Criado o embrião da Associação de Administradoras de Juiz de Fora

05 jul | 8 minutos de leitura
Encontro reuniu administradoras representando cerca de 70% do market share de condomínios de Juiz de Fora

Proposta surgiu durante o fórum de discussão do 2º Encontro de Administradoras de Condomínios


Um novo rumo para o setor condominial foi traçado durante o 2º Encontro de Administradoras de Juiz de Fora. O evento realizado no Trade Hotel, no final de abril, proporcionou a elaboração de estratégias para o sucesso do segmento visando uma maior profissionalização e estabilidade no mercado. Logo, não foi por acaso que o encontro teve como tema justamente “Novos Rumos”. Além de enriquecerem seus conhecimentos sobre associativismo e cooperativismo por meio dos cases apresentados durante a programação, representantes das administradoras propuseram a criação de uma associação, algo que já vinha sendo conversado desde 2020.

Esse momento, considerado histórico para o setor, não ficou apenas no discurso. Nos dias posteriores ao 2º Encontro de Administradoras, os organizadores do evento, Andrea de Castilho Hallack (editora da revista O Síndico e CEO do SíndicoJF Mídias Digitais), Daniele Duque (CEO da Mundi Service) e Watyla Moreira (CEO da Kosmos Consultoria e Controladoria), redigiram uma ata que foi entregue, em 10 de junho, a representantes das administradoras em um café da manhã no Hotel Serrano. Nesse café da manhã, pedra fundamental para a criação da associação, ficou definida a data da primeira reunião das administradoras locais para criação da entidade. Será no dia 13 de julho, na Teccon, quando serão discutidos objetivos e estatuto.

Relembrando o 2º Encontro de Administradoras de Juiz de Fora e feliz com o desenrolar dos fatos após a sua realização, Andréa Castilho mostrou-se emocionada, não deixando de lembrar do saudoso pai, companheiro de atuação no setor condominial: “O ponto alto do evento foi quando, na parte final, o Sr. Omar Cordeiro Ulhoa, proprietário da Contato Administradora, pediu a palavra e se pronunciou a favor da criação de uma associação de administradoras de condomínios, liderando os demais presentes. Foi muito emocionante, uma grata surpresa e uma grande alegria! O evento foi transformador, e eu me sinto muito honrada de ter participado deste momento como uma das mobilizadoras do grupo. Fiquei emocionada e extremamente satisfeita com a resposta imediata, para além das nossas expectativas. Deixo aqui uma referência à memória do meu pai, Joaquim Castilho, pioneiro na administração de condomínios em nossa cidade, pois ele estaria muito orgulhoso de ver esta associação nascendo.”

Watyla Moreira, Daniele Duque e Andrea Castilho, organizadores do evento

Correalizadores do evento, Daniele Duque e Watyla Moreira também se mostram honrados por terem contribuído com uma iniciativa que rendeu um fruto tão importante. “O evento foi muito gratificante, pois tive o prazer de ver o projeto de uma associação nascer. Foi um enorme privilégio poder participar deste grande marco para Juiz de Fora. Agradeço a todos a oportunidade de poder vivenciar este feito”, afirma Daniele. Watyla disse que “foi uma honra ter participado da organização deste evento que conseguiu reunir as maiores administradoras de Juiz de Fora, representando cerca de 70% do market share de condomínios da cidade, para fomentar o associativismo e, com ele, trazer benefícios nas ações ordenadas conjuntamente.”

O 2º ENCONTRO DE ADMINISTRADORAS DE JUIZ DE FORA

As administradoras demonstraram satisfação em participar de um encontro com interesses afins e abordando temas tão relevantes para a área. Segundo Maísa de Andrade, da Prisma Administração Condominial, a participação foi enriquecedora. “Isso pra mim é um sonho, porque eu já faço parte da área de condomínios há muitos anos e, em Juiz de Fora, não tinha este tipo de evento. Está sendo maravilhoso estar ao lado de outras administradoras. As empresas aderiram a esse evento, e isso é de grande valia”, avalia Maísa.

Neste olhar também de valorização do evento, Silayne Viccini, proprietária da Lázuli Administração de Condomínio, ressaltou que “está sendo uma experiência muito rica para as pessoas. Porque, dentro do nosso segmento, precisamos nos unir, traçar metas, procurar trabalhar com ética e respeito para melhorar o ramo condominial de Juiz de Fora. Então, esse encontro só vem enriquecer o mercado e mostrar que, juntos, realmente nós somos mais fortes e, com respeito, a gente pode crescer e tornar o segmento condominial algo muito melhor”, expôs Silayne, fazendo questão de deixar um agradecimento especial à Andrea Castilho pelo empenho em promover o evento.

Para a realização do evento, os organizadores buscaram parcerias junto a empresas conceituadas que tiveram a oportunidade de se apresentar. A portaria remota foi um dos temas abordados durante a programação. O diretor comercial da Castseg Juiz de Fora, Pablo Alves, apresentou os benefícios desse recurso para os condomínios. Após sua fala, ele conversou com a equipe de Síndico JF sobre o encontro. “A gente está podendo aproveitar esse momento de aproximação das administradoras e colocar as empresas prestadoras de serviço à disposição. Então, é muito importante também trazer pra elas a questão da tecnologia, e da informação. A Castseg está muito feliz de poder participar e estar contribuindo com este evento”, avaliou Pablo, fazendo questão de destacar a organização do encontro.

Confiante em adquirir novos aprendizados, a consultora Luana Almeida, do Sabin Sinai, patrocinador ouro do evento, relatou que “estou muito feliz de ter sido convidada. Todas as pessoas que falaram até agora só tiveram a agregar. Mesmo os serviços nascendo de outra área, nos traz muito conhecimento, e tenho a certeza que as parcerias aqui vão ser duradouras”.

A aproximação das administradoras e a necessidade de novas parcerias foram questões vistas também por Alessandra Ribeiro, diretora do setor de Administração de Condomínios da Universal Imóveis. “Acho que é uma tendência mundial esse cooperativismo, essas parcerias. É uma coisa que eu já sentia falta mesmo. Porque, no ramo imobiliário, no qual a minha empresa também atua, a gente já fez isso. E estava faltando na parte das administradoras de condomínios. É uma realidade que precisa começar com urgência”.

A sugestão para a união das administradoras foi defendida também por Liliane Ferrari, da Angelo & Ferrari. Ela reconhece a importância de entender o trabalho do outro e fez coro para criação de uma associação das administradoras. “Acho importante esse encontro sobretudo dos proprietários das administradoras, para criarmos esse cooperativismo, trabalhando a ética profissional. A gente já entende do trabalho, mas precisamos entender também o lado do outro. Vai ser muito enriquecedor se a gente conseguir criar essa associação das administradoras”, expôs Liliane.

CASE SINERCOM

O case SINERCOM — Núcleo Contadores Consultores, apresentado por Claudia Márcia Reis de Oliveira, presidente por dois mandatos, foi fundamental para a decisão dos participantes do evento de criar uma associação. Ela fez uma retrospectiva da sua carreira de 38 anos de experiência como contadora, também diretora da Multiplik e pioneira da associação de Mulheres Contabilistas de Juiz de Fora e região. Contou como foi criado o SINERCON, sua história, dificuldades, obstáculos e as vitórias alcançadas e destacou: “comunidades, associativismo, esse é o novo mundo.”

Após a realização do 2º Encontro de Administradoras, Andrea Castilho comemorou o resultado do evento. “Foi extraordinário por ter tido um conteúdo tão bem planejado. Por exemplo, foi muito importante a participação da convidada Rosely Schwartz, coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios, ligado ao Conselho Regional de Administração de São Paulo. Ela trouxe suas experiências e relatou que lá, em São Paulo, o GEAC já criou um Código de Conduta e Manual de Boas Práticas”, disse, destacando também a importante participação de Luís Fernando Martins Alves, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), de Daniel Gomes, coordenador do Grupo Temático do CRA-MG de Administração de Condomínios.

Para Elisângela Nogueira, que participou da criação da rede Setor 1, Associação de Imobiliárias, a iniciativa de criar uma associação das administradoras de condomínios será muito proveitosa. Ela está muito otimista, porque serão combatidos os problemas que foram relatados. “É importante mostrar a transformação que essa associação vai gerar no dia a dia dos condomínios e dos síndicos, porque todos irão se fortalecer. Vamos tentar melhorar com relação à transição, quando um condomínio sai de uma administradora e vai pra outra, entrega de documentação errada… Queremos discutir sobre precificação também”, relata Elisângela.

AGRADECIMENTO

Após o encontro, os participantes foram contemplados com um delicioso almoço e, ao longo da manhã, os convidados ganharam vários brindes. Tudo isso só foi possível devido à forte adesão das empresas ao evento. Fica o agradecimento em nome dos organizadores ao patrocinador máster, Sicood Divicred, extensivo também à BV Garantia, CastSeg, EVS Conservadora, Sabin Sinai e Sindicon. Apoiaram o evento as empresas Jardim Salvaterra, JSL Soluções, Multiseg, Estoque Fitness, revista O Síndico e Munditemper. O 2º Encontro de Administradoras foi realizado conjuntamente por SíndicoJF Mídias Digitais, Kosmos Consultoria e Controladoria e Mundi Service.

Confira mais fotos do evento

FONTE: Revista O Síndico – Edição 50


Confira a 57ª edição da revista O Síndico26, maio 2024

Confira a 57ª edição da revista O Síndico

  A primeira revista O Síndico do ano de 2024, edição especial, que circula no período de Janeiro a Maio, acaba de […]

Leia mais
Confira a galeria de fotos da Jornada Condominial em Juiz de Fora8, março 2024

Confira a galeria de fotos da Jornada Condominial em Juiz de Fora

Juiz de Fora foi escolhida para sediar o primeiro evento da Jornada Condominial 2024 do Group Porter. Tendo como proposta oferecer a […]

Leia mais
Dengue: veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar5, março 2024

Dengue: veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024. Até 30 de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 217.481 casos. […]

Leia mais