confessa.
Hoje, ela enxerga a sindicatura sob o prisma da responsabilidade e da grande satisfação. Para ela, ser síndica é “uma missão muito difícil, de muita responsabilidade,” mas que traz uma recompensa imensa. “É uma missão que traz realizações. Porque vemos o serviço sendo realizado. Podemos mostrar que o nosso condomínio tem potencial de melhorar a cada dia mais. Então, isso é muito gratificante.”
Sua filosofia para a gestão é clara e serve como bússola para qualquer profissional da área: “É trabalhar certo, com a equipe certa, com responsabilidade e com transparência.”
A síndica é um exemplo de perseverança, encarando a jornada como aprendizado constante: “É cada dia um obstáculo, cada dia uma dificuldade, mas se a gente vai vencendo a cada conhecimento, a cada dificuldade, vamos dando um salto maior.”
Crescimento, Inovação e o Futuro Profissional
O papel de síndica impulsionou Ana Cândida a buscar o aprimoramento contínuo. Ela não só realizou diversos cursos na área, incluindo um de Síndico Profissional, como também está prestes a ingressar na faculdade de Administração, um sonho antigo.
Esse foco na busca do conhecimento para aprimorar a gestão é um exemplo poderoso:
“Tenho me aprofundado bastante nessa área. Hoje eu já tiro isso um pouco mais de letra,” comenta, destacando a evolução pessoal e profissional ao longo de seu mandato.
Para o futuro, a síndica já planeja levar sua experiência para além de seu condomínio: “Eu até penso sim… em fazer administração e pegar futuramente mais outros condomínios. É um serviço que eu gosto.”
A história de Ana Cândida Rodrigues Lima é uma inspiração para todos os profissionais de condomínios: uma demonstração de que a liderança se consolida com a busca incessante por conhecimento, foco em resultados e o serviço em missão.















