CRA-MG cria Grupo Temático de gestão de condomínios

03 maio | 4 minutos de leitura
CRA-MG cria Grupo Temático de gestão de condomínios
Objetivo é capacitar profissionais e reforçar a importância do registro no conselho

Na última edição de “O Síndico em Revista”, você ficou sabendo sobre o importante papel exercido pela Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). Agora, chegou a hora de ficar por dentro da criação do Grupo Temático (GT) de Administração de Condomínios deste conselho, aprovado pela Resolução Normativa n°17/2021, que tem como objetivos capacitar os profissionais que atuam no segmento condominial, bem como conscientizar as administradoras sobre a importância do registro no conselho.

A ORIGEM DO GRUPO TEMÁTICO

Daniel Gomes coordena o Grupo Temático do CRA-MG voltado para a Administração de Condomínios

Compõem o GT os administradores Daniel Gomes, Watyla Moreira, Maria Aparecida Costa, Rogério Paschoalino, Gilberto Britto e Haddon Galvão Guimarães. Partiu do atual coordenador do GT, Daniel Gomes, em 2019, a iniciativa de pesquisar junto à área de Formação e Orientação Profissional do conselho para saber se existia, dentro do Sistema CFA/CRAs, alguma ação específica voltada para os síndicos profissionais e administradoras de condomínios. Administrador, contador e auditor contábil, Gomes é diretor da Metrópole Serviços, empresa com mais de 25 anos de atuação em Belo Horizonte. Foi dessa busca, além de estudos e contatos com profissionais da área para formação de parcerias, que deu origem à sugestão para criação do GT. Daniel percebeu que estava no caminho certo ao saber que o Conselho Federal de Administração (CFA) lançaria a campanha “Gestão de Condomínios eficiente é com empresa registrada em CRA”.

Posteriormente, a participação como mediador e palestrante, juntamente com outros integrantes do CRA-MG, no seminário “Gestão de Condomínios e Seus Desafios”, promovido pela área de Fiscalização do órgão, em 2021, possibilitou a estruturação definitiva do GT. Outra iniciativa que veio somar ao movimento foi a realização do webinar “Desafios da ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL CRA-MG cria Grupo Temático de GESTÃO DE CONDOMÍNIOS Administração de Condomínios”. Paralelamente, também foram abertos diversos processos de fiscalização para exigência do registro no CRA, o que permitiu que muitas empresas se habilitassem para o exercício de suas atividades.

COMO FUNCIONA O GT DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

Dentre as atividades dos desdobramentos dos objetivos que norteiam o Planejamento Estratégico traçado pela atual Gestão do CRA-MG, que tem como presidente Jehu de Aguilar Filho, destacam-se a conscientização do público e dos envolvidos de que os serviços de gestão condominial/ administração de condomínios pertencem à área de Administração, além de deixar claro que as empresas que atuam no segmento têm responsabilidade sobre os serviços que prestam e a obrigatoriedade de registro nos CRAs.

“O segmento condominial vem se destacando por sua grande representatividade econômica, social e ambiental”

Watyla Moreira é o representante do CRA-MG na Zona da Mata e vice-presidente do GT

Neste sentido, ainda que durante a pandemia, as reuniões do Grupo Temático tenham ocorrido de forma virtual, foram registrados grandes avanços. Segundo os administradores Daniel Gomes (coordenador do GT) e Watyla Moreira (vice- coordenador do GT e representante do CRA-MG na Zona da Mata Mineira), têm sido realizadas campanhas, palestras, webinares e cursos de capacitação sobre Gestão de Condomínios para os profissionais de Administração e as empresas registradas no CRA-MG. Para o presidente, o coordenador e o vice-coordenador, o segmento condominial vem se destacando no cenário brasileiro por sua grande representatividade econômica, financeira, social e ambiental.

Cabe destacar, ainda, que o conselho atua seja de maneira educativa/preventiva, como corretiva/punitiva. Tanto que foram várias as ações promovidas pela fiscalização do órgão, com diversos processos instaurados visando à obtenção da regularidade de empresas do segmento. Especificamente na Zona da Mata, foram notificadas 162 empresas cadastradas com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 6822-6/00, que é referente à administração de condomínios prediais, residenciais, e comerciais, visando à obtenção da regularidade, sendo 81 empresas somente em Juiz de Fora.

Entre as ações de natureza educativa, já está confirmada a participação do Grupo Temático de Administração de Condomínios no 2º Encontro de Administradoras de Condomínios – Meeting Juiz de Fora – Novos Rumos, que será realizado pela revista O Síndico e SíndicoJF Mídias Digitais no dia 27 de abril de 2022, evento exclusivo às administradoras. De acordo com Watyla Moreira, “o CRA-MG, por meio do GT, poderá contribuir com a bagagem e experiência de seus membros”.

FONTE: Revista O Síndico – Edição 49


Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta14, agosto 2025

Novas Regras para Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios de SP geram alerta

Carros Elétricos e Garagens Seguras – Um Tema de Atenção Nacional A crescente adesão aos veículos elétricos traz um desafio e uma […]

Leia mais
O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico7, agosto 2025

O Peso da Responsabilidade: Como o excesso de cobranças afeta a saúde emocional do síndico

ESCRITO POR: Henrique Junior  Administrador, especialista em Gestão Empresarial e Finanças, com especialização em Neurociência e Desenvolvimento Humano. Coach, mentor e empresário […]

Leia mais
Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores5, agosto 2025

Reciclagem em Condomínios: A Lei que Transforma Lixo em Benefícios para Síndicos e Moradores

  Em um cenário onde a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, uma legislação federal surge como um potente incentivo para […]

Leia mais