App da BRCondos permite transparência ao alcance de todos
28 jul | 6 minutos de leituraACESSO À PRESTAÇÃO DE CONTAS E A DOCUMENTOS PODE SER FEITO PELOS CONDÔMINOS
A chegada da BRCondos a Juiz de Fora representa muito mais do que a novidade na prestação de serviços, representa a chegada de um aplicativo que imprime segurança, tranquilidade, transparência e agilidade no acesso a informações. Acesso esse que pode ser feito a todo tempo e de qualquer lugar, não só por síndicos, mas também pelos administradores e por condôminos.
“Saber como seu dinheiro está sendo empregado no condomínio tira o peso da dúvida no que se refere à idoneidade do síndico, sendo esse um dos fatores de exaustão e dor no decorrer da gestão”, destaca o proprietário da franquia de Juiz de Fora, Maurício Mendes. Maior rede de administradoras de condomínios do Brasil, a BRCondos está no mercado há 20 anos, administrando cerca de 2.500 condomínios localizados em mais de 150 cidades do Brasil.
“Por meio de um processo nada trabalhoso, o síndico fará o gerenciamento”
Tendo como pilares a transparência e a tecnologia, a BRCondos, oferece aos seus clientes um sistema completo para gerenciamento de condomínios, de fácil utilização por contar com um layout simples e intuitivo. Dois ambientes do aplicativo são destinados à prestação de contas e aos documentos do condomínio. “Por meio desse app, os condôminos são capazes de visualizar, de forma independente, e acompanhar, com clareza e em tempo integral, os pagamentos que estão programados e os efetuados após a autorização do síndico, a situação bancária, as atas, a convenção do condomínio, o regimento interno, dentre outros documentos. Os relatórios são atualizados diariamente.”
Os ganhos verificados com o uso da plataforma são inúmeros. “Papel demanda arquivos e estes demandam espaço. O mundo digital extingue o papel físico e, ao insistirmos em usá-lo, incorremos no retrabalho ou no risco de perdê-lo. Além disso, temos, muitas vezes, dificuldade em encontrar aquilo que procuramos. E mais, o uso de papéis depõe contra a sustentabilidade ambiental. Assim, com a BRCondos, é possível ter a certeza de que toda a documentação do condomínio, incluindo notas fiscais, comprovantes de pagamentos, holerites, dentre outros, estão a um clique, na palma de nossa mão, em qualquer lugar e à disposição no momento em que precisarmos”, aponta Maurício.
Tais benefícios são apontados pela síndica profissional Letícia Duarte. “Com o uso dos armazenamentos digitais, o condomínio não precisa gastar com milhares de impressões, o que gera economia e favorece o meio ambiente, além de poder reaproveitar os espaços de arquivo para outras formas de uso.”
INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO
O síndico profissional Jamil Zaidem ressalta as facilidades trazidas aos síndicos pelas novas tecnologias. “O mundo digital oferece enormes facilidades, e, especificamente quanto ao processo de digitalização e divulgação das prestações de contas de um condomínio, traz benefícios primordiais que devem ser o pilar do trabalho de qualquer síndico: transparência e confiança. O síndico deve enxergar que seu trabalho será muito mais valorizado ao possibilitar que o condômino acompanhe as prestações de contas por meio de um processo simples e fácil. Uma prestação de contas bem feita garante a informação correta sobre como o dinheiro do condomínio está sendo gasto.”
Para ele, facilitar o acesso de informações do que ocorre mensalmente no condomínio é tarefa básica para uma atuação profissional e moderna de qualquer síndico. “Essa prática, além de essencial, incentiva a participação dos condôminos na análise da prestação de contas, demonstrando uma postura ética do síndico.”
Letícia destaca, aqui, os ganhos dos condôminos quando a prestação de contas e o acesso a documentos são feitos em meio digital. “É possível um acompanhamento próximo e contínuo das movimentações financeiras, o que permite aos condôminos fiscalizar e propor melhorias”.
RESISTÊNCIA AO NOVO
Mesmo diante de tantos benefícios trazidos pela prestação de contas em meio virtual, há síndicos que ainda apresentam resistência a esse tipo de “novidade”. Para isso, Jamil tem explicação. “Em condomínios, resistência a novidades é um pouco mais notável, haja vista que muitos síndicos ainda não perceberam que transparência é peça fundamental na gestão condominial.”
O que fazer, então? Segundo ele, “a administradora tem papel fundamental nesses processos digitais, pois as ferramentas oferecidas aos síndicos e aos moradores devem ser simples e eficazes. Novidades devem sempre trazer benefícios, nunca causar dificuldades. Por isso, a escolha certa da administradora é essencial. Os moradores buscam agilidade de comunicação e respostas da administração, quesitos básicos, hoje, no atendimento condominial. Ferramentas que trazem melhorias nesse sentido serão sempre bem-vindas”.
Letícia completa: “Infelizmente, muitos síndicos sentem medo da mudança, não só pela dedicação necessária para a implantação, mas também em relação à percepção que os condôminos terão da mudança. É preciso sempre estimular a compreensão de que mudanças que visam maior transparência e participação dos condôminos na gestão sempre serão positivas e tendem a facilitar a rotina condominial”.
SUPORTE DA BRCONDOS
Diante dessa resistência tão comum, a BRCondos oferece conhecimento, segurança e suporte. “Explicamos que a nossa tecnologia é segura, afinal, implementamos medidas de segurança em todas as nossas soluções, como criptografia e acesso restrito. Além disso, ela foi desenvolvida por uma equipe com 15 anos de know-how em tecnologia e gestão empresarial”, destaca o vice-presidente da BRCondos SA, Fernando Willrich.
Ele lembra que o sistema online integra o condomínio com diversos recursos. “Toda a gestão administrativa do condomínio está acessível para conferência do síndico, corpo diretivo e moradores. O aplicativo integra o condomínio com diversos recursos que levam conforto e agilidade, facilitando a vida condominial, como assembleia virtual, reserva de áreas comuns, acompanhamento de manutenções, cadastro de pets, livro de ocorrências, recebimento de encomendas e muito mais.”
Já Maurício explica que a documentação do condomínio é digitalizada e fica disponível na plataforma para consulta e acompanhamento dos condôminos, contudo, alguns campos são restritos ao síndico, como liberação de pagamentos, aprovação de contas e inadimplência. “Por meio de um processo nada trabalhoso, o síndico fará o gerenciamento, como o CEO do condomínio. O sistema facilita a busca de informações e a tomada de decisões necessárias. Isso fará com que ele tenha uma vida privada, com lazer, família ou outras profissões. Aqui entra a BRCondos com todos os recursos modernos e digitais para que o síndico possa exercer a melhor gestão sem abrir mão de sua vida pessoal.”
“O mundo digital oferece ao síndico e moradores enormes facilidades”
Ele ressalta ainda que na sede da BRCondos em Juiz de Fora, há um operacional treinado e capacitado para desenvolver a função de alimentar o sistema. “Além disso, contamos com uma ampla estrutura e experiência dos profissionais da franchising, que atualmente possui cerca de 450 colaboradores. Tudo isso para oferecer o melhor para o funcionamento do seu condomínio.”