Tecnologia, conforto e economia

28 out | 1 minuto de leitura

ESCRITO POR: Henrique Junior
Empresário, administrador de empresas e especialista em tecnologia, gestão empresarial e finanças


No artigo anterior, falamos sobre a questão da Tecnologia X Modernidade. Hoje, vamos começar pelo básico: energia elétrica. A eletricidade é essencial em nossas vidas, em casa, no trabalho e no lazer. Ela é onipresente, seja por meio de pilhas, baterias ou tomadas.

Como é insumo dos equipamentos, seu uso cresce exponencialmente, assim como os custos. Para se ter uma ideia, o site do Jornal GGM estima que o consumo de energia elétrica cresce 4% ao ano no Brasil. Atualmente, o valor está em 555 Terawatt-hora (TWh).

Em seu livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Harari traz uma reflexão bastante pertinente: “com frequência, pensamos que é impossível desenvolver novas tecnologias sem pesquisa científica, e que há pouco sentido na pesquisa se ela não resultar em novas tecnologias”.

A tecnologia, principalmente quando aplicada a condomínios, deve ser feita de forma eficiente, com o objetivo de gerar conforto, economia e segurança. Esta visão é um excelente ponto de partida para a tomada de decisão de onde investir. E quais tecnologias disponíveis hoje com esta finalidade? Suprir os condomínios com uma fonte de energia alternativa e limpa, como a solar, se encaixa perfeitamente na visão.

Embora o custo de implantação de um sistema de energia solar seja elevado, ao longo do tempo, este investimento não só se paga, como também gera o tão desejado ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento). Uma boa alternativa para quem não quer se ver às voltas com obras e os transtornos que ela causa, mas ainda assim obter descontos vantajosos na conta, é assinar energia elétrica. Isto mesmo, contratar energia elétrica por assinatura.

Sem obras, sem equipamentos, sem manutenção, passando pelo crivo da visão, a energia fotovoltaica gera conforto ao manter equipamentos em pleno funcionamento, economia com a redução nos valores das contas e, em tempos de home office, a segurança de concluir as atividades profissionais. Sem contar que também é a garantia do lazer.

Nós próximos artigos, vamos conversar sobre os equipamentos e seus benefícios ou resultados.


Conteúdo Repostado | Alteração de fachada17, maio 2022

Conteúdo Repostado | Alteração de fachada

ESCRITO POR: José Maria Consultor de empresas voltado para área de Recursos Humanos e Consultor na área de Administração de Condomínios O […]

Leia mais
Locação por temporada em condomínios e a vigência da MP 1.108/202223, abril 2022

Locação por temporada em condomínios e a vigência da MP 1.108/2022

ESCRITO POR: Cristiano Oliveira Advogado condominial, membro do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios – GEAC do CRA/SP As locações por […]

Leia mais
IPTU, IPVA, escola, taxa de condomínio: como planejar os gastos de início de ano?25, fevereiro 2022

IPTU, IPVA, escola, taxa de condomínio: como planejar os gastos de início de ano?

ESCRITO POR: Cristiano Magri Graduado em Administração e pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria na FGV, sócio-diretor da Ativa Cobrança Início de ano […]

Leia mais