Confira a 54ª edição da revista O Síndico

21 jun | 3 minutos de leitura
Veja a 54ª edição da revista O Síndico

A revista O Síndico, que circula em abril, maio e junho, acaba de sair e está repleta de assuntos interessantes ao ramo condominial. Quer saber as matérias desta edição? Então se liga:

EDITORIAL

Fraudes em condomínios de Juiz de Fora

Recentemente, chegou ao noticiário nacional, o caso de uma administradora de condomínios de São Paulo que desviou cerca de R$ 30 milhões de 40 condomínios para os quais prestava serviço, o que causou um escândalo de grandes proporções. Mas não chegou à imprensa de Juiz de Fora, o caso de uma administradora local que passou por problema semelhante, levando a um prejuízo 30 vezes menor, porém, ainda assim, na volumosa quantia de R$ 1 milhão. Essa situação preocupante serve de alerta para síndicos e condôminos sobre os riscos de ser pego de surpresa por rombos na gestão financeira do condomínio, sejam eles motivados por má administração ou desonestidade.

O case completo da experiência vivida na cidade, incluindo seu desfecho “feliz”, você confere na matéria de capa desta edição de nossa revista. E, não por acaso, você encontrará também outras matérias relacionadas ao tema, que tratam da importância da prestação de contas na rotina de um condomínio, dos benefícios de uma auditoria, das novas ferramentas para garantir a transparência e o amplo acesso às contas, além de uma entrevista esclarecedora sobre gestão de contratos.

Preparamos uma matéria com dicas de boas práticas na prestação de contas, que você confere nas páginas 10 e 12. Saiba a importância de manter relatórios e documentos organizados, e ainda esclareça dúvidas frequentes como, por exemplo, qual a periodicidade legal de prestação de contas em assembleia condominial, e se o envio do balancete mensal aos condôminos dispensa esta obrigação.

Na entrevista, com o advogado Nilson Ferreira Neto, trazemos suas orientações valiosas sobre gestão de contrato. Ele nos ensina, dentre outras coisas, o que deve constar nas cláusulas de um bom contrato e o que fazer no caso de seu descumprimento. Essa é uma leitura indispensável para quem quer se manter bem informado e se resguardar de grandes problemas.

Por falar em contratos, saiu, em meados de maio, o índice do reajuste dos pisos salariais dos trabalhadores em conservadoras que atendem os condomínios de Juiz de Fora. Desta vez, as negociações se prolongaram por vários meses acarretando enormes transtornos na rotina de síndicos e prestadores de serviços, que se viram sem uma definição. Acompanhamos o desenrolar da história, que teve como tônica alguns impasses, dentre eles, o do aumento do auxílio alimentação, cujo índice pleiteado era de quase 50%. Outro embate foi com relação à representatividade da categoria, tendo o SIEPS se firmado como o único sindicato da cidade legalmente constituído para representar as empresas do segmento. Enfim, a celebração aconteceu e tudo se manteve dentro de uma normalidade, apesar das incertezas geradas e dos impactos do pagamento retroativo.

A edição 54 da revista O Síndico, que completa 10 anos de circulação (fora os outros nove anos que circulou como jornal O Síndico), está recheada de novidades e assuntos importantes e indispensáveis para os síndicos de nossa cidade.

A todos, uma boa leitura!

SUMÁRIO

📌 Capa: Fraudes em condomínios acendem alerta sobre contas

📌 Tudo que você precisa saber sobre prestação de contas

📌 Empresas de asseio e conservação têm nova CCT 2023

📌 Entrevista: Advogado explica como deve ser feita a gestão de contratos

📌 App da BRCondos permite transparência ao alcance de todos

📌 Artigo: A evolução da auditoria contábil nos condomínios

Ficou curioso? Então acesse já a versão digital pelo link.


Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora19, julho 2024

Cresce adesão à energia solar por assinatura em Juiz de Fora

Por sustentabilidade, entendemos, a forma de suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável busca maneiras de […]

Leia mais
Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial14, julho 2024

Condomínios Clube – A Importância do Controle Patrimonial

  ESCRITO POR: Sergio Paulo da Silva Sócio da Indep Auditores Independentes, perito contábil, auditor contábil CNAI e membro da Comissão de […]

Leia mais
Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA11, julho 2024

Advogada de JF é membro da Comissão Nacional de Direito Condominial da ABA

Silayne Viccini soma mais de duas décadas no ramo condominial e está à frente da Lázuli Condomínios e Síndicos Somando mais de […]

Leia mais