Síndico deve ser proativo frente à “panelinha” em condomínio

23 maio | 3 minutos de leitura
Ao primeiro sinal de descontentamento ou da formação de grupos que se manifestem contra sua gestão é importante chamar para o diálogo

A formação de panelinhas (grupos fechados) é um fenômeno comportamental generalizado. Ocorre no ambiente escolar, no mundo do trabalho e é também recorrente nos condomínios. A existência de “panelinhas” pode acarretar em prejuízos à vida numa comunidade condominial? Sim, segundo a longa experiência do professor Maurício Jovino, diretor do Centro de Capacitação de Síndicos, em alguns casos.

Afinidades e antipatias resultam em conflitos nos mais diversos graus. Até que ponto o síndico deve tolerar essas condutas? “Não há como evitar a formação de panelinhas nos condomínios. Mas o síndico deve procurar agir com a razão, inteligência, deixando de lado reações emocionais diante de eventuais ações ou ataques verbais de condôminos”, observa Jovino.

O professor, com mais de 3 mil alunos formados em seus cursos, afirma que o primeiro passo a ser dado pelo síndico é analisar e distinguir entre a chamada crítica construtiva e o puro deboche ou até “sabotagem”. Para Jovino, fica claro que quando alguém faz uma crítica ao valor da cota condominial, desempenho de funcionário, higiene do condomínio ou outro aspecto o mais importante é procurar rebater, mas rebater com argumentos consistentes. “Há muitos condôminos que reclamam com interesses próprios, relatando que conhecem fornecedores de serviços que fazem melhor e mais barato. No fundo, são interesses particulares.”

É importante que o síndico promova enquetes, pensa Jovino. Assim, é possível captar a opinião do público condominial de forma mais precisa. “Se alguém estiver questionando o trabalho de um porteiro ou zelador, o síndico pode responder de imediato que tal funcionário é bem avaliado e que aquela é uma opinião isolada. Isso não significa ignorar a reclamação, mas contextualizá-la”, explica. Os aplicativos condominiais mais completos possuem a função “Enquete”, que permite ao síndico fazer pesquisas de satisfação sistematicamente.

FONTE: Bem Paraná


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