SINTEAC promove, no dia 25 de julho, o “Bate-papo com Síndicos”
01 jul | 4 minutos de leituraCom objetivo de levar conhecimento aos síndicos e administradores de condomínios, que atuam como responsáveis contratantes e fiscais de contrato, tendo em vista a terceirização dos serviços prestados nos condomínios, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Asseio e Conservação de Juiz de Fora (SINTEAC-JF) promove, no dia 25 de julho, o “Bate-Papo com Síndicos”. O evento, totalmente gratuito, será realizado às 18h30, no Serrano Hotel.
“Pretendemos abordar, junto ao nosso público-alvo, a legislação que rege nossa categoria, de modo que síndicos e administradores consigam fazer contratações e fiscalizações mais assertivas e, consequentemente, que o trabalhador não seja prejudicado”, destaca o presidente do SINTEAC, Sérgio Félix. Dessa forma, ele destaca a importância de se escolher uma boa conservadora, o que gera impactos diretos na gestão condominial.
Segundo Sérgio, a motivação para a realização do evento deve-se às constantes ocorrências de casos em que os condomínios sofreram sanções por indisciplina ou incompetência de empresas que deixaram de cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho, assim como a necessidade de se conhecer melhor os postos de serviços que fazem as contratações. “O ‘bate-papo’ é importante para se criar um networking, realizar troca de ideias e deixar o canal do sindicato sempre aberto.”
Sobre a possibilidade de realização, futuramente, de outros eventos como esse, o presidente do SINTEAC destaca que “a prestação de serviços em condomínios é um dos segmentos dos trabalhadores que o SINTEAC representa, portanto, em se tratando de representatividade dos trabalhadores, cremos que esse evento é uma grande ação voltada para tal representação. Esse deve ser o primeiro de próximos encontros.”
As inscrições para o “Bate-papo com Síndicos” são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do sindicato, (32) 3218-7127, e por meio da plataforma Sympla.
Confira e programação
- 18h30 – “Welcome Coffee”
- 19h – Abertura com o presidente do SINTEAC, Sérgio Félix | Palestra conduzida pelo coordenador jurídico do SINTEAC, Dr. Rodrigo Gabriel
- 20h – Palestra com o instrutor e especialista em Segurança Pública, Tenente Daniel Gonçalves Pereira
- 21h – Encerramento
Saiba o que esperar do Bate-Papo com Síndicos
“Os participantes podem esperar temas referentes à Responsabilidade Subsidiária do Condomínio, como saber se o que está pagando cobre a integralidade de salários, benefícios, FGTS, taxas sindicais e impostos; saber a situação trabalhista de cada empresa – não somente através de CNDT, mas também em volume de ações; consulta ao sindicato para se orientar sobre direitos e deveres do tomador de serviços e da prestadora de serviços; exigir certidão de regularidade na entidade sindical; observar a discrepância de valores entre uma proposta e outra, buscando observar todo o custo com a manutenção do trabalhador. Além disso, ter conhecimento de que o pagamento a uma empresa não idônea pode acarretar em custas vultuosas sobre o condomínio, como despesas trabalhistas, custas processuais e honorários advocatícios. Vamos destacar, ainda, a importância de uma advocacia preventiva olhando para o prisma de investimento e não do custo, a cautela com orientações de contadores e conhecimento básico sobre acordo e Convenção Coletiva de Trabalho.”
Palestrante Dr. Rodrigo Gabriel – coordenador jurídico do SINTEAC
“Pretendo relembrar, de forma breve, o Código Civil e a lei 10.406, que estabelece normas jurídicas para os síndicos. A partir de então, vamos destacar a importância de o síndico conhecer seus colaboradores. Isso porque, durante os cursos que ministro para agentes de portaria, esses profissionais me reportam sobre a ausência do síndico para resolver determinadas questões no condomínio. Por vezes, o colaborador sabe resolver, mas não tem aval do síndico, não tem autonomia. Outro ponto a ser abordado diz respeito à importância de o síndico conhecer toda a estrutura do local onde atua, a fim de que exerça melhor sua função. Minha intenção é incentivar que síndicos passem a pensar conforme o porteiro. Muitas vezes, ele está no topo da pirâmide e se acostuma a pensar em coisas muito grandes, considerando que já tem quem cuide de coisas mais simples. A função de síndico requer muito tempo e conhecimento, mas, por vezes, ele não se atenta ao básico. Além disso, vamos destacar a importância de o síndico entender as diferenças entre os tipos de condomínios e ter acesso às novas tecnologias de segurança disponíveis no mercado.”
Palestrante Daniel Gonçalves Pereira – Especialista em Segurança Pública
SERVIÇO – Bate-papo com Síndicos
- Data: 25 de julho de 2024 (quinta-feira)
- Horário: 18h30 às 21h
- Local: Serrano Hotel – Rua Santa Rita 399, Centro, Juiz de Fora, MG
- Inscrições gratuitas: Sympla (clique aqui e acesse)
- Público-alvo: Síndicos, sub-síndicos, conselheiros, gestores condominiais e administradores de condomínios
- Informações: (32) 98839-0843
Saiba mais em @sindico.jf e @sinteacjf_e_regiao
Fonte: Equipe Síndico JF